Imunização

Primeiro dia de antecipação da 2ª dose tem baixo movimento

Apesar do anúncio da antecipação, movimentação na manhã de quarta-feira (15), foi baixa em alguns pontos de vacinação; cerca de 100 mil pessoas são esperadas para receber a 2ª dose

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Antecipação da segunda dose da vacinação contra a covid
Antecipação da segunda dose da vacinação contra a covid (vacina contra a covid)

São Luís – Teve início nesta quarta-feira (15) a antecipação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em São Luís, para as pessoas que estavam agendadas para o período compreendido entre 15 de setembro e 31 de outubro. A ideia é agilizar a imunização completa da população adulta na capital. Contudo, conforme foi constatado por O Estado, a movimentação no primeiro dia de antecipação foi baixa em alguns pontos de imunização.

Nesta quarta-feira (15), foram vacinados aqueles que estavam agendados para receber a segunda dose no período de 15 a 22 de setembro. No Drive-thru do Ceuma, no Renascença, poucos carros passavam pelo local e não havia filas para vacinar no período da manhã. O estudante Orlando Marques foi uma das pessoas que completou o ciclo de imunização na quarta-feira. Ele conta que soube da antecipação por meio das redes sociais da Prefeitura de São Luís, mas acredita que a comunicação ainda não seja eficiente para alcançar toda a população.

“Eu sempre estive acompanhando pelo Instagram, porque sabia que existia a possibilidade de ser antecipada, mas confesso que não vi essa informação sendo divulgada em outros lugares. Talvez, por isso, poucas pessoas tenham vindo hoje. Nem todo mundo tem redes sociais para se informar e, mesmo assim, é preciso ficar checando sempre as páginas oficiais, porque às vezes só uma postagem é realizada e a antecipação fica pouco divulgada”, relata o estudante.

Nesta quinta-feira (16), será a vez dos agendados de 23 a 27 de setembro. O esquema de antecipação terá continuidade no fim de semana. A sexta-feira (18) fica reservada para os agendados de 28 a 30 deste mês. A partir de sábado (19), começa a vacinação para os agendados de outubro, sendo inicialmente para os que se vacinariam de 1º a 5 de outubro. O processo terá continuidade na segunda-feira (20), com os agendados de 6 a 8. Os agendados de 9 a 14 serão imunizados na terça-feira (22) e os de 15 a 17, na quarta-feira (23).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cerca de 100 mil pessoas são esperadas para receber a segunda dose de forma antecipada nesta fase. Também foi ressaltado que aquelas pessoas que perderam prazos anteriores de antecipação de segundas doses podem se dirigir a um dos locais de vacinação e receber o imunizante. Deve ser verificado somente o local em que é aplicada a segunda dose do respectivo imunizante (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) e o horário, com base no mês de nascimento do (a) usuário (a).

Aceleração da vacinação
A campanha de imunização na capital segue acelerada, incluindo a aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 15 de março. A vacinação acontece das 8h às 18h, em nove pontos de imunização, incluindo Sebrae, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão, UNDB, IFMA Maracanã, Shopping da Ilha e Universidade Ceuma - campus Renascença.

Apesar do início da aplicação da dose de reforço, a Secretaria Municipal ressaltou que o intervalo entre a segunda e terceira dose de vacina contra a Covid-19 é de seis meses, conforme preconiza documento do Ministério da Saúde e que o Município de São Luís por enquanto obedecerá a esta determinação.

No total, segundo a Semus, até a última terça-feira (14), 566.875 pessoas já tomaram a segunda dose, ou dose única, em São Luís, enquanto 4.103 já tomaram a dose de reforço (terceira dose).

SAIBA MAIS

Calendário de antecipação de 2ª dose:

  • Agendados de 15 a 22 de setembro: 15 de setembro (quarta-feira);
  • Agendados de 23 a 27 de setembro: 16 de setembro (quinta-feira);
  • Agendados de 28 a 30 de setembro: 17 de setembro (sexta-feira);
  • Agendados de 1º a 5 de outubro: 18 de setembro (sábado);
  • Agendados de 6 a 8 de outubro: 20 de setembro (segunda-feira);
  • Agendados de 9 a 14 de outubro: 21 de setembro (terça-feira);
  • Agendados de 15 a 17 de outubro: 22 de setembro (quarta-feira);
  • Agendados de 18 a 21 de outubro: 23 de setembro (quinta-feira);
  • Agendados de 22 a 27 de outubro: 24 de setembro (sexta-feira);
  • Agendados em 28 de outubro: 25 de setembro (sábado);
  • Agendados em 29 de outubro: 27 de setembro (segunda-feira);
  • Agendados em 30 e 31 de outubro: 28 de setembro (terça-feira)
Locais de aplicação de reforço para idosos

  • Centro de Vacinação - Sebrae;
  • Centro de Vacinação - UFMA;
  • Centro de Vacinação - UEMA;
  • Centro de Vacinação - UNDB;
  • Centro de Vacinação - IFMA Maracanã;
  • Drive-thru da UEMA;
  • Drive-thru da UFMA;
  • Drive-thru do Shopping da Ilha;
  • Drive-thru do Ceuma Renascença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.