Artigo

Meus cinco livros

Antônio Augusto Ribeiro Brandão *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Dizem que na vida temos três coisas importantes a fazer: ser pai, plantar uma árvore e escrever um livro. Missão cumprida.

Meus livros estão em bibliotecas da França, Espanha e Portugal e foram lançados no Brasil e no exterior, em São Luís, São Paulo, Paris, Lyon e Coimbra-Portugal.

“Fortes Laços”, editado em 2007 pela Fundação Municipal de Cultura e lançado na 1ª Feira do Livro de São Luís, contém artigos e crônicas sobre o cotidiano das cidades e das pessoas que as habitam; foi doado às bibliotecas Pierre Monbeig, do Instituto de Altos Estudos para América Latina - IHEAL, da Universidade de Paris, e às Universidades de Salamanca e de Coimbra.

“Crônicas de 400 anos/Chroniques de 400 ans”, editado em 2012 pela Editora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ EDUFMA e lançado no Palácio Cristo Rei, contém textos em homenagem aos 400 anos de fundação da Cidade, aos franceses fundadores e aos portugueses, colonizadores; foi lançado no IHEAL, em Paris, na Université Lumière e seu Instituto da Língua Portuguesa, em Lyon, e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

“Desafios à Teoria econômica/Challenges to the economic theory”, editado em 2015 também pela UFMA/EDUFMA e lançado na Academia Maranhense de Letras e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Esse livro aborda causas e efeitos da crise das hipotecas nos Estados Unidos, resgata a história do pensamento econômico e projeta cenários, além de conter textos pertinentes.

“Economia – Textos selecionados”, editado em 2019, pela Viegas Editora e lançado na Associação Maranhense de Escritores Independentes – AMEI. Contém textos sobre a conjuntura econômica brasileira e internacional, em função de uma coletânea de artigos publicados na imprensa de São Luís.

Esses quatro Livros também estão nas bibliotecas da Academia Caxiense de Letras, Academia Ludovicense de Letras e Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política, às quais tenho a honra de pertencer.

“Biografia” – do autor pelo autor -, editado pela Viegas Editora, encontra-se em campanha de pré-venda na Livraria AMEI e será oficialmente lançado em sessão virtual no dia 9 de novembro próximo, em Live que será produzida e Link distribuído, contém cinco capítulos: Vivências, Romances, Vida profissional, Viagens e uma Galeria de fotos.


* Economista. Membro Honorário da ALL e da ACL, e fundador da AMCJSP. Filiado ao IWA e ao ELOS Literários


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.