Atividades

Parque Botânico de São Luís reabre para visitação nesta segunda, dia 4

Espaço volta a funcionar após avanço da vacinação na capital, com visitas agendadas e adotando medidas sanitárias preventivas em função da Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (Parque botânico)

São Luís- O Parque Botânico Vale em São Luís vai reabrir as portas a partir do próximo dia 4, às 8h. O retorno das atividades presenciais se adequa à nova realidade mundial e segue todas as normas de prevenção à Covid-19. A reabertura do espaço de lazer ocorre após o avanço da vacinação na capital maranhense, mas com visitas previamente agendadas.

Os grupos devem ter, no máximo, 10 pessoas. Assim como as visitações, as reservas de espaços (auditório e salas) também deverão ser agendadas e estão com restrição de público. O auditório vai receber até 50 pessoas e as salas de treinamento até 20 pessoas. O agendamento pode ser feito a partir desta segunda-feira, das 8h às 16h, pelo telefone 3272 7702.

Outras medidas adotadas para garantir a segurança dos visitantes será a aferição de temperatura, disponibilização de álcool e gel pelas áreas do Parque, controle de entrada na portaria e nos espaços de visitação, além de espaços restritos respeitando o distanciamento adequado. O uso de máscara é obrigatório.

Cactário
O Parque Botânico inaugura nesta segunda-feira um novo espaço de conhecimento e preservação da natureza: o cactário, que terá exposição de diversas espécies de cactos e suculentas do Brasil. Cactos são plantas que se especializaram ao longo do tempo em resistir à falta de água, economizando-a. Geralmente é encontrado em terras secas e apresenta características, como: afilia, espinhos, caule fotossintetizante e suculento.

Além de ser mais uma atração para os visitantes, o local irá proporcionar produção, conservação e enriquecimento da coleção e novas pesquisas e ensaios sobre composição ideal de substratos para as espécies. Além disso, será possível estruturar um banco de dados com informações sobre localização e condições de cultivo dos cactos.

Mês das Crianças
“A Festa das Cores” é o tema da programação do Dia das Crianças no Parque, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 e conta com oficinas (de carimbo em mochilinhas, pantufas personalizadas, pintura em tela, entre outras) e contação de histórias. A programação, que tem como foco o público infantil, vai ser presencial e virtual.
Sobre o Parque
Inaugurado há 13 anos, o Parque Botânico da capital maranhense está localizado na área Itaqui-Bacanga, situado no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, uma área verde de 100 hectares, o que equivale a 100 campos de futebol.

É um museu vivo, trabalhando valores multiculturais e diversidade de fauna e flora. Foi criado com destinação de realizar educação ambiental, lazer, práticas de exercícios físicos e um contato mais próximo com a natureza. Abriga espécies de fauna e flora, como pau-marfim, pequi, angelim e sumaúma, além de macaco-capijuba, bicho preguiça, tamanduá-mirim e borboleta azul.

Na entrada do Parque há um orquidário, o primeiro aberto para visitação de São Luís. Possui cerca de 30 espécies e abriga coleções de vários biomas brasileiros, como Catasetum, Galeandra e Epidendrum Nocturnum. Conta também com Viveiro de Mudas e um Vagão do Conhecimento, destinado à educação ambiental, criado para fortalecer o hábito da leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.