Relatório

Relator da reforma tributária no Senado apresenta parecer nesta terça

Senado e Câmara definiram estratégias diferentes para lidar com a questão tributária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Roberto Rocha será o relator da matéria no Senado)

BRASÍLIA - O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) anunciou que apresentará nesta terça-feira (5), às 16h30, durante a ordem do dia no plenário do Senado seu relatório para a PEC 110/2019, da reforma tributária. Em seguida, Rocha dará uma coletiva à imprensa.

Senado e Câmara definiram estratégias diferentes para lidar com a questão tributária. Enquanto a Câmara optou pela ideia de lidar de forma fatiada com o tema, o Senado abraçou uma proposta de reforma tributária mais ampla. Nessa linha, a Câmara aprovou há algumas semanas projeto que propõe mudanças no imposto de renda.

Esse projeto agora está em tramitação no Senado e o relator é o senador Ângelo Coronel (PSD-BA). Depois de passar pela Câmara, porém, o projeto sofreu diversas críticas do setor produtivo, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de estados e municípios.

Em contrapartida, a PEC 110, apesar da sua complexidade e de também ser alvo de críticas, avançou no Senado, com uma série de debates entre os setores. A PEC propõe a simplificação do modelo tributário, unificando impostos no Imposto de Valor Agregado (IVA), transforma o PIS/Cofins numa alíquota única e unifica ICMS e ISS, entre outras mudanças.

Informações do Congresso em Foco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.