Futuro

Adriano nega ida ao MDB e discute disputa em outro cargo

Parlamentar ratificou a O Estado a posição de permanência por enquanto na presidência do PV

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Parlamentar discute internamente o seu futuro
Parlamentar discute internamente o seu futuro (Adriano Sarney)

O deputado estadual e um dos atuais membros da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), Adriano Sarney (PV) afastou por enquanto as especulações de mudança partidária e migração para o MDB. O parlamentar garantiu a permanência no PV, sigla presidida por ele no âmbito estadual e disse a O Estado que somente tratará de eleições no ano que vem.

Adriano, apesar de afastar os debates acerca do próximo pleito, afirmou que está em discussão com o grupo político ao qual pertence sobre seu futuro. “Estou discutindo com o grupo a disputa em outro cargo”, afirmou.

Neste contexto, o principal fator é a pretensão da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) de disputar uma vaga na Câmara, em Brasília. Adriano Sarney, antes da exposição da ex-gestora do Estado de buscar uma vaga no Parlamento, chegou a conversar de forma preliminar sobre um projeto de candidatura para o Legislativo Federal. Mas já admitiu abrir mão do objetivo, caso o grupo confirme o nome de Roseana na corrida pela Câmara.

Sobre qual cargo disputará, Adriano antecipou que dificilmente sairá novamente como candidato no Legislativo Estadual. “Cumpro e cumprirei com minha missão como deputado estadual, cargo que o povo me deu a honra de ocupar. Tenho centenas de proposições aprovadas, já fiz parte da Mesa Diretora, das comissões importantes. Fui ainda líder de Bancada. Meu sentimento é de cumprir com o meu dever”, afirmou.

Em 2014, Adriano Sarney colocou o seu nome para a apreciação popular. Neste ano, foi eleito deputado estadual. Em seguida, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional em 2016.

O parlamentar ocupou ainda a Mesa Diretora entre 2017 e 2018 e foi Presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.

Em 2018, Adriano foi reeleito deputado estadual, registrando 50.679 votos, sendo o mais votado do Bloco que se coloca na frente oposta à bancada de apoio ao governador Flávio Dino (PSB).

No parlamento, ao longo dos dois mandatos, uma das pautas mais marcantes e defendidas pelo deputado foi a administração das contas previdenciárias pelo Governo do Maranhão. O deputado do PV, em várias oportunidades, não poupou críticas ao governador Flávio Dino acerca do tema.

Em 2020, Adriano lançou seu nome como candidato a prefeito da capital maranhense. No entanto, em 27 de setembro do ano passado, ele anunciou a desistência, por não “ter sido possível à época a sua presença nos debates”, com regras estabelecidas devido às medidas de restrição social necessárias em virtude do coronavírus.

À época, após a desistência, Adriano Sarney disse que não apoiaria nenhum outro nome colocado na disputa para a Prefeitura, o que ocorreu de fato. Segundo ele, o apoio ocorreu aos candidatos à uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O desafio de Adriano, caso permaneça no partido, é dar ainda mais musculatura à legenda e, de quebra, se viabilizar em uma possível outra disputa para cargo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.