Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
FORMATURA dos alunos do primeiro Curso de Especialização em Odontologia para Pacientes Especiais do Maranhão. A idealização e coordenação foi do Prof. Dr. Frederico Buhatem Medeiros para a instituição Pos-saude. Iniciado em 2019, contou com a equipe de professores formada por Ana Margarida Nunes, Monique Moucherek, Welligton Nunes e Levy Anderson
FORMATURA dos alunos do primeiro Curso de Especialização em Odontologia para Pacientes Especiais do Maranhão. A idealização e coordenação foi do Prof. Dr. Frederico Buhatem Medeiros para a instituição Pos-saude. Iniciado em 2019, contou com a equipe de professores formada por Ana Margarida Nunes, Monique Moucherek, Welligton Nunes e Levy Anderson

Porto São Luís
O Porto São Luís segue atuando para ser um indutor de desenvolvimento no Maranhão, começando pela região do seu entorno, a comunidade do Cajueiro e adjacências.
Essas áreas já foram beneficiadas com diversas ações promovidas pelo empreendimento, a exemplo do projeto capitaneado pelo Sinduscon-MA intitulado Comunidade Ativa, que foi realizado antes da pandemia com a oferta de atendimentos oftalmológicos entre outros benefícios ofertados.
Após uma pausa estratégica desse programa, agora o Gerente de Obras do Porto São Luís Thomaz Baker e a coordenadora Socioambiental Lívia Candice já articulam o seu retorno, para a oferta de mais benefícios sociais.

Porto São Luís...2
Eles estiveram reunidos com o presidente do Sinduscon-MA Fábio Nahuz para tratar da reativação do Comunidade Ativa, que tem como parceiros a Fiema, o Sesi, o Senai e o Sebrae-MA, também presentes nesse encontro.
A prioridade do Porto São Luís é empregar maranhenses, e preferencialmente pessoas da própria comunidade, nas diversas vagas de empregos que serão gerados quando a obrar iniciar.

Saneamento básico
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a Ex Ante Consultoria Econômica, divulgou o estudo “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Maranhão” visando mostrar os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a universalização do saneamento básico traria ao estado, que tem desafios enormes em relação a levar água tratada, coleta e tratamento de esgotos às famílias.
O estudo traz uma abordagem ampla dos ganhos que o estado teria de 2021 a 2040, prazo limite para a universalização desses serviços, de acordo com o novo Marco Legal do Saneamento, mas também num cenário de 35 anos, até 2055, prazo usual nos contratos de concessão do setor.
No estado, apenas 48,4% da população é atendida com abastecimento de água, enquanto somente 11,5% possuem coleta de esgoto em suas residências.

Incertezas
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e Confederação Nacional do Comércio (CNC) apresentou alta de 4,23% em setembro.
O avanço de 2,7 pontos do indicador na passagem mensal mostra gradativa melhora na perspectiva no consumo doméstico das famílias de São Luís.
Este é o quarto mês consecutivo de crescimento do índice que, em setembro, chega aos 66,5 pontos, maior nível em 2021.
Mesmo com a retomada gradual da economia, a intenção do consumo permanece pessimista (abaixo dos 100 pontos), indicando que as famílias são-luisenses ainda não vislumbram forte otimismo no cenário local. Aquelas com renda mensal de até 10 salários-mínimos sentem de maneira significativa a alta dos preços, acirrando o custo de vida doméstico, fator que impede uma projeção positiva mais acelerada.
Ressalta-se, no entanto, que, com a proximidade das datas sazonais de fim de ano, o índice de compras para o comércio tem tendência de melhora, incentivado, especialmente, pelo Dia das Crianças e o Natal.

DE RELANCE

O mundo fora do ar
Muita gente sentiu um vazio muito grande ontem. Motivo: os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar em diferentes partes do mundo. Os três apps, que pertencem ao conglomerado do Facebook, começaram a dar sinais de instabilidade à tarde, por volta do meio-dia. Ninguém conseguia enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook. Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Facebook confirmou que a queda era global.

O mundo fora do ar...2
O blecaute atingiu tanto os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. Quem tentasse acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e o Instagram pelo navegador encontrava uma tela de página fora do ar. Foi uma prova de que ninguém consegue mais viver sem esses aplicativos, principalmente porque a grande maioria das empresas precisam deles para se comunicar com seus clientes, idem os colaboradores, que precisam interagir.

O mundo fora do ar...3
Quem atua no ramo de mídias digitais ficou de braços cruzados, pois não havia o que fazer a não ser esperar o sistema normalizar. A queda geral veio na mesma semana em que o Facebook foi alvo de uma série de acusações, incluindo a de ter negligenciado um estudo interno que mostrou que o Instagram é “tóxico” para jovens e a de ter dado passe livre para alguns perfis ignorarem as regras da rede social.

Desempenho de Edivaldo
O deputado federal Edilázio Júnior, presidente estadual do PSD, comemorou o desempenho do pré-candidato a governador do partido, Edivaldo Holanda Júnior, na pesquisa Escutec/O Estado, divulgada no fim de semana. O parlamentar destacou o fato de o ex-prefeito de São Luís aparecer em segundo lugar no cenário sem a ex-governadora Roseana Sarney: o mais provável, por sinal.


Improbidade administrativa
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu parte da Lei de Improbidade Administrativa. Com a mudança, somente atos graves de agentes públicos poderão provocar a perda de direitos políticos, como a proibição de candidatar-se em eleições e de assumir determinados cargos públicos. Mendes atendeu a pedido do PSB. De acordo com o partido, a retirada de direitos políticos configura uma punição excessiva que deveria ser aplicada apenas quando a improbidade for dolosa (intencional), com o objetivo comprovado de enriquecer ilegalmente e lesar os cofres públicos.


Sistema inteligente
O prefeito Eduardo Braide lançou o programa “Onda Verde”, ação para agilizar o trânsito nas principais avenidas e melhorar a mobilidade urbana em São Luís. A ação está sendo executada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, inicialmente no trecho entre o Elevado da Cohama e a Ponte do São Francisco e na Avenida Daniel de La Touche. Por meio do sistema inteligente, todos os semáforos serão sincronizados para abrirem ao mesmo tempo. Com isso, os condutores poderão chegar ao seu destino, em média, 30% e 50% mais rápido.

A arte de Marina
Está em cartaz no Tropical Shopping a “Arte Inclusiva” de Marina Moraes Gondim, uma jovem doce e especial de 38 anos com muita aptidão para pintura – e foi em nome dessa arte que ela começou a participar em 1996 da oficina de arte no setor de paralisia cerebral do Sarah Kubitschek e depois disto já fez muitas exposições individuais e coletivas, bem como esteve em bazares e feiras. A partir das limitações que a vida lhe impôs, com seu trabalho artístico Marina passou a inspirar outras vidas! A sua pintura figurativa, abstrata, com reileitura de pintores famosos é solta, aberta, muito leve e bastante colorida. A Expoarte de Marina fica em cartaz no Tropical Shopping – área aberta – até o dia 9 de outubro


Vara de Interdição
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, presidiram o ato de instalação da 2ª Vara de Interdição, Sucessões e Alvarás do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha, no Fórum Desembargador Sarney Costa. A nova unidade do Poder Judiciário estadual ajudará a desafogar a única vara então existente da categoria na Capital, que conta com um acervo de 4.200 processos. A instalação da nova unidade, diga-se de passagem, era uma promessa de Lourival Serejo.

Para escrever na pedra:
“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo”. De Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

Mesmo diante dos desafios vivenciados pelo mercado nos últimos dois anos, a Gentil Negócios, empresa especializada em gestão de franquias e varejo, manteve sua política de investimentos em 2021 e, agora, amplia sua atuação no mercado maranhense inaugurando um ponto de venda inédito no Norte e Nordeste: a pop up sustentável do Boticário.

Tem mais: a estrutura da nova loja veio direto do Parque Ibirapuera, em São Paulo, para Santa Inês e foi fabricada com cerca de 3 toneladas de plástico reciclado, considerando paredes e piso, ou seja, uma verdadeira prova de consciência, respeito e orgulho por aquela que é uma das mais importantes cidades do Maranhão.

A propósito: a abertura do novo equipamento faz parte de um movimento permanente de ações feitas pela Gentil Negócios, empresa franqueada do Boticário em São Luís e oeste maranhense.
Em tempo: esta ampliação segue um planejamento importante para a rede, que está sendo posto em prática apesar do momento que atravessa o país, acreditando na retomada da economia, com todo o cuidado e atenção que o momento exige.

O presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro participou do V Fórum Nacional do Comércio, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em Brasília, reunindo lideranças do varejo nacional e autoridades políticas do Executivo e Legislativo.

O deputado estadual Zé Inácio retornou ao seu cargo na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele estava afastado por ordem médica. Em seu lugar havia assumido o deputado suplente Luiz Henrique Lula.

Entre os projetos de Zé Inácio neste seu retorno está o PL que trata da violência contra crianças e adolescentes. Há, ainda, aqueles que visam combater a violência contra mulheres, garantir direitos dos animais, preservar o meio ambiente, na área da educação, dentre outros.

Os preços estão nas alturas. Nem o tradicional feijão com arroz tem escapado da alta de preços. Na região metropolitana de São Luís, o avanço acumulado em 12 meses é, inclusive, superior à média brasileira. A tendência, com o recente aumento do diesel, infelizmente, é piorar.

Já está à venda a autobiografia do economista e escritor Antônio Augusto Ribeiro Brandão. O livro, saído do prelo recentemente, editado pela Viegas (ligada à AMEI), contém 229 páginas e é dividido em 5 capítulos ou partes: Vivências, Romances, Vida profissional, Viagens e Galeria de fotos.

No assunto: a obra de Antônio Brandão foi prefaciada por Daniel Blume, presidente da ALL, e comentários nas ‘orelhas’ por Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.