Fenômenos

La Niña causa chuvas fora de época no MA

Em período de seca, municípios do Maranhão registram ventanias, raios e tempestades; fenômenos são causados pela umidade que vem do mar

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Grande Ilha registrou pouca chuva nesta sexta-feira, sem ventania
Grande Ilha registrou pouca chuva nesta sexta-feira, sem ventania (chuva)

São Luís – Neste mês de setembro, diferentemente dos outros anos, chuvas e tempestades estão sendo registradas no Maranhão. Apesar do período que é conhecido como o de estiagem, fortes chuvas, com ventanias, foram identificadas na região dos Lençóis Maranhenses, em Imperatriz, na região de Santa Inês, e até mesmo em São Luís. De acordo com especialistas, a causa desses fenômenos é o efeito La Niña.

Conforme explica o meteorologista do Laboratório de Meteorologia da UEMA, Hallan Cerqueira, mesmo com a seca no segundo semestre, o calor somado à umidade que vem dos oceanos, causa a formação de nuvens de tempestades. “Apesar de não ser comum, esses fenômenos durante a seca não são anormais. É o efeito La Niña. Quando se tem muito calor e muita umidade vinda do mar, nuvens de tempestades são formadas, o que explica os fortes vendos, raios e chuvas em alguns lugares específicos”, disse o pesquisador que ressaltou que, apesar de, em curto prazo, a previsão ser de continuidade dos fenômenos, em longo prazo, as tempestades devem cessar até o fim do mês.

Na manhã de sexta-feira (17), a Grande Ilha registrou pouca chuva, mas sem ventanias e alagamentos. Em Imperatriz, moradores afirmaram que teve chuva com granizo na última semana. “Chuva de granizo também está associada à nuvem cumulonimbus, que é a única que pode produzir granizo. E apesar de não ser algo muito comum na região tropical, pode vir a acontecer, porque, diferentemente da neve, o granizo é uma pelota de gelo que fica subindo na nuvem até ficar pesado demais e cair. Isso acontece quando as nuvens ficam extremamente grandes, e é o que está acontecendo agora aqui na região”, explicou Hallan Cerqueira.

O La Niña consiste em uma alteração cíclica das temperaturas médias do Oceano Pacífico, sendo observado principalmente nas águas localizadas na porção central e leste desse oceano. Tal transformação é capaz de modificar uma série de outros fenômenos, como a distribuição de calor, concentração de chuvas, formação de secas e a pesca. Quando a alteração da temperatura das águas do Oceano Pacífico aponta para uma redução das médias térmicas, o fenômeno é nomeado de La Niña.

Tempestade com raios
Em Santa Inês, os efeitos dos fenômenos climáticos foram mais graves. Segundo moradores, um raio que caiu durante tempestade, na tarde desta quinta-feira (16), causou o óbito de 21 cabeças de gado que pastavam em uma fazenda no município de Santa Inês, distante 292 quilômetros de São Luís. A descarga elétrica atingiu os animais dentro da propriedade rural conhecida como Fazenda do Nono, próximo à Eldorado Agropecuária.

Moradores da região foram autorizados pelo proprietário da fazenda a cortar os bois para consumir a carne. Mas, devido à grande quantidade de animais mortos e à falta de prática da maioria para extrair os pedaços dos animais, o desperdício foi inevitável.

O Estado entrou em contato com o Corpo de Bombeiros da região, que não soube informar a veracidade do ocorrido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.