Ciclo de imunização

Maranhão é o 3º estado que mais aplicou 2ª dose na população adulta

Atrás somente dos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul, o estado precisa vacinar cerca de 1.400.000 pessoas maiores de 18 anos para completar o ciclo de imunização em adultos

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Vacinação  prossegue  em todo  o estado
Vacinação prossegue em todo o estado (vacina contra covid)

São Luís – Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (13), apresentam o Maranhão como o terceiro estado brasileiro em que mais adultos completaram o ciclo da imunização contra a Covid-19, tomando dose única, ou recebendo a segunda dose das vacinas contra o vírus.

Atrás somente dos estados do Amazonas, que só precisa vacinar 24,3% dos adultos, e Rio Grande do Sul, que 26,85% da população maior de idade completar ainda precisa completar a imunização, os dados do Ministério da saúde mostram que no Maranhão 1.374.461 pessoas, a partir dos 18 anos, ainda não tomaram a segunda dose, o que equivale a 28,20%.

A cidade de São Luís ultrapassou a marca de mais de meio milhão de segundas doses aplicadas contra a Covid-19. Com esta marca, a capital maranhense - que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), tem cerca de um milhão e 15 mil habitantes –, atinge quase a metade de sua população com ciclo de vacinação completo.

“Nosso propósito, desde o início da nossa gestão, é promover a saúde e o bem-estar da nossa população, combatendo a pandemia e a vacina, sem dúvidas, é fundamental neste contexto. Por isso mesmo, estamos muito felizes em saber que já imunizamos contra a Covid-19 mais de meio milhão de pessoas. São Luís é uma cidade comprometida com a saúde do seu povo e minha gestão tem trabalhado diariamente para que a gente possa disponibilizar as doses das vacinas para todos, inclusive as terceiras doses, cujo calendário também avança na capital, que, novamente, dá exemplo para o restante do país”, disse o prefeito Eduardo Braide.

População Total
Apesar da aceleração da vacinação dos adultos no Maranhão, o epidemiologista Antônio Augusto Moura ressalta que o ideal para conter o avanço do vírus e impedir novas mutações é a imunização completa de pelo menos 70% da população total.

De acordo com as atualizações do Consórcio de Imprensa, divulgadas na última segunda-feira, 14, o Maranhão completou o ciclo de imunização em apenas 26,29% da população total. Os dados ainda destacam que foram aplicadas 27,47% das doses recebidas pelo Estado, destinadas a aplicação.

Mais vacinas
De acordo ainda com o Ministério da Saúde, para atingir a meta de toda população adulta brasileira com a primeira dose, novas doses da vacina da Pfizer/BioNTech começaram a ser distribuídas nos estados brasileiros.
Ao todo, o Maranhão vai receber 159.120 doses para iniciar o ciclo de vacinação em toda população adulta do Estado. 143.208 adultos, a partir dos 18 anos, ainda não receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 no Maranhão.

SAIBA MAIS

Onde vacinar?

A vacinação acontece em nove pontos da cidade, das 8h às 18h, de acordo com o calendário divulgado pela Prefeitura. Entre os centros de vacinação, estão o Multicenter Sebrae (Cohafuma), UFMA (Bacanga), UEMA (São Cristóvão), UNDB (Renascença), IFMA (Maracanã), e ainda os drive thrus do Ceuma (Renascença), Shopping da Ilha (Maranhão Novo), UFMA e UEMA, que contam com doses dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.