Artes plásticas

Beleza das embarcações em aquarela

Artista plástico José Jorge Leite Soares abre, hoje, a exposição "Embarcações", na Galeria de Arte Fast Frame, no Renascença II

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
José Jorge Leite Soares vai apresentar exposição na Galeria FastFrame
José Jorge Leite Soares vai apresentar exposição na Galeria FastFrame (José Jorge )

São Luís - O artista plástico Zé Jorge Leite Soares abre hoje, às 19h, na Galeria FastFrame, no Renascença II, a exposição “Embarcações”, que permanecerá em cartaz naquele novo espaço dedicado à arte maranhense até 16 de outubro. São 24 obras em aquarela, produzidas pelo autor durante a pandemia do novo coronavírus.

A exposição, segundo José Jorge Soares, é um registro poético de embarcações de mar, lagos e rios. “Com ênfase em suas tonalidades, cores vivas de suas velas e em seu movimento em contato com as águas. É um trabalho artístico que muito me ajudou a enfrentar o período difícil da pandemia, onde todos nós procuramos algo para fazer e muitos recorreram à arte”, disse o artista.

José Jorge dedica-se à pintura há vários anos e chegou a expor, há três décadas, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol, quando apresentou trabalhos em óleo sobre tela, destacando o folclore maranhense, com enfoque no bumba meu boi. Desta vez, no entanto, ele se aproxima da costa maranhense para chamar a atenção para a beleza da paisagem, com temática relacionada à navegação.

De acordo com o artista, assim como escrever é a arte de juntar as palavras para expressar um pensamento, na pintura busca-se, também, revelar um sentimento. “A emoção ao admirar uma obra de arte fica por conta do espectador. Procurei expressar o que sinto por meio dos pinceis e utilizando a técnica da aquarela, em que os pigmentos são dissolvidos em água. As embarcações maranhenses são peculiares e bastante interessantes”, frisou José Jorge Soares.

De acordo com ele, o novo espaço de arte, que é a Galeria FastFrame, os mesmos proprietários da loja FastFrame, localizada também no Renascença II, será inaugurado nesta mesma data. Logo, a exposição de José Jorge será a primeira contemplada. “É uma honra para mim ser o primeiro artista a expor no espaço, que será de suma importância para todos aqueles artistas que quiserem dar visibilidade às suas obras”, destacou José Jorge.

Natural do município de Pinheiro, o engenheiro José Jorge Leite Soares é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ele é ex-deputado estadual e ex-cônsul honorário da França em São Luís. É, também, escritor e ex-diretor de Assuntos Institucionais da Cemar.

Serviço

O quê

Exposição “Embarcações”

Quando

De hoje até o dia 16 de outubro

Onde

Galeria FastFrame, no Renascença II, em frente ao McDonald’s

Exposição José Jorge

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.