Cuidados

Fórmula da Juventude: 5 dicas que contribuem para o aumento do colágeno na pele

Especialista da Mahogany explica os principais cuidados para evitar o envelhecimento cutâneo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(beleza)


Homens e mulheres buscam por soluções para manter a pele sempre firme e saudável cada vez mais cedo. Isto porque após os 30 anos a produção de colágeno, que é responsável pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele, vai diminuindo conforme vamos envelhecendo. Algumas das características comuns da falta dessa proteína são flacidez, rugas, excesso de pele e linhas de expressão.

Embora o processo seja natural no corpo humano, alguns fatores podem auxiliar no seu retardamento. Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany , marca especializada em produzir e comercializar a mais completa linha de cosméticos de alto padrão do país, lista 5 hábitos que contribuem para o aumento do colágeno na pele. Confira:

Uso do protetor solar

A pele perde colágeno devido à influência de fatores externos, como a exposição prolongada ao sol. De acordo com o especialista o uso de protetor solar é fundamental para evitar o envelhecimento precoce. "Os raios solares ajudam na destruição das fibras de colágeno, deixando a pele mais fina e com poros dilatados. Outro problema é o aparecimento de manchas e, em casos mais graves, o câncer de pele. Por isso, é indispensável produtos que tenham fator de proteção solar pois eles protegem contra os raios UVA e UVB, que são nocivos à pele", afirma.

Hábitos saudáveis

Manter um estilo de vida saudável com a ingestão adequada de água, exercícios físicos regulares e evitar o uso de bebidas alcoólicas e o cigarro contribuem para uma pele em dia. "Uma rotina adequada com reposição de água regularmente auxilia o organismo a fornecer nutrientes essenciais para a pele, aumentando sua elasticidade, hidratação e brilho", comenta.

Alimentação equilibrada

Outro importante aliado no combate ao envelhecimento é a alimentação balanceada e saudável. Os nutrientes das proteínas de alta qualidade como carnes, ovos, laticínios, além dos legumes e verduras auxiliam na produção de aminoácidos, o que ocasiona a síntese de fibras colagenosas na pele. "Uma dieta equilibrada é importante, porque além de possibilitar o metabolismo cutâneo, proporciona diversos benefícios, como a prevenção de doenças. Alimentos que possuem vitamina C e vitaminas do complexo B são altamente recomendados", diz.

Uso de dermocosméticos

Dermocosméticos são produtos que proporcionam cuidados com a pele, tendo substâncias e ativos que funcionam em tratamentos dermatológicos. Entre eles a redução de flacidez, manchas e anti-idade. "Os dermocosméticos são fundamentais pois proporcionam a renovação celular. Eles estimulam e aumentam a produção de colágeno e fibroblastos, melhorando linhas de expressão e a flacidez da pele. Por isso, produtos que tenham na composição retinol, ácido hialurônico e glicólico, e antioxidantes podem ser benéficos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.