COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
A ugusto Diniz, Diretor da TVN, que passa a incluir em sua grade de TV fechada a TV Educação do Governo do Estado, no canal 418 da operadora
A ugusto Diniz, Diretor da TVN, que passa a incluir em sua grade de TV fechada a TV Educação do Governo do Estado, no canal 418 da operadora
A médica Hosana Reis (leia-se Clínica Hosana Reis) ganhou festa surpresa na última sexta-feira organizada pela sua equipe para celebrar seus 60 anos. Tal como faz todos os anos, Hosana aproveita a data do aniversário, 11 de setembro, para viajar com a família.Dessa vez o destino escolhido pela médica foi a cidade de Foz do Iguaçu onde ficou hospedada no charmoso Belmond Hotel das Cataratas e pôde apreciar as cerca de 275 quedas d´água do rio Iguaçu, um dos mais belos espetáculos da natureza localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. À esquerda, Hosana cortando o bolo de aniversário; à direita, Hosana ao lado do Tenente Caldas, atração musical da festa surpresa
A médica Hosana Reis (leia-se Clínica Hosana Reis) ganhou festa surpresa na última sexta-feira organizada pela sua equipe para celebrar seus 60 anos. Tal como faz todos os anos, Hosana aproveita a data do aniversário, 11 de setembro, para viajar com a família.Dessa vez o destino escolhido pela médica foi a cidade de Foz do Iguaçu onde ficou hospedada no charmoso Belmond Hotel das Cataratas e pôde apreciar as cerca de 275 quedas d´água do rio Iguaçu, um dos mais belos espetáculos da natureza localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. À esquerda, Hosana cortando o bolo de aniversário; à direita, Hosana ao lado do Tenente Caldas, atração musical da festa surpresa

Educação na TVN
No ar desde março de 2021, a ‘TV Educação – Caminho para o Saber’ já está disponível em 35 municípios maranhenses, em canal aberto, além de ter seu conteúdo transmitido diariamente pela internet, por meio da Plataforma Gonçalves Dias. O canal é uma iniciativa do Governo do Maranhão para ampliar o acesso à educação aos estudantes maranhenses, neste momento de pandemia causada pela Covid-19.

E a partir de agora, a TV Educação passa a ser exibida também em TV fechada, por meio de uma parceria com a TVN. Para sintonizar e assistir a muito conteúdo educativo, os usuários da TVN podem acessar o canal 418.

Segundo Augusto Diniz, Diretor da TVN, apoiar a educação é parte da missão social da operadora. “A TVN acredita na força transformadora da educação, e como uma empresa cidadã, não poderia deixar de apoiar essa iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que vai disseminar mais conhecimento entre os estudantes maranhenses. Colocar nossos serviços de conexão digital a serviço do desenvolvimento de pessoas é mais que uma missão, é um grande orgulho para todo o time TVN”, declarou Augusto Diniz.

Zona de Exportação
A Universidade Federal do Maranhão realizará, na próxima quinta-feira, em seu canal no YouTube, a palestra intitulada “Zona de Exportação no Maranhão: conceito, características e potencialidades”, ministrada pelo senador e administrador de empresas Roberto Rocha.

De autoria do senador, a Zona de Exportação no Maranhão (ZEMA) é um projeto de lei de incentivo econômico para a promoção do desenvolvimento regional e nacional, a partir da localização geográfica do Complexo Portuário do Itaqui, na ilha de São Luís.

Zona de Exportação...2
O projeto integra o Plano de Logística Sustentável, que estabelece uma área de livre comércio com o exterior na Ilha de Upaon-Açu, o qual abriga a Capital, São Luís, e cidades da zona metropolitana, como São José de Ribamar.

Pelo projeto, as empresas que se instalarem na Zema terão isenção de impostos e contribuições incidentes sobre a importação ou sobre aquisições de insumos no mercado interno, para que possam produzir ou prestar serviços destinados à exportação.

Somente as empresas enquadradas na seção “indústrias de transformação” da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) poderão usufruir dos incentivos fiscais.

Dia da Árvore
Hoje é o Dia da Árvore e, para celebrar a data, o governo estadual promoverá ações como plantio de mudas em todos os municípios maranhenses e a entrega de cartões para os 2 mil selecionados no programa Agente Jovem Ambiental, com o pagamento da primeira parcela da bolsa concedida aos jovens, no valor de R$ 250,00.
A ação visa chamar a atenção da população para os temas da sustentabilidade, preservação ambiental, respeito às reservas e parques, respeito às comunidades tradicionais e as consequências das mudanças climáticas.

Imposto zero
Que bom que o governo federal zerou o imposto de importação para cinco produtos, entre eles um remédio para tratamento de câncer e dispositivos para uso de pessoas com deficiência. A medida foi aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

O medicamento atezolizumabe foi incluído na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum com redução de 2% para 0 na alíquota de importação. Trata-se de um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento de câncer metástico.

A medida também incluiu três tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais – em titânio, fibra de carbono ou alumínio – e todas tiveram redução de alíquotas de 4% para zero.

Show Room Sindimir
O Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sidimir), em parceria com as empresas filiadas Álamo Móveis, Grupo Topázio, Toronto e Trovatto realizam de 21 a 24 de setembro, na Unidade do Sesi Araçagi, em São José de Ribamar o II Show Room Sindimir. O evento conta com apoio da Fiema e é fechado exclusivamente para lojistas do Maranhão e estados vizinhos prestigiarem os móveis fabricados pelas empresas maranhenses. A programação do Show Room é das 9h às 18h, até o dia 24 de setembro.

TRIVIAL VARIADO
Os consumidores Felipe Matheus Linhares dos Santos e Teresinha Lima da Costa foram os primeiros felizardos da campanha Setembro Premiado, que o São Luís Shopping está realizando com grande sucesso.

No assunto: cada um ganhou R$ 10 mil em vale-compras. Até o final deste mês serão realizados mais dois sorteios com a mesma premiação. O regulamento da promoção está no site www.saoluisshopping.com

Hoje é dia de celebrar a nova idade da colunista do Piauí, Elvira Raulino, que comemora 75 anos; em São Luís, rasgam folhinha o pecuarista Nelson Nagem Frota e a advogada Vitória Régia Rayol Salles.

Quem está desde ontem na cidade, em viagem sentimental para rever a mãe Cely Gomes e demais parentes e amigos, é o jornalista Antonio Carlos Lima, que há vários anos reside em Brasília.

“Na noite em que compartilho a minha poesia, neste livro que muito me deu prazer em escrever, gostaria de poder contar com a sua presença”. Com esta mensagem, o poeta Luiz Mochel convoca os amigos para a noite de autógrafos e lançamento do seu livro “Mutatis Mutandis”.

No capítulo: o evento será na próxima quinta-feira, 23 de setembro, das 18h às 21h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, que atualmente é palco dos maiores acontecimentos culturais da cidade.

DE RELANCE

Dívida Zero
O estacionamento do Pátio Norte Shopping recebeu a Central de Atendimento do Programa Dívida Zero, com o objetivo de facilitar a negociação de dívidas para os consumidores de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Qualquer cidadão com idade a partir de 18 anos poderá participar da ação. Para isso, deverá comparecer na central de atendimento, portando RG e CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e algum documento que identifique a dívida. As negociações podem ser feitas com um ou mais credores, com parcelamento em até cinco anos e plano de quitação de dívidas de, no máximo, 35% de comprometimento da renda mensal dos interessados. A Central de Atendimento no Pátio Norte funcionará até 30 de outubro.

Prêmio literário
A poeta e prosadora maranhense Lindevania Martins recebeu uma ótima notícia. A sexta edição do prêmio literário nacional CEPE de Literatura, um dos mais respeitados e cobiçados do Brasil, divulgou seus vencedores e ela saiu vitoriosa na categoria “Contos”, com a obra “Teresa Decide Falar”. O livro é composto por contos que tratam, sobretudo, da experiência de viver em um mundo que tenta limitar as pessoas sobre o que elas podem ser. Os personagens ora aderem às expectativas, ora as desafiam.

Segunda Curiosa
O jovem escritor, poeta e pianista maranhense Willame Belfort é o entrevistado desta semana no quadro “Segunda Curiosa”, da Biblioteca Municipal de São Luís “José Sarney”, no bairro de Fátima. O poeta fala não somente de sua produção literária, mas de sua relação com a música clássica, em específico o piano, carreira e particularidades sobre os títulos e honrarias conquistados com apenas 24 anos de idade. Ele ainda enfatizou, na atual conjuntura, a importância desse espaço da Biblioteca como ferramenta da promoção do saber, interação do autor com o leitor de forma espontânea e a valorização de trabalhos e artistas locais.

Setembro Amarelo
Como parte da programação alusiva à campanha Setembro Amarelo, o Ministério Público do Maranhão realizou, ontem, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, uma roda de conversa sobre a prevenção ao suicídio, que teve como convidado o psiquiatra João Arnaud, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, fez a abertura da atividade, que contou com a participação de membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Maranhão. Na solenidade, o Coral Vozes MPMA apresentou dois números musicais.

Semana temática
Começa hoje a IX Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ressignificando o Direito de Aprender: Pessoa com Deficiência, Sujeito Motriz da Mudança”. A solenidade de abertura será virtual, com início às 9h, pelo canal do YouTube da Plataforma Gonçalves Dias. O objetivo é promover debates, diálogos e reflexões acerca da qualidade do atendimento ao estudante com deficiência.

Semana temática...2
A programação começará com a apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta. Em seguida, haverá a palestra da professora doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, que discutirá propostas de inclusão no Brasil, a partir da temática “Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial efetivando o direito de aprender”.

Velten na diretoria da Andes
O presidente da Associação Nacional dos Desembargadores, Marcelo Buhatem, acaba de nomear o desembargador Paulo Velten Pereira como diretor junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão. A ideia é promover o movimento associativo, notadamente daquela que é a única na defesa específica do 2º grau de jurisdição e se fazer presente em todos os Estados da Federação através de colegas com notória liderança, competência e legitimidade.

Para escrever na pedra:
“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. De Fernando Pessoa, grande poeta português.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.