COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
A nova coleção de moda Dolcegabbana inspirada em Veneza continua em destaque nas redes sociais por explorar as belezas da mágica cidade italiana
A nova coleção de moda Dolcegabbana inspirada em Veneza continua em destaque nas redes sociais por explorar as belezas da mágica cidade italiana
No almoço do último domingo, no Restaurante Portugalia da Av. Litoranea, o jovem médico Leonardo Fecury Braga com o vereador André Jardins e a estudante de medicina Sayure Reis, namorada de Leonardo, mimando a Melina Lidcem Jardins
No almoço do último domingo, no Restaurante Portugalia da Av. Litoranea, o jovem médico Leonardo Fecury Braga com o vereador André Jardins e a estudante de medicina Sayure Reis, namorada de Leonardo, mimando a Melina Lidcem Jardins

Via pacífica
Os ex-presidentes da República José Sarney (1985-1990), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Michel Temer (2016-2018) defenderam o diálogo para pacificação do país e apontaram a busca por entendimento como solução para a estabilidade do ambiente político.

Eles participaram do debate “Crise institucional e democracia”, que é parte do evento “Um novo rumo para o Brasil”, promovido pelos partidos MDB, PSDB, DEM e Cidadania.

Durante o encontro, o ex-presidente José Sarney afirmou que na atual realidade brasileira dois aspectos são consenso: desejo de pacificação e desejo de solução dos problemas de acordo com a tradição brasileira que, segundo Sarney, prevê quase sempre uma via pacífica.

Alerta de tsunami
Uma notícia divulgada ontem deixou os maranhenses de cabelo em pé. Autoridades espanholas elevaram para o nível amarelo o alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano.

O problema é que, segundo pesquisadores, o vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A informação da elevação de nível do vulcão foi dada pelo portal MetSul Meteorologia e confirmada pelo UOL. O vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.

Aulão do Enem
O fim de semana será marcado por mais um Aulão do Enem 2021, a ser realizado em mais dez municípios maranhenses.

A ação será promovida pela Secretaria de Estado da Educação e ocorrerá nos municípios de Apicum-Açu, Vitória do Mearim, Pindaré-Mirim, Nova Iorque, Arari, Pio XII, Pastos Bons, Aldeias Altas, Igarapé do Meio e São Luís Gonzaga.

A proposta é levar conteúdo de revisão aos estudantes, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e competências relativas às quatro áreas de conhecimento que compõem o Enem.

Medalha para Cirilo
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Resolução Legislativa que concede a Medalha do Mérito Legislativo 'João do Vale' ao jornalista e apresentador José Cirilo Teixeira Filho, mais conhecido como Zé Cirilo.

Natural do município de Pedreiras, Zé Cirilo começou no jornalismo há mais de 45 anos, pelo jornal O Imparcial. Desde então, passou por diversas mídias, incluindo rádios, jornais impressos e emissoras de televisão. Sua consolidação, no entanto, aconteceu na telinha.

Ele está há 22 anos à frente do programa 'Zé Cirilo na TV', atualmente exibido pela TV Guará.
Trata-se de um programa de variedades que inclui colunismo social, notícias e entretenimento, com penetração em todo o estado.

Procuradora da Mulher
Em sessão extraordinária realizada na manhã de ontem, os parlamentares elegeram a deputada Daniella Tema ao cargo de procuradora da Mulher da Assembleia, para o biênio 2021/2022. Ela sucederá a Helena Duailibe, que exerceu o mandato de 2019 a 2020, sucedendo a ex-deputada Valéria Macedo, que foi a primeira nessa função. Daniella agradeceu o apoio dos colegas de plenário, em especial de Othelino Neto. E à deputada Helena Duailibe, pelo trabalho realizado anteriormente.

TRIVIAL VARIADO
As manifestações do dia 7 de setembro deram à oposição instalada nos partidos políticos, e em diversos órgãos aparelhados pela esquerda, uma certeza: a reeleição do presidente Jair Bolsonaro é uma realidade, e um processo impeachment não teria nenhuma viabilidade no Congresso Nacional.

Apavorados, deram-se conta de que a única saída, diante desse apoio popular, será inventar uma filigrana jurídica pra cassar no tapetão o mandato do presidente.
No assunto: só isso justifica a pressa do corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, em decidir investigar se as manifestações do Dia da Independência foram financiadas.

O mandato por dois anos de Salomão como corregedor do TSE termina este mês. E ele, agora, quer apurar no inquérito que mira o presidente Jair Bolsonaro por supostos ataques às urnas eletrônicas, se houve pagamento de transporte, diárias, quem são os organizadores e se teve conteúdo de campanha eleitoral antecipada.

No fim, a farra dos atestados deu em nada. Quem furou a fila da vacina ajudado por exageros ou mentiras sobre comorbidades se deu bem.

No assunto: não há registro sequer de um caso ou investigação que tenha ido a fundo no assunto. A gente esquece rápido, para a alegria dos que se acham mais espertos.

DE RELANCE

MBA em Auditoria
Até este sábado, a Faculdade de Negócios Faene recebe o professor Danilo Menezes, que empresta todo o seu conhecimento e talento para o MBA em Auditoria daquela instituição. O palestrante integra, atualmente, a equipe da Superintendência de Área de Desenvolvimento e Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís. Ele é perito e auditor econômico-financeiro, além de consultor em Tecnologia da Informação para Negócios, com vasta experiência na área de gestão financeira, micro e macroeconômica nos setores público e empresarial.

Casa Verde Amarela
O governo anunciou uma nova modalidade do seu programa habitacional “Casa Verde Amarela Parcerias”, na qual estados e municípios entrarão com contrapartida de 20% do valor das moradias, que pode incluir o terreno do empreendimento. Em troca, o valor de entrada no imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil será reduzido ou zerado. Dez estados já aderiram: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Falta o Maranhão.

Atendimento on-line
O atendimento on-line, via aplicativos de mensagens e e-mail facilitou o atendimento prestado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, aos contribuintes. O canal de atendimento via Whats App registrou, no mês de agosto, cerca de 1.200 atendimentos. Os serviços oferecidos pelo site do órgão também foram bastante procurados. Pelo aplicativo de mensagem, o contribuinte tem acesso a diversos serviços, como informações e esclarecimento de dúvidas, emissão de guias para pagamento de IPTU, ISS, Alvará e outros impostos municipais, dentre outros.

Mercado do Peixe
O Mercado do Peixe, localizado no bairro Portinho, na área do Anel Viário, região do Centro Histórico de São Luís, será revitalizado. A obra vai ser realizada pelo Governo do Estado e o projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano. Considerado um dos principais pontos de comércio de pescados de São Luís, o entreposto pesqueiro receberá serviços de revitalização para garantir um espaço adequado, seguro e higiênico para os feirantes e com conforto para os consumidores.

Música e gastronomia
A Cozinha Massari, endereço gastronômico em sintonia com a natureza no bairro Olho d’Água, tem sempre uma programação especial nas noites de sexta-feira. O cenário é convidativo e o cardápio, de dar água na boca. Hoje, o palco da casa receberá Marcus e Bruna Lussary & Banda, que levarão ao espaço um repertório selecionado de jazz, blues e bossa nova, além de releituras de sucessos atuais. A Massari, gerenciada por Eduardo Massari e Fábia, abre às 19h, com mesas distanciadas seguindo o protocolo sanitário contra Covid-19.

Ferramentas digitais
Uma grande oportunidade está sendo disponibilizada aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, por meio do programa Jornada Digital, que vai selecionar empresas e orientá-las na digitalização de seus negócios. Segundo uma pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), 66% das micro e pequenas empresas do país ainda estão nos níveis 1 e 2 de maturidade digital, sendo 18% analógicas (nível 1) e 48% emergentes (nível 2).

Ferramentas digitais...2
Essa realidade precisa mudar, para garantir a sobrevivência dos negócios. Por isso, a CNDL está com o programa Jornada Digital, que vai testar ferramentas que possam tornar as empresas do varejo mais preparadas para os desafios empresariais atuais e futuros. O programa vai selecionar as empresas que farão parte do projeto piloto e vão ter acesso às tecnologias habilitadoras, recebendo gratuitamente orientação, além de um planejamento estratégico para condução de sua transformação digital, com um conjunto completo de ferramentas e orientações para auxiliá-las nesse processo.

Para escrever na pedra:
“Aqueles que sonham acordados têm consciência de mil coisas que escapam aos que apenas sonham adormecidos”. De Edgar Allan Poe

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.