Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
EM VISITA, ontem, ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Conselheiro do CNJ, Bandeira de Mello, indicado pelo Senado Federal para o biênio que se iniciou em fevereiro de 2021, sendo recebido, entre outros, pelo desembargador maranhense Marcelo Buhatem, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros
EM VISITA, ontem, ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Conselheiro do CNJ, Bandeira de Mello, indicado pelo Senado Federal para o biênio que se iniciou em fevereiro de 2021, sendo recebido, entre outros, pelo desembargador maranhense Marcelo Buhatem, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros

Saúde em presídios
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei que trata da garantia do direito à saúde mental a todos aqueles que convivem em ambientes penitenciários mantidos pelo Estado do Maranhão.
Conforme a matéria, o reconhecimento do direito à saúde mental no ambiente penitenciário visa assegurar o bem-estar biopsicossocial dessas pessoas.
Abrange planejamento, execução, controle, fiscalização e avaliação de todas as atividades realizadas no ambiente penitenciário, de modo a possibilitar o pleno uso e gozo de potencial físico e mental de todos que convivem nos presídios.
O projeto propõe ações preventivas, que visem à adoção de práticas e técnicas para a manutenção da saúde mental daqueles que convivem no ambiente penitenciário, e assistência integral, destinada aos agentes penitenciários acometidos por transtornos mentais, visando à recuperação de sua saúde.

Prêmio Roberto Fernandes
A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão lançou, na última quarta-feira, o I Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes no ano de 2021.
O tema proposto é “A luta da Defensora Pública e do Defensor Público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de Covid-19 no Maranhão”, buscando trabalhos que tenham relação com a temática e que destaquem a atuação das defensoras e dos defensores públicos durante a pandemia.
As matérias devem ter sido veiculadas entre março de 2020 e julho de 2021.
O lançamento oficial do prêmio será no decorrer do mês de outubro, com inscrições indo até o dia 7 de novembro, pelo e-mail: premioadpemajornalismo@gmail.com

TV UFMA
Em comemoração ao aniversário de seis anos da TV UFMA, a emissora apresenta uma série de novidades: novas produções em sua grade de programação, lançamento do podcast do programa Sem Filtro e novo site institucional.
Além disso, o reitor Natalino Salgado assina convênio firmado com o canal Sesc TV, de São Paulo, um dos mais prestigiosos de caráter educativo-cultural do país.
Com isso, a partir deste mês, a TV da universidade passará a retransmitir a programação nacional do canal, além de suas produções locais.

TV UFMA...2
Com o lançamento do podcast do Sem Filtro, apresentado pela professora e jornalista Josie Bastos, o público poderá acompanhar, nas principais plataformas de streaming, o conteúdo em áudio do programa, que traz entrevistas com personalidades que se destacam pelo trabalho que desenvolvem no estado.
Já o novo site da TV UFMA agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas.
O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site, além de acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta.

DE RELANCE

De volta para o futuro
Antigamente, a ficção científica apostava em carros voadores, foguetes e outras engenhocas como meios para encurtar distâncias e aproximar as pessoas de seus interesses e necessidades. Erraram. Foram smartphones, tablets, notebooks e computadores que abriram acesso ao universo virtual e permitiram agilidade em contatos e soluções. Hoje é possível conquistar o mundo sem sair de casa. Com alguns cliques em aplicativos ou sites dá para resolver problemas, trabalhar, estudar, realizar sonhos.

De volta para o futuro...2
Ótimo exemplo, turbinado pela realidade que o ser humano enfrentou nos últimos meses de pandemia, são os benefícios do ensino a distância. A educação virtual mostrou que tem potencial para substituir com sucesso e vantagens a formação presencial. Especialmente em nível universitário, no qual muitos alunos precisam trabalhar e encaixar os estudos em suas rotinas. A universidade virtual oferece flexibilidade nos horários das aulas, na forma de estudar, reduz custos com deslocamento, muitas vezes com moradia e com alimentação e se encaixa com êxito na vida dos estudantes.

O mundo sem sair de casa
Tome nota: a MUST University (mustedu.com) é referência nesse novo caminho para formação universitária online. Trata-se de uma universidade norte-americana, sediada na Flórida (EUA), que oferece formação a distância em português para estudantes brasileiros (os cursos também são disponibilizados em inglês e em espanhol). A MUST permite a realização do sonho de estudar em uma universidade americana, desfrutando da qualidade do ensino superior dos Estados Unidos, sem que o estudante precise sair de sua casa no Brasil e enfrentar os temidos gastos em dólares.

Parceria com Eneva
Depois de quase dois anos só em eventos online devido à pandemia, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) realizou durante toda a última quarta-feira, na Casa da Indústria, seguindo todos os protocolos de segurança de combate a Covid-19, o Encontro de Negócios atendendo uma demanda da Eneva para cadastro de fornecedores. A ação organizada pelo PDF reuniu mais de 70 empresas que podem se tornar futuramente fornecedoras da Eneva.

Parceria com Eneva...2
A propósito: o Serviço Social da Indústria (Sesi) concluiu essa semana o curso de Alimentação Empreendedora no Pólo Agrícola Horticanaã, na comunidade da Pindoba, em Paço do Lumiar, numa parceria firmada com a Eneva. O curso cumpriu o objetivo de capacitar 17 alunas da comunidade que desenvolverem ao longo de 30h, as técnicas básicas de fabricação de alimentos com
variedade de produção, tendo como abordagem o empreendedorismo e a geração de renda, além de
cuidados de higiene e manipulação de alimentos.

Parceria com Eneva...3
Tem mais: além do certificado propriamente dito, as alunas formadas na capacitação também receberam para benefício de toda a comunidade local, um espaço-cozinha equipado e preparado para uso, produção e incentivo na economia da região, numa iniciativa da Eneva. A cozinha comunitária contou com todo o auxílio de montagem do Sesi e terá um suporte da consultoria nutricional do Sesi por um período de 6 meses.

Dia Municipal do Samba
O Bloco da Imprensa vai dar o seu grito de Carnaval no próximo dia 11, segunda-feira, às 20h, abrindo a celebração do Dia Municipal do Samba, comemorado em 12 de outubro. Grupos convidados participarão de uma grande roda de samba no Bar Butikin (rua da Estrela, 20 B, na Praia Grande, Centro histórico da capital). Durante a festa, a comissão organizadora apresentará o tema ‘Diversa Idade’, que vai animar o Bloco no Carnaval 2022. Vale lembrar que a casa atenderá todas as exigências sanitárias.

Dia Municipal do Samba...2
Projeto de lei do vereador Marcial Lima (Podemos), o Dia Municipal do Samba instituiu o dia 12 de outubro como data para homenagear um velho amigo deste Repórter PH: o sambista e compositor Cristóvão Alô Brasil – que foi um dos grandes entusiastas do samba no Maranhão – o ritmo e seus admiradores e colecionadores. A roda de samba será animada pelos grupos Espinha de Bacalhau, Sapuca e Samba da Tamarineira.

Para escrever na pedra:
“A arte existe porque a vida não basta”. Do poeta e critico de artes maranhense Ferreira Gullar.

TRIVIAL VARIADO

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, embarcou para Roma a fim de ver o Papa (literalmente) Francisco. Dizem em Brasília que como Bolsonaro já tem o apoio dos evangélicos, Lira está tentando abrir outros canais com o alto.

A banda Raiz Tribal, a dupla sertaneja Fernando e Franco e os grupos CDC e Os Parças, além do DJ Arsênio Filho, estão na programação deste domingo no Casarão Colonial, endereço mais musical do Centro Histórico de São Luís.

Em tempo: a programação no espaço começa cedo, por volta das 16h, mas também termina cedo, ou seja, à meia-noite, pontualmente.

O trade turístico da região dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, está confiante de que no feriadão do Dia da Criança vai dar tudo certo. O que anima é a notícia de que o município está há várias semanas sem nenhum caso ativo de Covid-19.

A fusão do DEM e o PSL terá, certamente, um ganho imediato para as duas siglas: mais dinheiro proveniente do fundo eleitoral. No entanto, a união não garante nada além disso.

No capítulo: o PSL, que surfou no antipetismo durante as eleições de 2018, saindo de 3 deputados para 58, precisa mostrar se, de fato, tem envergadura eleitoral ou se não passa de um partido de momento.

Ou seja: lançado para a oposição nas gestões petistas, o DEM viu seus quadros minguarem desde então. Vamos ver se a fusão é, realmente, uma jogada eleitoral acertada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.