Vida | Beleza

Cabelos ralos e finos? Descubra qual o segredo para aumentar a resistência dos fios

Reconstruir a fibra capilar é essencial para deixar as madeixas encorpadas e volumosas
15/09/2021 às 12h27
Cabelos ralos e finos? Descubra qual o segredo para aumentar a resistência dos fiosBanco de imagens/Freepik


São Paulo - Sejam curtos ou compridos, lisos ou cacheados, cada tipo de cabelo requer uma rotina de cuidados diferente. Entender e respeitar a necessidade das madeixas é essencial para mantê-las fortes e saudáveis. Uma das preocupações mais recorrentes no universo capilar está atrelada ao volume e densidade dos fios, um problema que atinge os diferentes tipos de cabelo e pode ser causado por motivos distintos.

Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, cabelos ralos e finos costumam ser motivo de insatisfação porque além de não adquirirem volume naturalmente, ainda quebram e embaraçam com facilidade. Ela aponta que a hereditariedade, o processo de envelhecimento, a deficiência de vitaminas e, até mesmo, o excesso de procedimentos químicos ou o uso frequente de ferramentas de calor causam a fragilidade das mechas. "O cabelo fino está ligado ao diâmetro do fio, enquanto o cabelo ralo está relacionado a quantidade de fios por cm2 na cabeça. Independente do motivo que determina essas características, as madeixas apresentam predisposição a quebra e queda capilar", explica.

De acordo com Renata, tanto o couro cabeludo, quanto o comprimento dos fios, podem estar enfraquecidos. Dessa forma, é preciso reverter o processo de rarefação capilar através de tratamentos que atuem desde o bulbo capilar até o córtex dos fios. "Com as madeixas nesse estado, é necessário recuperar seus nutrientes essenciais para promover sua reestruturação e fortificá-las. Estimular o metabolismo intracelular, elevar os níveis de energia das células e melhorar a vascularização do couro cabeludo, são algumas das maneiras de impulsionar o crescimento dos fios e evitar a queda", revela.

Para isso, a especialista recomenda os processos de hidratação e reconstrução. "Esses cuidados são os primeiros passos para proporcionar maior densidade do cabelo, fortalecer e aumentar o calibre dos fios, impedindo que eles se quebrem com facilidade. Além disso, lavar o cabelo com água fria e massagear o couro cabeludo pode ajudar, já que esses hábitos aumentam o fluxo sanguíneo e estimulam os folículos pilosos, auxiliando em um melhor fluxo de nutrientes aos fios. Ao recuperar a densidade das madeixas, é possível utilizar truques que aumentem seu volume, como secar o cabelo de cabeça para baixo, proporcionando volume à raiz, ou investir em cortes repicados e desfiados. Assim, cabelos ralos e finos podem deixar de ser uma preocupação", finaliza.


Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte