Cuidados

Conheça dicas simples para manter sua saúde auditiva em dia

Medidas simples no dia a dia podem prevenir danos à audição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O uso prolongado de fones de ouvidos é considerado danoso
O uso prolongado de fones de ouvidos é considerado danoso (Mulher de fones de ouvido)

Rio de Janeiro - Você já percebeu que a orelha tem relação direta com o cérebro, o coração e os músculos do rosto? Não é apenas uma ligação física, mas também emocional. Escutar faz bem, mexe com as emoções. Quem escuta bem sorri mais, se relaciona melhor com as pessoas, se sente mais disposto, é mais feliz! Não tem preço que pague poder escutar aquela música favorita; as primeiras palavras de um filho ou neto; o gol do time do coração.

No entanto, o excesso de barulho no dia a dia, além de hábitos ruins adquiridos ao longo da vida - como som alto em aparelhos eletrônicos -, vêm contribuindo para que a perda de audição ocorra cada vez mais cedo. Por isso, aos primeiros sinais de dificuldades para ouvir, procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo. A audição perdida não volta, mas na maioria dos casos, é possível resgatar os sons da vida com tratamento, por meio da adaptação de aparelhos auditivos.

"O diagnóstico precoce, baseado em exames como o de audiometria, e seguido de um tratamento imediato, auxilia no tratamento da perda auditiva. Além disso, quando a perda auditiva é tratada precocemente, a adaptação às próteses auditivas é mais efetiva e o indivíduo pode participar das atividades do dia a dia com mais tranquilidade e naturalidade", explica a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia da Telex Soluções Auditivas.

Consequências da perda auditiva:

Se você tem um amigo ou familiar mais calado, isolado em um ambiente social, com a aparência entristecida, fique atento porque esse comportamento arredio pode ser consequência de problemas auditivos.

"Por não conseguir entender o que as pessoas ao redor estão falando, a pessoa prefere, muitas vezes, se afastar e, assim, evitar constrangimentos para ele e para os outros. Além do isolamento social, o quadro pode evoluir para depressão, falha na memória, declínio cognitivo, quedas e ocasionar até aumento na incidência de hospitalizações. A perda de audição é um dos mais incapacitantes distúrbios de comunicação humana", adverte a fonoaudióloga da Telex.

Dicas para cuidar da saúde auditiva:

Medidas simples no dia a dia podem prevenir danos à audição.

· Cuidado com o som alto no carro. O volume em excesso, em ambientes fechados, não se propaga e pode causar prejuízos ao sistema auditivo.

· Controle o volume da TV e de aparelhos sonoros dentro de casa. Cuidado! Não permita que suas orelhas se acostumem ao som alto.

· Se usar fones de ouvido, tente manter o volume médio, com o qual possa conversar mesmo ouvindo música.

· Sempre que possível, descanse sua audição em um lugar silencioso por pelo menos 1 hora.

· Limpe corretamente suas orelhas com uso de uma toalha . As hastes flexíveis de algodão não podem ser inseridas dentro da orelha.

· Evite ambientes com ruídos excessivos. Caso isso não seja possível, use protetores auriculares ou diminua o tempo de exposição nesses locais.

· Atenção à doenças como as otites. Qualquer sensação incômoda, dor ou zumbido, procure logo um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo especialista em audiologia.

Quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo - uma cada quatro pessoas - viverão com algum grau de perda auditiva até 2050, alerta o primeiro "Relatório Mundial sobre a Audição" da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil tem, atualmente, 2,2 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.