Garantia

Diretoria boliviana tenta dar respaldo ao trabalho do técnico Surian

De acordo com o presidente do clube, Sérgio Frota, em entrevista ao programa Mirante Esporte, da Rádio Mirante AM, o problema está no elenco

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Treinador comanda o time desde o início da Série B
Treinador comanda o time desde o início da Série B (Surian )

A diretoria do Sampaio Corrêa tenta, nas últimas horas, dar respaldo e usa o discurso de continuidade no trabalho do técnico do time, Felipe Surian. De acordo com o presidente do clube, Sérgio Frota, em entrevista ao programa Mirante Esporte, da Rádio Mirante AM, o problema está no elenco. Ele falou em “mandar embora” alguns jogadores, sem citar nomes.

Para o mandatário tricolor, que bancou inicialmente o nome do técnico – até então desconhecido no cenário nacional e apenas com o registro de um bom trabalho na Portuguesa Carioca – apesar de divergências de pensamento com o atual comandante, o Sampaio está fazendo a campanha possível. “O Sampaio não está entre os quatro melhores desta Série B. Se você for pensar bem, ainda tem um Vasco em crescimento e outras equipes. O Maranhão tem uma das rendas per capita mais baixas do país, então você faz o futebol sem muito dinheiro, usando a criatividade”, afirmou.

Questionado, Sérgio Frota voltou a endossar o discurso de que o time maranhense merece uma posição intermediária na tabela. Apesar da fala mais realista, ele voltou a frisar a necessidade de mobilização para, quem sabe, uma recuperação na reta final e um possível acesso, que ficou bem mais difícil. “Claro que penso em acesso. Mas aí você fala de um Botafogo, que consegue cinco empresários e junta dinheiro. Aqui não conto com isso”, disse.

Quando perguntado sobre reforços, Frota disse que por enquanto nenhum jogador chegará. O último foi o lateral-esquerdo Alisson, que chega por empréstimo, após passagem vitoriosa em 2018. Já o técnico Surian disse que não precisa de reforços e falou sobre a possibilidade de empréstimos, citando por exemplo a situação do volante Mauro Silva, que está com uma lesão no joelho. “Reforços creio que não precisa, mas talvez trocas. Não gosto desta situação de mandar embora. Vou conversar com o presidente Sérgio [Frota] sobre este quadro”, disse.

Dentro de campo

Nas quatro linhas, o Sampaio tem apenas hoje (29) para finalizar a preparação para a partida contra o Remo (PA). Surian deve fazer mudanças na defesa e é aguardada a escalação do zagueiro Paulo Sérgio, no lugar do criticado Éder Lima. Paulo deve fazer a dupla com Allan Godói, que substituirá a Joécio, suspenso após tomar cartão vermelho contra o Botafogo (RJ).

O técnico Felipe Surian ainda tem dúvidas quanto ao esquema tático, ou seja, se joga no 4-4-2 ou com três atacantes. Caso a primeira opção seja escolhida, a dúvida é sobre quem será o articulador. Se escolher os três atacantes, o setor deverá ser formado por Jean Silva, Pimentinha e Ciel.

Pelo que informou o técnico boliviano, a tendência é de um meio-campo mais povoado, faltando definir apenas o organizador da equipe.

Melhorar

O Sampaio precisa, antes de sonhar com G-4 já que, para isso, precisa ter um rendimento mínimo de 8 vitórias nas próximas 12 partidas, se afastar de uma zona próxima do rebaixamento e melhorar o seu percentual de aproveitamento de pontos. O Estado informou, em sua edição de ontem (27), que a “Bolívia Querida” apresenta um rendimento abaixo da crítica neste segundo turno de Campeonato Brasileiro da Série B. Dos 21 pontos disputados nas sete partidas desta etapa da competição, o Sampaio somou apenas seis, com aproveitamento de apenas 28%.

O percentual, considerando a campanha como um todo é o mesmo de equipes que, neste momento, estão na zona de rebaixamento do torneio.

Pontuando apenas o segundo turno, o Sampaio somente tem mais pontos do que quatro equipes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.