Estado Maior

Elevou o tom

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Incomodado com as críticas que tem recebido em relação ao aumento da extrema pobreza no estado apontada pelo IBGE, e também pela cobrança elevada do ICMS sobre combustíveis no estado, o governador Flávio Dino (PSB) reagiu ontem em tom ríspido.

Ele utilizou o seu perfil em rede social para compartilhar a decisão da Petrobras de reajuste no preço do Diesel no país. E afirmou que diante do atual cenário, aparecerá um “bandido” para culpar o Governo do Estado pela elevação do preço nos postos de combustíveis.

“E então vai aparecer algum bandido para inventar que ‘a culpa é do governador’”, escreveu, ao compartilhar notícia sobre o tema.

O tom mais áspero e agressivo de Dino, sobretudo no que diz respeito a esse tema, não é algo isolado. No início do mês de setembro, por exemplo, ele chamou de “criminosos” aqueles que abordaram o aumento da alíquota do ICMS sobre combustíveis no estado nos últimos anos.

“Criminosos estão espalhando que eu autorizei aumento de alíquota de imposto sobre gasolina no Maranhão. Isso é mentira. Coisa de bandidos. Problema de preço de combustíveis é nacional”, afirmou na ocasião.

A postura do chefe do Executivo mostra incômodo e impaciência diante das críticas. Não muito distante de como caminha o presidente da República, tão criticado pelo próprio governador.

Homenagem

A Câmara Municipal de São Luís analisa projeto de que lei que propõe homenagear o ex-vereador Batista Matos com o nome em praça pública.

A matéria, que tramita na CCJ da Casa, é de autoria da vereadora Silvana Noely (PTB) e direciona a homenagem a logradouro público situado no bairro Alemanha.

A proposta é que o espaço de lazer passe a se chamar “Praça da Família João Batista Matos”.

Reconhecimento

Na justificativa, a parlamentar lembrou da trajetória de Batista Matos na política. Ele morreu, vítima da Covid-19, no mês de março desse ano, aos 46 anos.

Batista nasceu em São Luís, no dia 15 de janeiro de 1975. Frequentou escolas públicas e formou-se em Rádio e TV pela UFMA.

Atuou em O Estado e também na rádio Mirante AM. Era casado com a arquiteta Liana Ramalho e deixou dois filhos: Samuel e Daniel.

Mais uma
A desembargadora Angela Salazar, do TRE-MA, determinou ao senador Weverton Rocha a exclusão de suas redes sociais de publicações caracterizadas como propaganda eleitoral antecipada.

A decisão também atinge o deputado federal André Fufuca (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

Esta é a segunda decisão do tipo contra Weverton Rocha. No dia 1º de setembro, o juiz eleitoral Luis Fernando Filho também havia determinado a exclusão de propaganda antecipada do pedetista.

Rebateu

O vereador Ribeiro Neto (PMN) rebateu, na sessão de ontem na Câmara Municipal, críticas do deputado estadual Duarte Júnior contra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

Na semana passada, Duarte havia apontado falhas do setor de Educação de São Luís.

Ribeiro Neto afirmou que os mais graves problemas na Educação foram herdados da gestão anterior e disse que o atual comando trabalha para reabrir todas as escolas municipais.

Expansão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), anunciou a expansão no alcance de sinal da TV Assembleia no estado.

A partir de agora, segundo o chefe do Legislativo, todo município maranhense que tiver mais de 40 mil habitantes, receberá o sinal aberto do canal institucional da Casa.

Ele lembrou que atualmente boa parte dos cidadãos maranhenses tem acesso às sessões por meio de canal fechado. Com o investimento, o acesso será expandido para municípios em TV aberta.

Patrimônio imaterial

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária de ontem (28), em primeiro turno, Projeto de Lei que declara patrimônio imaterial do estado a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”.

A canção, que se tornou símbolo do São João no estado, é de autoria de Humberto de Maracanã.

O projeto de lei foi proposto pelo deputado Luís Henrique Lula da Silva (PT) e ainda precisará tramitar em segundo turno na Casa.

DE OLHO

33 é o número de cidades maranhenses que terão acesso, em TV aberta e ao vivo, às sessões plenárias da Assembleia Legislativa.

E Mais...

• O ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Governo do Estado, Edivaldo Holanda Júnior, começou a trabalhar na montagem das chapas do PSD para a disputa de 2022.

• O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, pré-candidato ao Governo, incomodou núcleo do Palácio dos Leões ao tratar do aumento da extrema pobreza no estado.

• A pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado, que será divulgada no próximo fim de semana, vai movimentar o cenário político para a sucessão do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.