Reconhecimento

Batista Matos pode ser homenageado com nome em praça pública em São Luís

Proposta é da vereadora Silvana Noely e direciona homenagem a uma praça situada no bairro da Alemanha, onde Batista Matos residia e investia em projetos sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Batista Matos)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís encaminhou o Projeto de Lei nº 205/21, de autoria da vereadora Silvana Noely (PTB), que nomeia como ‘Praça da Família João Batista Matos’ o logradouro público do bairro Alemanha, em homenagem ao ex-vereador Batista Matos, que morreu em março deste ano, por complicações da Covid-19. O projeto está em tramitação na Comissão de Justiça e será votado no plenário da Câmara.

Segundo a parlamentar, trata-se de justa e merecida homenagem à memória do ex-parlamentar João Batista Matos, o qual pode ser descrito como um grande lutador e defensor da comunidade Alemanha. Sua precoce morte no dia 31 de março de 2021, aos 46 anos de idade, por complicações da Covid-19, foi profundamente sentida e lamentada por diversos ludovicenses.

Silvana Noely destacou também os projetos sociais que foram realizados por Batista Matos. “É oportuno mencionar algumas de suas conquistas, dentre elas estão: criação de bibliotecas comunitárias, reestruturação de escolas e o esforço para que a água chegasse às casas de centenas de moradores da Alemanha. Batista conquistou inúmeros benefícios para a região, como a chegada da 2° Companhia da Polícia Militar e a implantação de um telecentro de informática em parceria com o Conselho Cultural, Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Senac/Sesi”, afirmou.

Com a efetivação do projeto, Batista proporcionou a muitos jovens e adolescentes um futuro com melhores possibilidades. Muitos já se formaram nos cursos de capacitação, como informática e auxiliar administrativo.

“Batista obteve êxito em diversas melhorias, inclusive a reforma da mencionada praça, objeto da presente homenagem propositura, foi uma obra realizada em virtude do seu esforço. Tal benfeitoria foi uma grande vitória, haja vista que não foi construído apenas um local de bate-bola, mas estabelecido um espaço onde crianças, jovens e adultos interagem opor meio do esporte da cultura e do estudo”, relembrou a vereadora em sua justificativa.

Trajetória

João Batista Matos nasceu em São Luís no dia 15 de janeiro de 1975. Vivenciou uma infância humilde, frequentou as escolas públicas (Luís Viana, Sesi e Liceu) e com muita determinação superou os obstáculos impostos pela vida. Formou-se em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuou nos jornais “O Estado do Maranhão”, “O Imparcial” e nas rádios Mirante AM e FM Esperança. Se casou com a arquiteta Liana Ramalho em 2008, com quem teve dois lindos filhos, Samuel e Daniel.

Militante nos movimentos comunitários e religiosos ligados a defesa da criança, Batista Matos foi vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). Ele também atuou como secretário de comunicação da Prefeitura de São Luís, no primeiro mandato (2012-2016) do ex-prefeito Edivaldo Holanda (PDT) e secretário adjunto de esporte, na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Eleito pela primeira vez em 2020, Batista recebeu 2.506 votos e integrou a lista de 14 nomes da renovação de 46% na Câmara de vereadores.

Agência Câmara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.