Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM e a atriz Lilia Cabral
Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM e a atriz Lilia Cabral

Fórum da Mulher Empresária

Foi coroado de sucesso o 19º Fórum da Mulher Empresária.
O evento promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), que é presidida pelo empresário Cristiano Barroso Fernandes, superou todas as expectativas de seus realizadores.
A edição de 2021, organizada pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) teve como tema principal “O poder transformador da cultura” e contou com a participação especial da atriz global Lilia Cabral, que até semana passada estava em São Luís gravando sua participação no filme Arcanos.
No longa, Lilia interpreta Fátima, uma taróloga que deixa Copacabana, no Rio de Janeiro, para uma aventura em busca de seu passado aqui Maranhão. Aqui, ela participou de um talk show no evento contando um pouco mais sobre sua carreira artística e sobre empreendorismo .
O Fórum da Mulher Empresária contou com exposições de produtos de grandes marcas e também premiou, com o Troféu Mulher Notável, as seguintes personalidades:
na Categoria Arte e Cultura, D. Maria Frassineti de Paula Barros Sardinha, artista plástica, idealizadora de diversas ações sociais; na Categoria Empresarial, Lívia Viana, proprietária das Óticas Carol; na Categoria Social, Carolina Raíssa de Menezes Araújo Costa, vice-presidente da Associação Somos Todos Mariana; e na Categoria Poder Público, Esmênia Miranda, professora formada em Geografia e História e Mestre em História, policial militar e vice-prefeita de São Luís.

Home Care
Em São Luís está funcionando a todo vapor Mais Home Care, sob o comando de Danielle Almeida Lopes, fisioterapeuta, formada no Rio, com cursos no Brasil e USA, 18 anos de Brasília, onde casou com um maranhense.
A Assistência Domiciliar, ou homecare, contribui com a desospitalização e é uma alternativa para desafogar o sistema de saúde que enfrenta carência de leitos e maior risco de contaminação por coronavírus e outras patologias.
Além de fornecer muito mais conforto para o paciente, a assistência domiciliar também pode oferecer a atenção personalizada para cada paciente.

Casa própria
Ao completar 15 anos de existência, o SINFA-MA, sindicato do qual sou sócio honorário, festeja a aquisição da casa própria.
A sede, instalada em modernas e funcionais instalações, já funciona informalmente no atendimento aos associados.
A inauguração oficial está prevista para novembro, mês em que comemoram o dia da categoria.
À frente da celebração o presidente Diego Sampaio.

Audiência Pública
Será realizada no próximo dia 6, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa, a Audiência Pública para discutir a manutenção das barreiras zoofitossanitárias, operadas pela AGED.
A iniciativa parlamentar foi adotada para interromper a extinção, em andamento, das unidades de fiscalização ao trânsito irregular de animais, vegetais e defensivos agrícolas.
A intenção é evitar que gêneros portadores de praga e doenças ameace a saúde pública e a segurança alimentar.

Reconhecimento
A cada dia o nome de Kaio Saraiva para a presidência da OAB/MA se concretiza.
Após reunir mais de 1.300 advogados em evento de lançamento de pré-campanha, contar com a presença dos 16 (de um total de 17) presidentes de Subseções da Ordem e com a representatividade do Conselho Estadual e Federal, ele segue em crescimento, dialogando e passando segurança de que as conquistas serão preservadas, fazendo mais diante dos desafios que diariamente aparecem.
Kaio Saraiva, juntamente com a advocacia, construíram mais de cem propostas distribuídas em oito eixos. O pré-candidato tem agenda para apresentar as propostas com a advocacia criminalista, sênior, jovem advocacia, a mulher advogada e profissionais de Paço do Lumiar.

DE RELANCE

Prêmio Nacional de Inovação
O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estenderam o prazo de inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, considerado a mais importante inciativa de reconhecimento e estímulo à prática da inovação no país. Com isso, as empresas interessadas em participar têm agora até o dia 16 de novembro para se inscreverem. As informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Prêmio.

Prêmio Nacional de Inovação...2
O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização do Sebrae e CNI e se destina às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta ainda com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação.

Prêmio Nacional de Inovação...3
No assunto: as empresas que desejarem se inscrever nessa categoria devem responder um questionário adicional. Além desses grupos, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.

Prêmio Nacional de Inovação...4
Em tempo: a avaliação dos trabalhos inscritos será feita entre os dias 22 de novembro e 11 de janeiro de 2022. A 1ª banca de juízes acontece no dia 15 de janeiro de 2022 e a 2ª banca está prevista para a segunda quinzena de fevereiro do próximo ano e a cerimônia de entrega da premiação acontece no dia 8 de março. Vale lembrar que o Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio.

Uma grande perda
A sociedade maranhense sofreu ontem um duro golpe por conta do falecimento do empresário Joy Trinta, figura muita querida de minha geração e da minha melhor e mais antiga relação de amizades nesta Capital. Joy é irmão da empresária de peças de antiquário, Lil Trinta, e pai de Warwick Trinta, um dos chefs de cuisine mais premiados desta cidade, dono do bistrô Alameda Trinta.

A turma do nem nem
E na briga entre Bolsonaro e Lula, tem espaço para a terceira via? A resposta, óbvia: claro que tem, ou sempre tem. A questão é colar. A turma do nem nem, a que alguns passaram a chamar assim porque não quer nem um e nem o outro, representa aí, segundo as últimas pesquisas, em torno de 15%. Parece pouco, mas nem tanto. A questão é que as opções postas são muitas, e se Bolsonaro e Lula fazem a polarização, os demais configuram a pulverização.

A turma do nem nem...2
Os nomes postos são Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), senadora do Mato Grosso do Sul, Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Senado, e Henrique Mandetta, deputado, ambos do DEM, mais o apresentador Luis Datena, que é do PSL, em vias de fusão com o DEM, e Sérgio Moro, sem partido.Ciro Gomes, que já disputou em 2018 e ficou em terceiro lugar, até agora é o terceiro em todas as pesquisas, mas patina em torno dos 10%. Joga para chegar em março com no mínimo 15%.

IEL e estagiários
O crescimento do número de jovens estagiários em condição de enfrentamento de angústia, caracterizada por ansiedade e depressão, levou o Instituto Euvaldo Lodi a promover uma série de videoconferências com a participação de psicólogos. O trabalho visa preservar a saúde mental dos jovens diante das dificuldades próprias da idade, agravadas pela pandemia. O conteúdo permanece disponível no canal do youtube do IEL, permitindo-se revisar alguma informação e reconhecer as situações nas quais o desamparo pode gerar uma maior inquietação.

Para escrever na pedra:
“O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza”. De Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro.

TRIVIAL VARIADO

Murilo Albuquerque já está de passagem comprada para vir rever São Luís e os muitos amigos que aqui possui. Chega no dia 6 para participar no dia 7 da comemoração dos 95 anos de sua mãe, Dona Cacilda Bernardes Albuquerque.

O vereador André Jardins está movimentando empresários, políticos e figuras do mundo cultural para o lançamento, dia 5 de novembro, dos meus livros em minha cidade natal, Presidente Dutra. Depois contarei mais detalhes.

Aliás, Presidente Dutra vai realizar uma grande festa no dia 9 de outubro para celebrar os bem-vividos 80 anos de Maria Onilde Gomes Freitas, filha do saudoso líder político daquela região, Honorato Gomes de Gouveia.

Na programação, missa em ação de graças na Igreja de São Sebastião, seguida de recepção na Fazenda Santa Maria. Muitos parentes e amigos de São Luís estão se movimentando para prestigiar o acontecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.