Reencontro nas salas de cinema

44º Festival Guarnicê de Cinema começa nesta sexta-feira (17) de forma híbrida

Democratizando o acesso ao cinema e reencontrando o público nas salas de exposição, o Festival traz programação disponível tanto de forma virtual quanto presencial

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Filme “Homem da Capa Preta”, de Sergio Rezende, será homenageado no Festival
Filme “Homem da Capa Preta”, de Sergio Rezende, será homenageado no Festival (Homem da Capa Preta)

São Luís – Começa nesta sexta-feira, 17, mais uma edição do Festival Guarnicê de Cinema, contudo, diferente dos últimos 43 festivais, a edição de 2021 vai trazer um novo formato, que garante a democratização e o acesso à arte. Em formato híbrida, a programação vai ocorrer de forma presencial nas casas culturais do Maranhão, e também estará disponível online.

Tanto a pró-reitora Zefinha Bentivi, quanto a coordenadora do festival, Rosélis Barbosa Câmara, tem utilizado a palavra ''reencontro'' para definir a volta do Guarnicê aos teatros.
“Estamos muito felizes com o retorno aos espaços culturais de São Luís, que há 44 anos recebem o festival. E mais felizes ainda com a volta do público, permitida pelo avanço da vacinação. Sem falar que a sensação de assistir aos filmes nas telonas é incomparável. Mas a programação virtual é imprescindível. Principalmente porque democratiza, possibilita o acesso de um número muito maior de espectadores”, destaca a coordenadora.

A abertura do evento acontece às 19h desta sexta-feira, no Teatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, em São Luís, e será conduzida pela atriz Layla Calixto e pelo cineasta Fernando Braga. O evento inicia com a estreia nacional de ‘’O Jardim Secreto de Mariana’’, filme protagonizado por Andreia Horta e Gustavo Vaz e dirigido por Sergio Rezende. O diretor carioca, realizador de clássicos como ‘’Salve Geral’’ e ‘’O Homem da Capa Preta’’, será o homenageado nacional do Guarnicê.

A cerimônia também será transmitida na TV UFMA (canal 16.1) e no Youtube, Instagram e site do festival. Para o presencial, os ingressos podem ser retirados na sexta-feira, na bilheteria do Arthur Azevedo, entre 13 e 18h. O público deve chegar ao teatro com antecedência. Não será permitida a entrada após às 19h. Toda a programação do Guarnicê é gratuita. Por conta da pandemia, a lotação do teatro está reduzida. O uso de máscara no evento é obrigatório.

Homenagens locais

A cerimônia de abertura do festival contará ainda com homenagens a Cleide Carneiro e Sandra Pinheiro, funcionárias da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que contribuíram com a produção de pelo menos 20 edições do Guarnicê.

O Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) também será homenageado. A instituição ligada a Fundação Nagib Haickel é reconhecida como um instrumento de preservação e projeção das manifestações artísticas maranhenses.

Aplicativo

Outra opção para acompanhar o Festival é através do APP “Cine Guarnicê”, criado em 2020 devido a pandemia da Covid-19. Após atualização, o aplicativo vai disponibilizar as produções exibidas no Festival e possibilitar a votação de Juri Popular. Em 2020, 0% dos 14 mil espectadores do festival assistiram os filmes pelo app.

Programação

17 a 23/09 - Mostras Paralelas: Homenagem a Sergio Rezende, Cinema Não Tem Idade, Cenário BR, Cenário MA, Guarnicêzinho, Jovem, Amazônia Legal, Etnografia, Olhares Sobre a Pandemia;

18 a 24/09 - Mostras Competitivas: Os filmes das sessões presenciais exibidas diariamente, estarão disponiveis a partir das 17h30, na plataforma guarnice.ufma.br, até às 18h do dia seguinte. Para as mostras competitivas que possuem júri popular, os filmes estarão com votação aberta na plataforma e no aplicativo Cine Guarnicê das 17h30 até às 12h do dia seguinte à exibição;

18 a 23/09 - Mostras Competitivas Maranhenses de Jogos Digitais: A votação do júri popular ficará aberta de 17h do dia 18/09 até 00h do dia 23/09 (quinta).

Toda a programação estará disponíveis gratuitamente na Plataforma Guarnicê – guarnice.ufma.br., que contará com plataforma de streaming de exibição de filmes. Todas as obras serão abrigadas em servidores seguros, evitando pirataria e downloads ilegais. A votação do júri popular também ocorre no site guarnice.ufma.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.