Comportamento

Beleza de crianças maranhenses conquista o mundo

Participando de concursos de beleza, elas ganham além de títulos e faixas, diversão, conhecimento, e vão desenvolvendo características que as acompanharão para a vida toda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Dandara Melo, de 4 anos, Miss Baby Brasil Latina Internacional 2021, com a faixa
Dandara Melo, de 4 anos, Miss Baby Brasil Latina Internacional 2021, com a faixa

São Luís - Muitas crianças maranhenses estão dando show de beleza fora do estado e até do país. Participando de concursos de beleza, elas ganham além de títulos e faixas, diversão, conhecimento, e vão desenvolvendo características que as acompanharão para a vida toda, como ser mais comunicativa e também vivenciar com mais tranquilidade tanto as vitórias quanto os 'nãos' e os dias de perda.

Dandara Melo, de 4 anos, é uma dessas meninas super poderosas e belas. Com tão pouca idade, ela já acumula os títulos de Miss São Luís Baby 2021, Miss Maranhão Baby 2021 e Miss Baby Brasil Latina Internacional 2021, todos pela franquia da produtora Space de Porto Alegre (RS). Nesse momento, ela se prepara para seguir para a disputa da faixa internacional de sua categoria. Mas, apesar das disputas, tudo é encarado com muita leveza pela família, que garante todo o suporte e acompanhamento.

"Dandara se diverte muito. Na idade dela é assim mesmo, porque nem entende que é competição. No dia que ela não se divertir mais, não estiver mais feliz e mostrar desinteresse, não vai mais participar. E também vamos conciliando sempre as atividades dos concursos com as próprias da infância. Ela gosta muito de brincar", declara Daiany Melo, 37 anos, mãe de Dandara.

Dandara Melo, Miss Baby Brasil Latina Internacional 2021, com a mãe, o pai e o irmão
Dandara Melo, Miss Baby Brasil Latina Internacional 2021, com a mãe, o pai e o irmão

Daiany conta que, com a pandemia, Dandara ficou mais retraída e, agora, com a volta dos desfiles, a menina está mais participativa, interagindo melhor. "Essas atividades ajudam muito a criança. E é algo que ela sempre gostou, sempre fez pose para a câmera", atesta a mãe, elencando ainda que Dandara participa do projeto Casting Kids e também faz aulas de teatro em São Luís, onde mora.

"Vamos conciliando as atividades, encaixando tudo, para que fique leve para a Dandara", ressalta ela, que também é mãe de João Lucas, de 12 anos, e divide a agenda com o marido, Joelson Menezes, 36 anos. Segundo ela, não há retorno financeiro, apenas algumas permutas com empresas que trabalham com maquiagem, cabelo e roupas.

Aluna do Maternal, Dandara, que começou a desfilar com 2 anos e meio, hoje tem contas no Instagram e Tik Tok, para compartilhar as ações das parcerias. "É cansativo para nós, porque temos pouco apoio, mas é prazeroso ver a alegria de Dandara, porque a gente percebe que ela gosta de participar", observa.

Maria Clara Peterson, de 8 anos, Miss Brasil Popularidade e Mini Miss Brasil Mundial 2021/2022, com a faixa
Maria Clara Peterson, de 8 anos, Miss Brasil Popularidade e Mini Miss Brasil Mundial 2021/2022, com a faixa

Leveza

Maria Clara Peterson, de 8 anos, é de Imperatriz e é outro exemplo de beleza maranhense reconhecida. Ela tem as faixas de Miss Maranhão 2021-2022, Miss Brasil Popularidade 2021/2022 e Mini Miss Brasil Mundial 2021/2022. A família também se mobiliza para que a menina vivencie tudo com muita leveza.

"Organizamos tudo. Maria Clara adora brincar de boneca, andar de patins e, principalmente, brincar com as amigas", declara a mãe Lucileia Peterson, professora de.42 anos, que também divide as atividades com o marido, Peterson Felizardo Parreão de Freitas. A menina, que tem dois irmãos mais velhos, Henrique e Felipe, se prepara para a disputa do Mini Miss World, ano que vem, no Peru.

"Desde muito cedo, Maria Clara externava que esse era um sonho dela: desfilar, trabalhar como modelo, ser influencer. Então, estamos buscando realizar esse sonho, que é dela e hoje acabou virando nosso também", afirma a mãe.

Maria Clara Peterson, Mini Miss Brasil Mundial 2021/2022, com com a família
Maria Clara Peterson, Mini Miss Brasil Mundial 2021/2022, com com a família

E não faz muito tempo que a carreira começou. Ano passado, Maria Clara Peterson começou a desfilar para umas lojas de Imperatriz e, diante da aceitação, ela quer seguir nessa estrada. Hoje, tem contas no Instagram e Tik Tok e prepara um canal no YouTube. "É uma carreira em construção", resume Lucileia Peterson. Os planos são de reforçar a carreira de influencer, ainda incipiente hoje. A agenda tem muitos compromissos, como escola, ballet, desfiles, mas a mãe e toda a família se esforçam para que a menina siga com as experiências da infância.

"Converso muito com a Maria Clara, que também é coroinha há dois anos na igreja, e é bem preparada. Digo que o importante é participar, conhecer pessoas, fazer amizades e visitar lugares, e é isso que estamos fazendo", ressalva a mãe, que acompanha de perto todos os compromissos da menina.

Valentyna Lima, de 7 anos, em trabalho como modelo; ela ganhou títulos e hoje está afastada dos concursos por causa da pandemia
Valentyna Lima, de 7 anos, em trabalho como modelo; ela ganhou títulos e hoje está afastada dos concursos por causa da pandemia

Simpatia
Valentyna Lima, de 7 anos, é natural de São Luís e iniciou sua carreira como Mini Miss Paço do Lumiar 2018, participando do concurso de Miss e recebendo o título de Mini Miss Simpatia Maranhão 2018. Hoje, está afastada dos concursos por causa da pandemia, mas segue trabalhando como modelo e também de forma online.

É mini blogueira e membro VIP da revista Portal Trindade. A menina foi selecionada e participou em 2019 do MGT Encontro de Talentos do Brasil. Valentyna foi descoberta por sua professora de ballet, que lhe indicou o concurso de miss por sua postura e carisma. Um acerto. Logo no primeiro concurso, recebeu a faixa de Miss Simpatia.

"Investir no sonho de ser miss é investir na possibilidade de conhecer novos horizontes e que tudo que desejamos conquistar requer persistência e vontade", afirma Selma Lima, que é tia da mãe de Valentyna. As duas moram com Selma e o marido dela, Fernando Lima, desde que a miss nasceu.

Na visão dela, a participação nos concursos proporciona crescimento para as participantes. "A vida nos proporciona desafios e é preciso saber enfrentar", diz ela, que também acompanha Valentyna em todos os compromissos.

Valentyna Lima, de 7 anos, com a mãe e os tios
Valentyna Lima, de 7 anos, com a mãe e os tios


Representando os sonhos de uma vida

Andréa Costa, que organiza o Miss Maranhão Mundial e é representante do Mini Miss Brasil, realizado pela Produtora Space em Porto Alegre (RS), com direção de Cássio Pardo e Thiago Fagundes, conta que o evento é realizado há 10 anos e contempla cinco categorias, de 3 a 18 anos de idade: Baby, Mini, Infantil Preteen, Teen e Juvenil.

As maranhenses participaram em 2019, quando conquistaram cinco faixas e, agora, em 2021, foram mais seis faixas, incluindo a de Mini Miss Brasil 2021 para a imperatrizense Maria Clara Peterson. Nos concursos, o cuidado com as participantes vai além de maquiagem e figurino.

"Nós sempre ensinamos que o papel principal de uma miss é a filantropia. Hoje, o concurso de miss é beleza com propósito, e são várias etapas. Também temos o cuidados de não expor a criança e o adolescente. Não permitimos nada que descaracterizar a natureza deles", reforça a organizadora.

E ela complementa: "Muita criança já nasce com esse dom de querer ser modelo, artista, e pede para a mãe. E temos todo cuidado nesse tratamento. Não permitimos que sejam inscritas crianças quando a gente percebe que ela não gosta de participar", observa Andréa Costa.

Samily Martins é Miss Brasil Brasil Teen 2021/22
Samily Martins é Miss Brasil Brasil Teen 2021/22


Paixão
E nesse campo, há jovens que tinham esse desejo na infância, começaram um trabalho e seguem como miss. É o caso de Samilly Rocha, de 16 anos, que é apaixonada por esse universo, apesar de reconhecer que nem tudo são flores.

"Eu amo desfilar e fotografar, está nas passarelas é um sentimento de realização e gratidão, além disso amo realizar ações sociais, levar amor e alegria para aqueles que precisam, realizo desde pequena com minha mãe, mas como Miss comecei a minha própria ação. O que eu menos gosto é a falta de apoio do meu estado, infelizmente ainda é muito difícil", declara, que sonha seguir carreira e hoje mantém conta no Instagram. Anne Samily Martins é Miss Maranhão Teen 2020/2021, Miss Brasil Brasil Teen 2021/2022 e Miss Brasil Teen Simpatia 2021/2022.

Ela também afirma que dá para conciliar a vida dos concursos com as demais atividades. "Consigo sim. Sempre coloco os estudos em primeiro lugar em tudo o que faço. Graças a Deus, desde pequena, meus pais me deram todo apoio, e consigo me organizar totalmente", fala ela, que e estudante do Sesi e sempre é acompanhada pela mãe, a auxiliar administrativo Cássia Rocha, de 34 anos, e pelo pai, o eletricista Rubenilson Martins.

Emanuelly Guilhon é Miss Brasil Juvenil 2021/22
Emanuelly Guilhon é Miss Brasil Juvenil 2021/22

Sonho

Nesse mesma vibe está Silvia Soares, que acompanha a filha Emanuelly Guilhon, de 18 anos, em todas as atividades. A mãe conta que desde pequena a filha pedia para participar dos desfiles. Hoje, faz Artes Cênicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e segue com o mesmo sonho.

Emanuelly Guilhon tem no currículo os títulos de Miss Top Face Brasil Teen 2020, Miss Maranhão Juvenil 2020/21, Miss Brasil Juvenil 2021/22 e Miss Brasil Popularidade Juvenil 2021/22, todos pela franquia da produtora Space de Porto Alegre. Ela segue agora em busca da faixa Internacional.

"É um sonho realizado para ela conquistar o primeiro lugar. Agora, estamos confiantes que ela trará o título internacional para o Maranhão", declara a mãe, Silvia Soares, feliz com o desempenho da filha Emanuelly.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.