Esgoto a céu aberto

Obra inacabada no Planalto Turu II causa problemas

População do bairro lida diariamente com situações como mal cheiro, lixo, buracos e inundações, entre outros problemas; obra foi iniciada na última gestão municipal

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Mau cheiro prevalece, é quase impossível passar pela ponte da Rua Coroatá de forma tranquila
Mau cheiro prevalece, é quase impossível passar pela ponte da Rua Coroatá de forma tranquila (vara Planalto Turu II)

São Luís – Uma obra que deveria ter trazido melhorias aos moradores do Planalto Turu II, em São Luís, está causando transtornos para a população do bairro. Entulho, lixo, mau cheiro, dificuldade de locomoção e inundações quando a chuva é forte, todos esses são problemas enfrentados diariamente por quem precisa passar pela Rua Argentina e pela ponte da Rua Coroatá. O Estado visitou a região nesta quarta-feira, (22), e constatou as dificuldades relatadas por quem vive no local.

Ana Lúcia, 61, convive com essa realidade há mais de uma década e afirma que nunca ouvi uma real intervenção para resolver a situação. “Já são15 anos que moro aqui e antes disso já era assim. Os próprios moradores vêm e faz o serviço, mas passa o tempo e vai desgastando. Isso fede muito”, conta.

Entre os pontos citados, o mal cheiro prevalece, é quase impossível passar pela ponte da Rua Coroatá de forma tranquila. No entanto, além desse problema, o lixo jogado, nesse caso, pelos próprios moradores, acaba piorando a situação.

Se não fosse o suficiente, todo esse esgoto a céu aberto é um prato cheio para doenças. Entre elas, febre tifoide, febre paratifoide, shigeloses, cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, leptospirose, poliomelite, ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase) e a esquistossomose.

José Orlando, 56, é proprietário de um comércio ao lado da vala localizada na Rua Argentina, ele já se acostumou com a falta de clientes no local. “A situação é horrível. Era bem melhor antes dessa obra aí. Antes tinha a vala, tinha água, mas tinha asfalto, então ficou pior”, frisa.

Um mecânico que não quis se identificar, também acredita que a situação no local era melhor antes da obra. “É difícil para quem tem carro entrar, principalmente do lado de lá, são muitos buracos. A segurança do local também ficou prejudicada, de 12h para 13h ninguém mais fica na rua”, destaca.

Em nota, a atual gestão da Prefeitura de São Luís informou que, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) enviará uma equipe para que seja feito o levantamento dos problemas relativos aos locais apontados na reportagem para que sejam tomadas as devidas providências. "Já o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) informa que a coleta domiciliar no bairro Planalto Turu II encontra-se dentro da total normalidade e regularidade, e é realizada às segundas, quartas e sextas, no período diurno. Ainda sobre o descarte irregular na ponte da Rua Coroatá, o órgão mobilizará uma equipe ao local para averiguar a situação".

SAIBA MAIS

A Obra

A obra no canal da Rua da Argentina teve início em 13 de janeiro de 2020 – último ano de gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A ação fazia parte de um conjunto de intervenções de infraestrutura e urbanística na área da Divinéia. Na época, foi divulgado que seriam implantados cerca de 11,5 km de drenagem profunda e 6 km de pavimentação nas vias da região.

No caso específico do canal, a proposta era aumentar e urbanizar a galeria. Objetivo da obra era de acabar com os problemas causados pelas chuvas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.