Abastecimento

Moradores do Vinhais reclamam que estão sem água há 5 dias

De acordo com a Caema, o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de São Luís está passando por um processo de manutenção preventiva

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Moradores do Vinhais reclamam que somente em setembro fornecimento de água foi suspenso duas vezes
Moradores do Vinhais reclamam que somente em setembro fornecimento de água foi suspenso duas vezes (torneira)

São Luís – Desde a última segunda-feira, 20, moradores da Avenida 1, no Vinhais, estão sem água nas torneiras. Essa já é a segunda vez que a região enfrenta o problema este ano, no entanto, é a primeira vez que a situação demora tanto para ser regularizada. O Estado visitou o bairro nesta sexta-feira (24), conversou com moradores e colheu depoimentos das pessoas atingidas.

Abgail da Silva, uma administradora que trabalha na região, está sendo afetada pela falta d’água. Ela explica que o normal é que haja água em dias alternados. “Aqui não tem cisterna e a caixa d’água já secou. Os funcionários da loja estão indo embora fedendo, não dá nem para tomar banho”, afirmou. Ela ainda ressaltou que mesmo com a precariedade do abastecimento, a conta de água continua vindo, inclusive, mais cara.

Em uma das esquinas da Avenida 1, o empresário Christian Veiga possui uma assistência para celulares e sua situação não é muito diferente da relatada por Abgail da Silva. “Por enquanto, estou sobrevivendo com o que restou na caixa d’água, o suficiente para realizar coisas básicas, como alimentação e para consumo. Ouvi dizer que tem relação com a baixa dos rios”, destacou.

Abgail da Silva e Christian Veiga já acionaram a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para comunicar o problema, no entanto, não conseguiram uma resposta para a falta d’água. Procurada por O Estado, a Caema informou que o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de São Luís está passando por um processo de manutenção preventiva.

“A Companhia acrescenta que tem intensificado os trabalhos a fim de que o abastecimento de água nas regiões mencionadas seja restabelecido, de forma plena, o mais rápido possível. Reforçamos que a Caema mantém abertos os canais de atendimento à população para registro de denúncias no Call Center 0800 7010 195, WhatsApp: (98) 99113 0195, aplicativo ‘Caema Mobile’, ou pelo site: www.caema.ma.gov.br”, comunicou o órgão em nota.

Transtorno
O professor Gabriel de Araújo Oliveira, residente na Rua 39, Vinhais, está há dois anos morando na região e conta que desde sempre precisou se acostumar com o racionamento de água. “Entretanto, nos últimos meses, em especial nos meses de agosto e setembro, o fornecimento tem sido interrompido com mais frequência, e quando vem a água, é em fluxo fraco e insuficiente”, esclareceu.

O professor frisou que procurou o serviço de atendimento ao consumidor da Caema no dia 18 de setembro, para reclamar da ausência de fornecimento – que deveria ocorrer naquele dia. “Apenas às 9h se iniciou o fornecimento. Hoje fiz uma reclamação na ouvidoria do site. Consultei os vizinhos e reiteram que compartilhamos o problema. Quando conversei com a atendente no sábado, ela me disse que na unidade regional do meu bairro estava atendendo apenas ‘grandes consumidores, como condomínios’ essas aspas eu confirmo, porque me chocou”, expôs.

A sorte de Gabriel Oliveira, segundo ele, é que possui duas caixas d'água. Ele explica que, geralmente, suas noites têm acabado quando a água não vem. “Nesses dias, evito fazer faxina, lavar roupas ou mesmo cabelo. Fico sem cozinhar e lavar louça. Preciso comprar água mineral, já compro galões grandes para não ficar com sede”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.