Estado Maior

Entre os últimos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O Maranhão volta a figurar em ranking nacional com dados nada animadores. Na verdade, muito longe de serem, pelo menos, razoáveis. O Ranking do Saneamento Básico de 2021 mostra um estado com quase 80% da população sem esgoto tratado e cerca de 50% dos maranhenses sem abastecimento de água.

Claro que os números não são desconhecidos. Nos últimos anos, quase não houve avanços de fato no quesito saneamento básico.

Segundo o Instituto Trata Brasil, responsável pelo levantamento, além da situação de pouco padrão de cidadania da maioria da população, o Maranhão perde bilhões de reais por ter de gastar com saúde pública. Ou seja, as doenças associadas à falta de esgoto tratado e abastecimento de água adequado geram gastos com saúde.
Fora isso, vale lembrar que falta de tratamento de esgoto causa poluição do meio ambiente. No Maranhão, esta situação não é incomum. Nas praias de São Luís, é quase rotineiro o flagrante de esgoto indo direto para o mar.

Pelo visto, o governo estadual e as prefeituras do Maranhão não têm investido o suficiente para mudar os dados exposto no Ranking do Saneamento e para evitar poluição do meio ambiente.

Dessa forma, o estado deverá se manter por mais um bom tempo com dados entre os piores do Brasil, somando com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma educação ainda abaixo da média nacional.

Dados piores
Estes dados podem ser piores do que o do Ranking do Saneamento Básico 2021. Se realizado o censo demográfico este ano ainda, os números sobre saneamento e outros dados sociais podem não ser animadores.

Sobre a realização do censo, o ministro do STF Gilmar Mendes deu um prazo de cinco dias para o governo federal explicar sobre o cumprimento de decisão judicial.

A decisão veio de ação do Governo do Maranhão, que solicitou ao STF (e conseguiu decisão favorável) determinação para obrigar o governo federal a realizar o censo ainda este ano.

Sem orçamento
O censo demográfico deveria ter sido realizado em 2020, no entanto, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível.

Este ano, o governo federal anunciou que o levantamento não poderia ocorrer por falta de dotação orçamentária e, por isso, o governo do Maranhão entrou com o pedido para obrigar a União a fazer o censo.

Sobre dotação orçamentária, na Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada este ano, os parlamentares incluíram recursos para realizar o censo em 2022.

Mais para frente
Ao que tudo indica, o governador Flávio Dino (PSB), deverá deixar somente para o próximo mês mais uma rodada de conversa com os seus dois principais pré-candidatos ao governo.

A reunião do socialista com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e com o senador Weverton Rocha (PDT) será para deixar encaminhadas as posições que deverão ser tomadas até novembro.

Mesmo com esta agenda prevista, tanto Brandão quanto Weverton já sabem os caminhos que deverão tomar antes do fim do ano.

Continuará no ninho
O ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), vai deixar a aliança com o senador Roberto Rocha (sem partido).

Madeira decidiu se manter no ninho tucano e apoiar o projeto político-eleitoral do vice-governador Carlos Brandão.

A decisão do ex-prefeito de Imperatriz passa, claro, pelo espaço que deverá ter a partir de novembro no governo Flávio Dino. O espaço deve ocorrer após adequações com a retirada do PDT da gestão.

Heteróloga
O secretário de Saúde, Carlos Lula, anunciou que a aplicação da segunda dose para quem tomar a primeira de AstraZeneca será de Pfizer.

Segundo o gestor, há evidências científicas que mostram eficácia na chamada vacinação com imunizantes diferentes.

“Esta medida se chama Vacinação Heteróloga e está baseada em evidências científicas que comprovam eficácia contra o vírus”, disse Lula.

DE OLHO

11% da população do Maranhão tem acesso a esgoto. O dado é do Ranking do Saneamento Básico 2021.

Luto
Faleceu na madrugada de ontem o ex-senador Magno Bacelar. Ele estava internado desde o início deste mês em decorrência de um AVC.

O velório ocorrerá em Coelho Neto, cidade em que ele foi prefeito.

Além de senador e prefeito, Magno Bacelar foi deputado estadual e federal e ainda vice-prefeito de São Luís.

E MAIS

• Magno Bacelar foi um dos fundadores da TV Difusora, a primeira emissora de televisão do Maranhão.

• Os prefeitos do Maranhão se reuniram ontem com o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública para tratar sobre regularização fundiária e também resíduos sólidos.

• A ideia é debater as políticas que são desenvolvidas pelas gestões municipais nas duas áreas para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.