COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O REPÓRTER PH entre Dona Maria Raimunda (que faz um pirão de parida como ninguém) e a querida anfitriã Inês Torres, responsáveis por uma tarde mágica na terra de Gonçalves Dias
O REPÓRTER PH entre Dona Maria Raimunda (que faz um pirão de parida como ninguém) e a querida anfitriã Inês Torres, responsáveis por uma tarde mágica na terra de Gonçalves Dias
Washington Torres e Inês com o Repórter PH, Fernando Motta e Cíntia
Washington Torres e Inês com o Repórter PH, Fernando Motta e Cíntia

O sabor do capão com “pirão de parida”
Desde os tempos de criança em Presidente Dutra, aprendi a conviver com os melhores sabores da culinária do Sertão maranhense, que traz em si um “mix” de diferentes culturas em sua formação, tais como a africana, a portuguesa, a europeia e a indígena.
Um desses sabores marcantes é o do capão guisado com pirão de parida. Os capões (ou frangos castrados), se constituíam na fonte de proteína animal principal da mulher após o parto, durante o mês do “resguardo”. A carne de galinha era consumida principalmente com pirão escaldado feito com farinha de mandioca, designado como “pirão de parida”. Os capões eram criados em casa, comendo milho. Toda casa tinha seu quintal com capões bonitos para alimentar sobretudo as mães durante a quarentena pós-parto.
Os tempos mudaram, mas a receita do capão ou galinha com pirão de parida continua sendo uma tradição em algumas cidades do Estado. E Caxias é uma das mais famosas, depois do núcleo gastronômico que foi criado ali, no Balneário Veneza.
No último sábado, a caminho de Teresina, Cintia e Fernando Motta e este Repórter PH tiveram um momento da mais pura orgia gastronômica, à qual se juntou Fernando Santos, secretário de turismo daquela cidade, na casa acolhedora de Inês e Washington Torres, que se esmeraram em oferecer o melhor capão com pirão de parida de Caxias. Para tanto, chamaram Dona Maria Raimunda, uma das mais experientes quituteiras de Veneza, para preparar a iguaria, que foi saboreada com uma deliciosa cerveja artesanal feita na própria cidade.
Aliás, é quase impossível visitar Caxias e não conhecer essa delícia da gastronomia caxiense, cujo sabor que eu trouxe da infância continua muito presente na minha memória e também nas melhores tradições da Princesa do Sertão.

Lei de inclusão
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, ontem, projeto de lei que institui a Lei Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência no âmbito do Maranhão.
A matéria, aprovada por unanimidade, foi encaminhada pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, à sanção do governador Flávio Dino.
A proposição destina-se a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à inclusão social e cidadania.
De acordo com a lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo e cuja natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e afetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Burburinho
Muita gente que trafega pela Avenida Beira-Mar, ali depois da Praça Maria Aragão, tem ficado curiosa sobre uma estrutura que ganha forma na congruência da Praça Gonçalves Dias, que fica lá no alto.
Há quem arrisque que será um aprazível restaurante com cardápio de comida típica. Outros acham que será uma espécie de espaço cultural para atividades artísticas locais e de fora.
Bom, seja lá o que for, quem concebeu a ideia teve um brilhante insight, principalmente pela posição geográfica do projeto, ou seja, de frente para a baía de São Marcos, um dos mais belos cartões-postais de São Luís.

Violência menstrual
Representantes de 15 instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada lançaram, ontem, a Campanha de Combate à Violência Menstrual no Maranhão, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa.
A iniciativa, idealizada pelo Movimento de Mulheres de Axé do Brasil, tem como objetivo arrecadar absorventes até o dia 20 de novembro deste ano, para serem doados a meninas de axé e mulheres em situação de cárcere no estado.
A ideia é chamar a atenção da sociedade para uma triste realidade, que atinge muitas mulheres e homens trans em situação de vulnerabilidade.
Segundo dados do relatório “Livre para Menstruar”, uma em cada quatro adolescentes brasileiras não dispõe de um pacote de absorventes quando menstrua.
Uma outra pesquisa aponta que 22% das brasileiras de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos de higiene específicos para o período menstrual, número que sobe para 26% na faixa de 15 a 17 anos.

Dose de reforço
A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19, para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há 6 meses e imunossuprimidos que completaram o ciclo vacinal há pelo menos 28 dias.
Essa é mais uma estratégia da campanha de combate à pandemia e tem por objetivo oferecer maior proteção aos grupos que possuem mais chances de desenvolver formas mais graves da covid-19.

TRIVIAL VARIADO
Algumas cidades brasileiras já começaram os preparativos para as festas de Réveillon. Destinos como Rio de Janeiro e Salvador planejam celebrações com shows e a já consagrada queima de fogos.

Na capital carioca, o governo local anunciou a montagem de 13 palcos na Praia de Copacabana. Mas ainda não se sabe como será a passagem de ano em São Luís.

Um dos mais recentes boletins do Observatório da Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, aponta o Maranhão entre os 22 que estão fora da zona de alerta para a doença.

A farmacêutica Kallyne Bezerra, discípula da botânica Terezinha Rêgo, receberá, no mês de outubro, o título de Cidadã de São Luís. A homenagem foi proposta pelo vereador Raimundo Penha.

O Ministério Público do Maranhão produziu uma cartilha para alertar os consumidores sobre o chamado golpe da carta de crédito contemplada, também conhecido como golpe do falso financiamento ou ainda golpe do consórcio.

A Polícia Rodoviária Federal deflagrou a operação “Guardiões do Bioma no Maranhão”. Já foram flagradas três cargas irregulares, totalizando 81,57 metros cúbicos de madeira ilegal apreendidas.

Neste sábado tem Luau RootSamba, festa realizada pelo projeto Samba do Pinto, em parceria com a Toca do Trovão. Será o grande encontro do samba e do reggae para celebrar a volta da Toca. As atrações serão Vamu di Samba, Soul reggae, Léo Wadie, Feijoada Completa, DJ Blemes e DJ Thais Habib, além de vários convidados.

Um maranhense está entre os 65 candidatos aprovados na primeira rigorosa seletiva realizada pelo Bope mineiro, sendo que apenas 23 concluíram o curso, iniciado em 7 de junho deste ano e encerrado no último fim de semana. Dentre os novos caveiras, 21 são policiais militares de Minas Gerais.

O Bistrô Quintalão realiza, hoje e amanhã, um Festival Gastronômico para comemorar seus cinco anos de sucesso na Península da Ponta d´Areia. O menu terá seis etapas a cargo dos chefs Paulo Conceição e Deyse Paparoto – ela, vencedora do Master Chef Profissionais.

DE RELANCE

Tênis de Mesa e Medalhas
Três dias de competições, mais de 700 participantes de todo o Brasil e atletas empolgados fizeram do TMB Challenge Plus, um dos maiores eventos do tênis de mesa do país, competição realizada no último fim de semana em São Luís. O Fórum Jaracaty, projeto apoiado pelo governo estadual, participou e não decepcionou no torneio nacional, garantindo resultados bastante satisfatórios. Com sete atletas disputando desde as categorias de base, o Fórum Jaracaty levou para casa duas medalhas.

Em Brasília com Bolsonaro
O deputado federal Josimar do Maranhãozinho foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma reunião no Palácio do Planalto. E aproveitou para conversar sobre os avanços que vem realizando no cenário da política estadual. Josimar apresentou pleitos dos municípios maranhenses, além de cobrar por reformas nas estradas federais que interligam o Estado. Bolsonaro ficou animado com o encontro e já marcou outra reunião com o parlamentar para os próximos dias.

Revivendo a Boate Genesis
É no próximo sábado a festa “Genesis Forever”, pela primeira vez realizada no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses. O evento, sob a coordenação de João Marcelo e Salim Lauande, reviverá uma das mais emblemáticas boates de São Luís, ao som de canções dos anos 1970, 1980 e 1990. Inaugurada em abril de 1986, a Gênesis foi uma ideia de quatro jovens que se juntaram para suprir a necessidade de fazer alguma coisa diferente nesta capital naquela época.

Dino e vaga no Senado
O governador Flávio Dino voltou a mencionar sua pretensão de deixar o governo em abril de 2022 para disputar uma cadeira no Senado Federal, nas próximas eleições. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na noite do último domingo, ele disse que este é o plano “A, B e C”, numa referência à prioridade que dá ao assunto. No entanto, deixou no ar que pode haver alguma excepcionalidade.

Cultura na Praça
Jovens da comunidade de Verona/Vila Tropical, no município de Bom Jesus das Selvas, estão aprendendo, na prática, a fazer cinema. Lá, estão sendo realizadas oficinas de audiovisual que integram o projeto Cultura na Praça, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, que promove exibições gratuitas de cinema no interior dos estados do Maranhão e Pará. O projeto é realizado nos estados do Maranhão e Pará desde 2017.

Energia nuclear
O governo publicou no Diário Oficial da União, decreto que cria a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, empresa pública organizada sob a forma de sociedade anônima vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Entre as medidas previstas pelo decreto está a exigência de que a União continue tendo o controle direto ou indireto das empresas, instalações e participações, detidas ou gerenciadas pela Eletrobras, especificamente Eletrobras Termonuclear e Itaipu Binacional.

Prova de vida no INSS
Mais de 7,3 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda precisam fazer a prova de vida até dezembro de 2021. Quem não cumprir a exigência terá sanções que podem chegar à suspensão do pagamento de benefícios por falta de atualização cadastral. Com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de vetar a suspensão da prova de vida até dezembro de 2021, que foi aprovada pelo Congresso, os beneficiários do INSS precisam ficar atentos ao calendário.

Alienação parental
O número de divórcios feitos em cartórios de notas do país subiu 26,9% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil. Foram 29.985 separações nos cinco primeiros meses de 2021 contra 23.621 de janeiro a maio do ano passado. Com esse crescimento, aumenta, também, a preocupação em relação a uma questão que afeta diretamente os filhos desses casais em separação: a alienação parental, situação que ocorre quando uma das partes influencia o filho a tomar partido e a se colocar contra a outra parte.

Para escrever na pedra:
“Quando a noite esconde a luz, Deus acende as estrelas!”. Do padre Fábio de Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.