Covid-19

Município quer completar duas doses na população até o fim do ano

Cerca de 3.000 pessoas ainda não retornaram para a segunda aplicação da vacina contra Covid-19; movimentação em postos de vacinação contínua baixa, mesmo com fechamento dos pontos da UEMA

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
No centro de vacinação no Multicenter Sebrae, a movimentação tem sido fraca
No centro de vacinação no Multicenter Sebrae, a movimentação tem sido fraca (vacina contra a covid)

São Luís – Com 798.017 pessoas vacinadas com a primeira dose de imunizante contra a Covid-19 no último sábado, 16, em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que a previsão é completar as duas doses em toda a população vacinável, ou seja, a partir dos 12 anos, é até o fim deste ano. Ao todo, 690.312 pessoas chegaram a receber a segunda dose, ou dose única, até este final de semana.

Contudo, apesar do planejamento, a movimentação para a aplicação da segunda dose é fraca nos postos de vacinação. De acordo com funcionários do centro de vacinação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a procura maior tem sido de idosos pela dose de reforço, mas ainda sim está sendo menor do que o esperado. “Está baixa a procura, e não é só pela segunda dose. É pela primeira e pela terceira também. Por incrível que pareça, os idosos têm sido os que mais comparecem aqui. Até achávamos que com o fechamento dos postos de vacinação e drive-thru da UEMA, haveria uma maior movimentação, mas segue do mesmo jeito”, contou o funcionário que não quis ser identificado.

Segundo a Semus, até o momento, cerca de 3 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. Como uma forma de evitar que pessoas faltem à segunda dose, a Prefeitura anunciou que tem antecipado o calendário de aplicação de segundas doses agendadas até 31 de outubro. “A Semus ressalta a importância de se concluir o ciclo vacinal contra a Covid, cuja vacinação segue normalmente em todos os pontos da Prefeitura de São Luís”, diz a secretaria em nota.

Além de São Luís, no Maranhão, em Pernambuco, essa meta é esperada para novembro, segundo a Secretaria da Saúde. As pastas dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins também trabalham com a previsão de conclusão da imunização dos adultos até dezembro. Entre as capitais, Manaus (AM) e São Luís (MA) calculam o fim da vacinação deste público ainda em outubro, e Belo Horizonte (MG) indica esse prazo para meados de novembro.

Fechamento de pontos
Foram desativados, nesta segunda-feira (18), o Centro de Vacinação e o Drive-Thru da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA - Cidade Operária). A decisão foi tomada por causa do retorno das aulas presenciais na instituição. A Prefeitura de São Luís confirmou a desativação em comunicado neste domingo (17).

Os demais centros de vacinação continuam a funcionar no Multicenter Sebrae (Cohafuma), Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus do Bacanga), IFMA - Maracanã (zona rural da capital) e UNDB (Renascença). Há ainda os Drive-thru instalados no Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha/Maranhão Novo), UFMA (Campus do Bacanga) e Universidade CEUMA (Renascença). O horário de funcionamento é das 8h às 18h.

A 2ª dose será aplicada em todos os que estão agendados para receber até 31 de outubro. Os que receberão AstraZeneca e Pfizer podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação da capital. Já os que vão tomar dose da CoronaVac devem se dirigir somente ao Centro de Vacinação do Sebrae (Cohafuma).
Também prossegue a repescagem geral para aplicação da 1ª dose em crianças e adolescentes com 12 anos ou mais (com cadastro prévio no site www.saoluis.ma.gov.br/vacinacaosaoluis). O público dos 12 aos 17 anos deve estar acompanhado de pais ou responsáveis.
Em São Luís, a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.