Inclusão

Semana da Pessoa com Deficiência ocorrerá em São Luís e interior

Evento será promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de terça-feira (21) até o dia 28, com vasta programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(inclusão)

São Luís - Com o objetivo de promover debates, diálogos e reflexões acerca da qualidade do atendimento ao estudante com deficiência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, a partir de terça-feira (21) até o dia 28, a IX Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ressignificando o Direito de Aprender: Pessoa com Deficiência, Sujeito Motriz da Mudança”. A solenidade de abertura será virtual, com início às 9h, pelo canal do YouTube da Plataforma Gonçalves Dias.

A programação será iniciada com apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta. Em seguida, a palestra da professora doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, que discutirá propostas de inclusão no Brasil, a partir da temática: Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial efetivando o direito de aprender.

As atividades serão realizadas de forma presencial em escolas da rede estadual localizadas em São Luís e em diversos municípios maranhenses. Na capital, a programação será desenvolvida pelos Centros/Núcleo especializados da Educação Especial, de quarta (22) até sexta-feira (24), em diferentes unidades de ensino. Já nos municípios, a programação se estende até o dia 28, mobilizando escolas das regionais de Balsas, Bacabal, Caxias, Codó, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Rosário, Presidente Dutra, Timon e Zé Doca.

O encerramento da programação será no dia 28 (terça-feira), com o lançamento do Referencial de Educação Especial para Educação Básica, em live transmitida pelo canal da Seduc no YouTube, a partir das 10h. O documento trata da política de inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos estudantes com deficiência, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Especial. Com a especificidade da programação, a Seduc pretende promover o debate sobre a presença do estudante público-alvo da Educação Especial na sala de aula regular, tendo em vista os direitos de aprendizagem preconizados na legislação nacional.

A Semana da Pessoa com Deficiência é organizada pela Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPMODE), em parceria com os Centros e Núcleo Especializados da Educação Especial da rede estadual de ensino, reunindo gestores, professores, segmentos sociais, representante do Ministério Público, pais, estudantes, técnicos e demais profissionais distribuídos nas Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência pode ser conferida no portal da Educação (www.educacao.ma.gov.br).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.