Prepara a camisa!

Clubes recebem hoje em reunião os protocolos para a volta da torcida

O anúncio foi feito pelo prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide. A possibilidade de volta foi antecipada por O Estado em sua edição de ontem

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Um dos últimos jogos com torcida foi o clássico Moto e Sampaio em março de 2020
Um dos últimos jogos com torcida foi o clássico Moto e Sampaio em março de 2020 (Moto e Sampaio )

Após um ano e meio, os torcedores deverão novamente voltar aos estádios de futebol na capital maranhense. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide. A possibilidade de volta foi antecipada por O Estado em sua edição de ontem. No entanto, para ocorrer de forma plena na próxima semana, conforme anunciado pelo prefeito, Moto e Sampaio ainda dependem de parecer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Hoje, a partir das 16h30, no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, ocorrerá reunião entre representantes da administração municipal, dos órgãos de saúde, membros de federações e dos clubes de futebol.

Em pauta, a divulgação dos protocolos a serem adotados durante as partidas. Dentre as orientações aos clubes mandantes, no caso do futebol, está a apresentação obrigatória de comprovantes de vacinação em duas doses- dependendo da idade do (a) torcedor (a), além da exibição do resultado de exame PCR e o uso, na praça esportiva, de máscaras e álcool em gel.

O primeiro jogo a ter público na capital nesta volta deve ser Sampaio e Brusque (SC) pela Série B do Campeonato Brasileiro na próxima terça-feira, dia 21.

Como o Sampaio não ingressou, na contramão do que fizeram o Cruzeiro (MG), Goiás e Vila Nova (GO), além do Confiança (SE), com liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) requerendo a autorização, o time maranhense depende de consenso dos clubes da Série B, o que pode acontecer em reunião amanhã, dia 17.

De acordo com a CBF, inicialmente a concessão de público na Série B somente seria dada caso pelo menos 80% das gestões públicas dos municípios que sediam jogos da competição autorizassem a presença de público. Recentemente, o governo de Santa Catarina seguiu a linha de autorização de público.

No caso do Moto Club, a definição sobre um eventual jogo de fase mata-mata da Série D com público também depende do aval da Prefeitura local e do Governo do Maranhão.

O veto à presença de torcedores em estádios maranhenses ocorreu ainda na primeira fase do Campeonato Maranhense 2020, em março, quando foi confirmado oficialmente o primeiro caso da doença no estado. Outras modalidades seguiram as determinações, com base em portarias estaduais.

Em maio deste ano, por pouco, a final do Campeonato Maranhense não ocorreu com a presença de torcedores. No entanto, após autorização do poder público, os clubes (Sampaio e Moto Club) envolvidos na final recuaram e aceitaram a proposta do Governo do Maranhão de transmissão das partidas pela TV Mirante e distribuição de contrapartida financeira.

Cautela

Procurado, o departamento jurídico do Sampaio informou a O Estado que o clube estará na reunião com a Prefeitura de hoje e que é necessário aguardar a autorização do arbitral da CBF, amanhã (17) com os demais clubes da Série B para cravar a volta do público já na próxima semana. O Moto, por meio da presidência do clube, segue a mesma linha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.