Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Coluna PH)

Camarão e diálogos
A Rede Sustentabilidade foi o primeiro partido a sentar com o pré-candidato ao governo do Maranhão, Felipe Camarão (PT), que iniciou rodada de diálogos com legendas alinhadas do campo político progressista com vistas a parcerias para as eleições de 2022.


Membros da executiva
estadual da Rede se reuniram ontem com Camarão e membros do Partido dos Trabalhadores. A tônica da conversa foi o futuro do Maranhão a partir das eleições do ano que vem.
Felipe Camarão comentou que as duas legendas possuem posicionamentos políticos que favorecem uma parceria forte para 2022, visando uma frente progressista forte.
“Agora, o próximo passo seria uma conversa mais direta com os diretórios dos dois partidos para alinhar essa possível parceria”, se anima o pré-candidato.

Estilo de vida
O estilo de vida do brasileiro piorou durante a pandemia. Pelo menos é o que mostra pesquisa de universidades federais mineiras.
O estudo foi iniciado cinco meses após o início das medidas de distanciamento social.
Os resultados da primeira etapa foram publicados em artigo nas revistas Public Health Nutrition e na Frontiers in Nutrition.
A pesquisa foi realizada em conjunto pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelas universidades federais de Lavras, Ouro Preto e Viçosa.

Estilo de vida 2
Em relação às refeições, diminuiu a frequência de realização de café da manhã, lanche e almoço.
Por outro lado, aumentou a realização de lanches noturnos e outras refeições além das tradicionais.
Os hábitos alimentares também pioraram, com aumento de consumo de pães, farináceos, refeições instantâneas e fast food.
O consumo de frutas e vegetais, por sua vez, caiu.

Hipnose
O maranhense Cayro Léda entrou para a história do RankBrasil-2020 por memorizar 52 cartas de um baralho em quatro minutos e 20 segundos.
Natural de Caxias, o hipnotista se apaixonou pelo mundo da magia desde criança.
Alguns anos depois, durante o curso na faculdade de Engenharia de Produção, ele viajou para os Estados Unidos e começou a exercer a profissão de mágico.
Ele domina três tipos de hipnose, entre eles, a de entretenimento, que consiste em shows de palco, apenas como brincadeira. Há, também, a clínica, que ajuda no lado emocional e traz benefícios à saúde.
Por fim, a auto-hipnose, técnica capaz de aumentar o nível de concentração, combater vícios e enfrentar traumas.

DE RELANCE


Ocupação hoteleira
A Prefeitura de São Luís, por meio da Análise Mercadológica feita pela Secretaria Municipal de Turismo, apontou que a taxa de ocupação hoteleira chegou a 60% na região de praia durante o período entre 9 e 12 de outubro. Em relação aos hotéis de toda São Luís, a taxa chegou a 58%. A pesquisa levou em consideração hotéis que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se os bairros do Calhau e Ponta do Farol, ambos localizados na área de praias da cidade.


Crítica de Aluísio
O deputado federal e ex-secretário de Segurança do Maranhão Aluísio Mendes criticou, nas redes sociais, a saída temporária que beneficia apenados nos presídios em todo o Brasil. Ele entende que as leis precisam ser melhoradas para que as saídas temporárias sigam acontecendo e lembrou que quem quiser ter o direito de passar datas importantes ao lado da família, não poderia cometer crimes. O parlamentar ainda destacou que os noticiários dos próximos dias comprovarão o equívoco desse benefício e reafirmou seu posicionamento contrário às saídas temporárias.


Reajustes salariais
Com a proximidade do fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia, ao menos 14 governadores projetam recomposições inflacionárias ou aumentos reais para 2022, ano eleitoral. Parte deles já aprovou projetos que miram determinadas categorias, com destaque para professores e policiais.


Reajustes salariais...2
Em 2022, 17 governadores poderão tentar a reeleição. Dois deles ao menos já declararam não ter interesse – os tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), que disputam entre si a vaga de presidenciável do PSDB. Ambos não preveem aumentos. Entre os demais, nove já anunciaram planos ou debatem a possibilidade, como Wilson Lima (PSC), do Amazonas, que planeja fazer o anúncio no Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro.

O Brasileiro em Cena
O documentário inédito “Migliaccio, o Brasileiro em Cena”, sobre a trajetória do ator, diretor, produtor, desenhista e dramaturgo Flávio Migliaccio, chega ao Canal Brasil na sexta, dia 15, às 19h10. Flávio era um dos atores mais carismáticos e queridos do país e o filme refaz seus passos e conduz o público pela história, em uma conversa descontraída e ao mesmo tempo profunda sobre sua visão da arte como ofício. “Migliaccio, o Brasileiro em Cena” é dirigido por João Mariano e reúne lembranças divertidas resgatadas pelo ator com seu humor particular e único. Praticante de diferentes expressões artísticas, Flávio Migliaccio é abordado através de intervenções visuais variadas para encadear a narrativa além das entrevistas e imagens de arquivo.


Dia Nacional da Leitura
No primeiro trimestre de 2021, as vendas de tablets no Brasil atingiram 1,026 milhão de unidades, um aumento de 52,3% em relação ao mesmo período de 2020. Quase 10 milhões de brasileiros já estão matriculadas no ensino via internet. Especialistas em educação e tecnologia, acreditam que a leitura e o aprendizado online são irreversíveis. Ontem, foi comemorado o dia nacional da leitura no Brasil, mas não se viu nenhuma referência à data no Maranhão.

Dia Nacional da Leitura...2
Ao que parece há um novo perfil de leitores que cresce no país: os leitores digitais. A pandemia aqueceu a venda de tablets e dispositivos móveis em todo o mundo. Estudo recente mostra alta de mais de 50% na venda de aparelhos no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Os efeitos da pandemia também foram sentidos no aumento do número de matrículas para estudo totalmente ou parcialmente online em todo o mundo. Nos EUA, mais de seis milhões de americanos já optam pela forma online de aprender. No Brasil, dados do último Censo do Inep mostram que mais de 9.374.647 estudantes estão matriculados em modalidade de estudo virtual no país.

Dia Nacional da Leitura...3
“A maneira como as pessoas leem e estudam está mudando rapidamente. Há mais leitores em ambiente digital com tablets e celulares, que leitores de livros físicos impressos. Registramos o maior número de matrículas na modalidade virtual do que nunca. As pessoas estão identificando os benefícios de ler e estudar online. A internet já rompeu com todas as fronteiras para a leitura e educação", afirma o especialista que é diretor da Universidade americana online

Ambra University.
Para escrever na pedra:
“O mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê”. De Humberto Eco, escritor e filósofo italiano.

DE RELANCE

Não está fácil encher o tanque com gasolina comum em lugar nenhum do Brasil, mas há um município do Maranhão que sofre mais com a alta no preço do produto: São Luís.

Segundo o mais recente levantamento, o preço médio pago pelos são-luisenses por um litro de gasolina é um dos mais elevados do país.

Vale ressaltar que a pesquisa contempla apenas em parte os reflexos do último aumento anunciado pela Petrobras, aplicado no sábado, e nem sempre envolve a totalidade dos postos.

Até setembro deste ano, considerando o acumulado nos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, a gasolina já subiu 39,6% no Brasil.

Amigos do PH que foram participar da Oktoberfest, em Blumenau (SC) garantem ter encontrado um evento diferente: com máscara e passaporte vacinal. Até os grupos de danças típicas aderiram à máscara e deram o exemplo.

Neste ano, a Oktoberfest está menor, mais cuidadosa e marcada pela alegria do reencontro. As novidades começam já na aquisição dos ingressos: para desestimular aglomerações, a organização decidiu priorizar a venda pela internet.

Nesta primeira edição presencial após o auge da pandemia, o ingresso vem com QRcode (código digital de acesso) e termo de compromisso, incluindo 12 itens.

Entre eles, está a exigência de vacinação contra a covid-19, o uso obrigatório de equipamento de proteção individual e a proibição expressa à “degustação de produtos em pé ou caminhando”, para garantir que as pessoas permaneçam nos locais indicados, com distanciamento social.

Todos esses cuidados não tiraram o brilho do evento. As limitações acabaram por trazer de volta os velhos tempos, com a maioria dos frequentadores formada por moradores locais, saudosos da confraternização.

Muitas figuras de destaque da vida social de São Luís trocaram esta Capital no feriadão pelos encantos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Foram vistos circulando entre Barreirinhas e Atins, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com a família, Nilson e Flávia Ferraz, Gisele e Rogério Rondon, entre outros.

Amaro Santana Leite e Ana Lucia foram vistos com Teresa Martins no bistrô “Casa Almendra”, onde pontificava Maria Elvira Fecury com a filha Elvira Cristina e um grupo de parentes e amigos. Mais Fátima e Alberto Marcos Filho.

Também na Casa Almendra, elogiavam o buffet executivo proposto por Lina Gaioso e sua equipe, o advogado Gustavo Sauaia com sua bela Priscilla Frazão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.