Júri popular

Autor de homicídio de publicitário é condenado a 16 anos

Julgamento de Raimundo Diniz, que matou a tiros o publicitário Diogo Costa ocorreu ontem, no Fórum

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Réu Raimundo Diniz é interrogado pelo juiz Ribamar Heluy Júnior
Réu Raimundo Diniz é interrogado pelo juiz Ribamar Heluy Júnior (réu)

São Luís - Raimundo Cláudio Diniz, conhecido como Vando ou Louro, acusado de matar o publicitário Diogo Adriano Costa Campos, no dia 16 de junho de 2020, por volta das 11h30, na Lagoa da Jansen, foi condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado e cumprirá pena de 16 anos e seis meses. A condenação foi anunciada ontem pelo juiz titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri, José Ribamar Goulart Heluy Júnior, em julgamento realizado ontem, 29, no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Ele já havia sido julgado e condenado a 12 anos e seis meses de reclusão, em junho de 2021, por roubo e receptação do carro usado no dia do assassinato do publicitário.

Das 10 testemunhas arroladas (defesa e acusação) foram ouvidas seis. Foram dispensadas duas (compareceram ao júri, mas foram dispensadas de depor) e outras duas não compareceram. Das seis ouvidas, cinco foram arroladas pelo Ministério Público e uma pela defesa.

Durante seu interrogatório, o réu chorou e pediu desculpas aos familiares de Diogo Costa, dizendo ser um homem trabalhador e que sua profissão é de técnico em radiologia.

Raimundo Cláudio Diniz foi denunciado pelo Ministério Público pela suposta prática do crime de homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que reduziu a possibilidade de defesa da vítima. De acordo com a denúncia, o acusado matou o publicitário com um disparo de arma de fogo. Conforme depoimento de uma testemunha que conhece o réu há mais de 10 anos, ele trabalhava como técnico radiologista e depois como motorista.

Na época do crime e de sua prisão, Raimundo Cláudio Diniz declarou à polícia que estava dirigindo o veículo e outros dois homens conhecidos como Gordo e Koreano estavam no banco de trás e que ao trafegar por uma rua próxima à Lagoa da Jansen observou um automóvel branco saindo de uma vez da garagem de um prédio, tendo que desviar o veículo que conduzia, para não bater. Disse que continuou seguindo e quando já estava para entrar na Avenida da Lagoa foi trancado pelo carro da vítima, tendo, segundo ele, sido ofendido pelo publicitário, e pegou o revólver calibre 38, que estava com Gordo, e efetuou um disparo contra a vítima, e se retirou do local.

Outra ação
No sistema de consulta processual do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) consta outra ação penal, na 2ª Vara Criminal de São Luís (processo nº 6365-19.2020.8.10.0001), contra Raimundo Cláudio Diniz, pelos crimes de receptação e roubo, praticados, por volta das 15h30 do dia 13 de junho de 2020, contra um motorista de aplicativo, na Avenida Litorânea (Calhau). Ele já foi julgado e condenado a 12 anos e 6 meses de reclusão por esses crimes.

Consta nesse processo da 2ª Vara Criminal que o acusado e o seu comparsa conhecido como Koreano assaltaram o motorista de aplicativo e levaram o carro e um aparelho celular. Com o veículo roubado (Fiat Argo vermelho), eles praticariam outros assaltos, quando ocorreu a discussão de trânsito e consequente assassinato do publicitário Diogo Adriano Costa Campos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.