Segurança

Áreas de risco no Olho d'Água, Caolho e Ponta d'Areia estão sinalizadas

Ação vai propiciar melhoria na mobilidade, acessibilidade, banho e prática de esportes de maneira segura, além de promover a atividade turística

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Mapeamento foi realizado pelo guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal, que percorreram as praias em quadriciclos
Mapeamento foi realizado pelo guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal, que percorreram as praias em quadriciclos (sinalização)

São Luís - A praias do Olho d’Água, Caolho e Ponta d’Areia dispõem agora de sinalização de indicação de áreas de rochas e riscos de afogamentos, com bandeiras, cujas cores possuem significados distintos em relação à segurança dos banhistas. A instalação foi feita pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).

“É um serviço inédito aqui na capital maranhense com esse formato, o que mostra atenção aos banhistas e frequentadores das praias sob nossa circunscrição. Por meio dessa ferramenta, iremos evitar afogamentos e acidentes, uma vez que cada trecho mapeado vai conter informações sobre esses eventos”, explicou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.

O mapeamento foi realizado pelo guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal, que percorreram as praias em quadriciclos. Na região do Olho d’Água, a operação começou na barreira vermelha e foi concluída no Rio Claro. Na Ponta d’Areia, o levantamento seguiu até o Espigão Costeiro.

De acordo com o subinspetor Antônio Carlos, gestor do Grupamento de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís, o objetivo principal da ação é identificar as áreas de banho com presença de rochas, presença de correntezas, áreas de risco de afogamentos, entre outros fatores. “Devido às características das praias que compõem a região litorânea da capital maranhense, propomos realizar essa implantação da sinalização de caráter informativo e preventivo”, explicou.

Segundo o guarda-vidas Angelo Costa, que coordenou os trabalhos, a ação vai propiciar melhoria na mobilidade, acessibilidade, banho e prática de esportes de maneira segura, além de promover a atividade turística. “Nós iremos dar orientações às pessoas que não conhecem a região onde estão circulando, com base nos padrões internacionais de informações aos banhistas nos idiomas português, inglês e espanhol, em material gráfico que vamos distribuir, para orientar melhor as pessoas”, frisou o gestor do grupamento.

Sinalização
Seguindo os padrões internacionais, a bandeira verde vai indicar presença de guarda-vidas; a amarela vai indicar risco médio de afogamento e assistência de guarda-vidas; a vermelha indicará alto risco de afogamentos, correntes marítimas e limitação para banhos (devido a alguns fatores de risco) e circulação de pessoas; e a preta representará área não coberta pelos guarda-vidas e presença de rochas. Desse modo, a Prefeitura de São Luís contribuirá para melhorar a qualidade e produtividade operacional do salvamento aquático.

Por meio desse recurso, o grupamento reforçará o aspecto preventivo de suas ações nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e do Caolho, onde, de janeiro deste ano até hoje, não foram registradas mortes por afogamentos, uma vez que os profissionais realizam constantemente patrulhamentos em quadriciclos e a pé, além do uso das torres de observação e do bote.

“Eu me sinto segura toda vez que venho aqui. Sempre olho o guarda-vida circulando e observando a movimentação. Com essa sinalização, com certeza esse serviço preventivo será melhor executado”, comentou a auxiliar de serviços gerais Claudinete Silva Martins, que estava passeando com a filha na Praia da Ponta d’Areia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.