Artigo

Fake-news. A verdade histórica

José Ewerton Neto *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

1. Segundo a Bíblia, a trajetória humana começou depois de uma fofoca. Uma ardilosa cascavel (na verdade uma fofoqueira de primeira) um belo dia ofereceu uma maçã a Eva. A troco de quê? O Santo Livro não explica. Talvez, de olho em Adão (que andava nu pra todo lado), a serpente quisesse se antecipar a Eva na comilança daquele prato suculento. Deus que já andava desconfiado, expulsou-os do paraíso.

Graças a Deus!, vibraram os três, porque agora podiam fofocar à vontade.


2. E antes do homem, a fofoca teria existido?

Provavelmente sim, em algum outro planeta de alguma distante galáxia. Isso porque horas depois do big-bang os religiosos e os cientistas extraterrestres já competiam entre si para vencer a disputa do mais fofoqueiro. Os cientistas, pra variar, acusavam a religião de terem baseado os livros sagrados em fake-news. Os religiosos apontando para o primeiro fake-news científico:

“Esse tal de big-bang não passa de um big fake-news”.

3.A partir daí a fofoca traçou a evolução da humanidade. Ninguém duvida de que foi por interesse em fofocar que os homens se distinguiram dos macacos, a ponto de inventarem a linguagem. Ora o que é a linguagem mais do que a mais perfeita criação de alguém para ter acesso à fofoca generalizada?

Da luxuriosa Cleópatra, enrolada num tapete, à traição de Brutus; das fofocas que levaram ao fogo mulheres denunciadas como bruxas, às fofocas dos europeus para seduzir e exterminar os indígenas; das fofocas das revistas de TV às do zap, a vida humana sobre a Terra sempre foi uma fofoca em contínuo aperfeiçoamento.


4.Nos tempos atuais em que fofoca virou fake-news e fake-nws virou ciência surgiram as 4 leis fundamentais da nova ciência:

a) Todo ser humano nasce junto a uma fofoca .

No início da gestação a fofoca campeia na boca de todo mundo. A dificuldade da mãe em adivinhar quem seja o pai faz com que o candidato a ser vivo não passe de um embrião à procura de uma mentira que lhe conceda um pai.

b) ...Cresce na fofoca.

Depois de nascido dizem para a criança : “É a cara do pai!”, para desgraça do récem-nascido por estarem confundindo seu verdadeiro pai com um monstrengo que o chama de filho.

c) ...Termina em fofoca .

No último estágio da nossa vida a fofoca atinge a perfeição (Morreu de quê? Onde vai ser a missa? Que cemitério?). Da profusão de fake-news que surge nessa hora o mais perfeito é o inventada pelo padre quando jura: “ Acreditem. Deus acabou de me dizer que o defunto está indo paro céu por ter tido a alma tão boa!”

d)...E persiste pós-morte...

De Hitler a Nietzche que viraram enrustidos a Lampião e Zumbi que se tornaram gays depois de mortos os fake-news não poupam nem os mortos!

Por via das dúvidas, caro leitor, depois de morto prefira que o esqueçam!



* É autor de O ABC bem humorado de São Luís

ewerton.neto@hotmail.com



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.