Incentivo à Ciência

Segundo Ciclo de Conferências sobre Teoria da Afetividade acontece na UFMA

Organizado pelo Programa de Pós graduação em Cultura e Sociedade, o objetivo do evento é divulgar novas pesquisas e debates das áreas da filosofia, psicanálise e das psicologias; o ciclo acontece entre os dias 17 de setembro e 1º de outubro

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(daniel omar)

São Luís – Com o objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciências humanas, sociais e de saúde, o grupo de pesquisas e estudos em Teoria da afetividade e Filosofia das Psis, em conjunto com o Programa de Pós graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e com a Coordenação do Curso de licenciatura em Ciências Humanas campus Pinheiro, organizou o segundo Ciclo de Conferências sobre Teoria da afetividade e Filosofia das Psis.

Serão três eventos, que acontecem nos dias 17 e 24 de setembro e no dia 1º de outubro, com a participação do professor Daniel Omar Perez (Unicamp) e das professoras Monalisa Pontes Xavier (UFPI) e Mariana de Toledo Barbosa (UFF).

“O colóquio decorre da tentativa de integrar em dois sentidos convergentes as pesquisas acerca das teorias da afetividade/paixões da Idade Moderna da Filosofia e das filosofias das Psicanálises e das Psicologias. No primeiro sentido, é um modesto esforço para contribuir na integração da comunidade acadêmica local junto à essas pesquisas. No segundo sentido constitui também a busca de cuidadosamente fomentar e sistematizar algumas dessas discussões”, explica o professor doutor Flávio Luiz de Castro Freitas, que está organizando o evento.

O ciclo de palestra tem por objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores em torno dos assuntos em discussão: Teoria da Afetividade, e Filosofias das Psicanálises e das Psicologias. Flávio Luiz ressalta que em um momento posterior, um novo evento será realizado para divulgar pesquisas desenvolvidas por alunos. “O critério para a escolha dos conferencistas está relacionado ao impacto direto ou indireto que cada exercer sobre as produções de nosso grupo de estudos e pesquisas”, ressalta o professor.

O evento será transmitido ao vivo através do perfil do PGCult UFMA, no Youtube. As inscrições podem ser realizadas através do site https://doity.com.br/2ciclodepalestraspgcult .

Veja a programação

Dia 17 de setembro – Conferência ministrada por Daniel Omar Perez, Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

Dia 24 de setembro - Conferência ministrada por Monalisa Pontes Xavier, Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFPI;

Dia 1º de outubro - Conferência ministrada por Mariana de Toledo Barbosa, professora de Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.