Fique atento

Uso incorreto do celular pode impactar a coluna vertebral

Além de comprometer a postura, uso incorreto pode trazer sérios problemas à saúde, a médio e longo prazo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (uso celular)

São Luís - O Brasil é o país onde as pessoas mais passam tempo em aplicativos de celular em todo o mundo. Dados do relatório do App Annie Intelligence observados durante o segundo semestre de 2021 apontam que os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia olhando o smartphone. O uso incorreto desse equipamento pode comprometer a boa postura de uma pessoa e ao longo do tempo, até mesmo a coluna vertebral.

A fisioterapeuta Marlla Souza, explica que a cabeça humana, com a cervical na posição neutra, costuma gerar um vetor de força resistida pelos músculos extensores na ordem de 4,5 a 5 kg. Porém, o uso de aparelhos tecnológicos como smartphones e tablets é usualmente feito fora da posição neutra, com o complexo cabeça-pescoço em flexão. À medida em que o grau de flexão aumenta, o vetor de força que deve ser suportado pelos músculos cervicais chega a quintuplicar (12kg para 15°, 18kg para 30° e 27kg para 60°), respectivamente.

“O uso incorreto do celular pode trazer consequências como má postura, gerando um peso extra de 27 quilos sobre a coluna, que leva a compressão das vértebras e gera a famosa hérnia de disco. Outros sintomas comuns são dores na região do pescoço, formigamento, cefaleias e limitação de movimentos”, explica.

De acordo com a fisioterapeuta é necessário mudar alguns hábitos diários, seja em casa ou no ambiente de trabalho, pois essas mudanças podem fazer toda a diferença na saúde da coluna vertebral. “Ter atenção com a postura na hora de utilizar o celular e outros aparelhos, não ficando com o pescoço encurvado. Se for possível usar o celular também de forma racional”, orienta.

A especialista destaca que para assistir às aulas, vídeos e filmes, o ideal é o posicionamento do aparelho a uma altura que permita a permanência da cabeça e pescoço a 0° de flexão. A sugestão é recorrer para tripés, travesseiros, almofadas, ou quaisquer recursos disponíveis que permitam o bom posicionamento do aparelho e a manutenção de uma boa postura ao longo do uso.

Para auxiliar as pessoas a mudarem os hábitos e cuidarem melhor da postura, a professora preparou algumas dicas:

  • Evite debruçar-se sobre sua mesa de trabalho;
  • Tente manter uma rotina de exercícios físicos para fortalecer seus músculos;
  • Sempre que possível, vale a pena alongar a musculatura do pescoço;
  • Evite cadeiras muito macias e dê preferência para as que possuem encosto;
  • Encostos para estabilização da coluna lombar podem ser bons aliados no trabalho ou no carro;
  • Escolha um colchão que mantenha sua coluna ereta;
  • O travesseiro deve manter a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna.
  • Se utilizar muito aplicativo de mensagens no trabalho, experimente instalá-lo no seu computador com o monitor na altura dos olhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.