Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
DONA CACILDA Bernardes de Albuquerque é a aniversariante desta quinta-feira. Ela está completando 95 anos mas adiou a comemoração para o dia 20, que é quando o seu filho Murilo, que mora no Rio de Janeiro, poderá vir participar da festa, junto com os irmãos Fernando, Ana Lúcia e Antonio, que moram aqui. A outra irmã, Vera, mora em São Paulo
DONA CACILDA Bernardes de Albuquerque é a aniversariante desta quinta-feira. Ela está completando 95 anos mas adiou a comemoração para o dia 20, que é quando o seu filho Murilo, que mora no Rio de Janeiro, poderá vir participar da festa, junto com os irmãos Fernando, Ana Lúcia e Antonio, que moram aqui. A outra irmã, Vera, mora em São Paulo

Encontro de corregedores
São Luís sediará o 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil, que debaterá o tema “Justiça 4.0 - A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”.
O evento acontecerá no período de 25 a 26 de novembro, no Hotel Blue Tree.
Nos dois dias do evento serão debatidos temas relacionados ao aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais, no âmbito da Justiça de 1º grau de jurisdição dos estados, e troca de experiências em torno de boas práticas adotadas pelas corregedorias do Poder Judiciário.
O encontro também se propõe a discutir diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, realizar estudos acerca do aprofundamento dos temas e questões relacionadas à atividade correcional, e debater problemas e propostas de solução destinadas à Corregedoria Nacional de Justiça, dentre outros assuntos.

Pauta extra
A jornalista maranhense Marinalva Freitas decidiu dar uma guinada na sua vida profissional ao enveredar pelo empreendedorismo no segmento de cosmética e bem-estar.
Há cerca de dois anos, assumiu a representação da Racco em São Luís, emprestando as suas habilidades em comunicação a essa jornada empreendedora.
Marinalva trocou as pautas do noticiário cotidiano por tratamentos cosméticos que valorizam a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, especialmente o público feminino.
Em tempo: ontem ela recebeu convidados para a inauguração de um quiosque de produtos da Racco no Golden Shopping, no Calhau, o primeiro com esse formato no Brasil, que a partir de hoje estará aberto ao público.

Madeira no governo
O ex-prefeito de Imperatriz e ex-deputado federal Sebastião Madeira agora integra a equipe do governo estadual como presidente da Companhia Maranhense de Gás.
Madeira é um dos maiores líderes da Região Tocantina.
Médico, ele foi deputado federal de 1995 a 2008, quando deixou o cargo para assumir a prefeitura de Imperatriz, permanecendo até 2016.

Exame de mamografia
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei de autoria do deputado Ciro Neto que institui as diretrizes para o Programa de Exame de Mamografia Móvel no Maranhão.
O objetivo é articular ações que visem ao aumento da cobertura desse exame em todo o estado e desenvolver ações coordenadas para garantir o fornecimento regular de mamografia às mulheres na faixa etária indicada para o rastreamento do câncer de mama, a cada dois anos.
O programa contemplará, prioritariamente, as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, nos municípios maranhenses que se encontrarem com os menores percentuais de realização de exames de mamografia, segundo o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde.

RE RELANCE

“Batidão” na Netflix
A Netflix Brasil divulgou lista de estreias para outubro e entre os destaques está o filme “Valentina”, que tem a música “Batidão”, de Enme, na trilha sonora. É a primeira vez que a música de uma artista maranhense chega a um dos maiores serviços de streaming de filmes e séries do mundo. Lançada em 2020, Batidão traz o regionalismo latente no som da rapper e drag queen Enme, junto ao pagodão baiano e tambores maranhenses com uma pegada eletrônica do pop nacional produzida por Noize Men e Sandoval Filho. Com direção de Jessica Lauane, o videoclipe da música já ganhou diversos prêmios em festivais de cinema nacional, além de seleções em festivais internacionais.

“Batidão” na Netflix 2
O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe, Márcia, para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família enfrenta problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. A produção tem estreia marcada para o dia 17 de outubro na Netflix.

Gestão de Pessoas
Em um ambiente de negócios caracterizado por mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, legais e, sobretudo, organizacionais, é necessário que os gestores assumam o papel de agentes de mudanças. Especialmente no sentido de descentralizar a administração de pessoas e adequá-la progressivamente às demandas de desenvolvimento da organização e às estratégias de transformação organizacional. É exatamente esse o foco do MBA em Gestão de Pessoas oferecido pela Faculdade de Negócios Faene, que, entre outras coisas, capacita profissionais para bem aplicar as modernas ferramentas de gestão estratégica de pessoas, extremamente necessárias para uma contínua eficácia organizacional e maior satisfação dos colaboradores.

Atividade física
A professora Denise Araújo, proprietária da Academia Viva Água, está repercutindo o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, uma iniciativa do Ministério da Saúde. O material foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (RS), que reuniu 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além do corpo técnico do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Atividade física...2
O processo de construção ocorreu por meio de criteriosa revisão da literatura científica, escutas a setores e instituições relacionados, especialistas, população e consulta pública. Esses processos reforçam o compromisso do Ministério da Saúde com a promoção da atividade física e com a melhoria das condições de saúde, garantindo que a população brasileira tenha acesso a um documento de qualidade.

Atividade física...3
Foi realizada vasta e criteriosa revisão da literatura científica a fim de buscar as melhores evidências sobre os benefícios da atividade física no escopo de cada um dos capítulos. Além disso, as Recomendações Globais de Atividade Física da Organização Mundial da Saúde publicadas em 2020 foram a base para a quantidade e volume da atividade física recomendada por ciclos de vida no Guia brasileiro.

Votação on-line
O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão comunicou que a votação das eleições de novembro deste ano, para o triênio 2022/2024, será realizada na modalidade on-line, em formato híbrido, ou seja, além da possibilidade de voto a distância, serão disponibilizadas cabines de votação com oferta de auxílio aos que necessitarem. Por ter sido demonstrada a segurança, transparência e democracia da modalidade, a maioria do plenário aprovou, em sessão extraordinária, o voto on-line, referendando a decisão já consolidada pelo Conselho Federal da OAB.

Empreendedorismo
No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado na última terça-feira, o Sebrae apresentou dados inéditos do empreendedorismo no Brasil. Dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% (em 2019), para 53% (em 2020). Os números fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Para escrever na pedra:
“Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos”. Do Pe. Antonio Vieira.

TRIVIAL VARIADO

Convite de Jader Almeida chegando para a inauguração, dia 13 de outubro, da flagship store jaderalmeida. Vai ser na Avesani, localizada no coração dos Jardins, no número 555 da Avenida Europa, em São Paulo.

A 13ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival será disponibilizada no canal oficial do festival no Youtube. E o primeiro deles será liberado hoje, às 20h. Trata-se da abertura do festival no último dia 7 de setembro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa.

Na programação de hoje, estrará a cantora, compositora e instrumentista Jane Duboc e o maestro Ogair Júnior. O duo fez uma belíssima homenagem ao hitmaker Burt Bacharach, criador de inúmeros sucessos mundiais.

Tome nota: Canela, na Serra gaúcha, prepara um evento de dar água na boca. De 22 de outubro a 9 de janeiro, o município vai sediar a primeira edição do Festival Gastronomia & Vinhos, com restaurantes locais e vinícolas.

Tem mais: em uma estrutura de 2 mil metros quadrados que será montada na praça João Corrêa, o público poderá curtir, sempre de quinta a domingo, dez estações gastronômicas comandadas por chefs da região.

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que altera a Lei da Improbidade Administrativa. Quinze anos depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) vedar a prática do nepotismo, o texto abre brecha para políticos contratarem seus próprios parentes em cargos públicos.

De acordo com o texto, um prefeito que nomear a própria mulher para trabalhar em um cargo de natureza política na prefeitura só será punido caso seja comprovado “dolo com finalidade ilícita”, ou seja, se for provado que a contratação teve como finalidade cometer irregularidades.

Em tempo: seis partidos foram contra a rejeição da emenda do Senado, que deixa claro a prática de nepotismo como improbidade administrativa (PSL, PSB, PDT, PSOL, Novo e Rede).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.