Covid-19

São Luís já tem metade da população totalmente imunizada

Mais de 500 mil pessoas, na capital, já tomaram a segunda dose de vacinas contra a Covid-19

Gilberto Léda da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Metade da população de São Luís já toou a segunda dose de vacinas contra Covid-19
Metade da população de São Luís já toou a segunda dose de vacinas contra Covid-19 (Vacinação terceira dose)

A cidade de São Luís ultrapassou a marca de mais de meio milhão de segundas doses aplicadas contra a Covid-19. Com esta marca, a capital maranhense - que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), tem cerca de um milhão e quinze mil habitantes -, atinge quase a metade de sua população completamente vacinada.

“Nosso propósito, desde o início da nossa gestão, é promover a saúde e o bem-estar da nossa população, combatendo a pandemia e a vacina, sem dúvidas, é fundamental neste contexto. Por isso mesmo, estamos muito felizes em saber que já imunizamos contra a Covid-19 mais de meio milhão de pessoas. São Luís é uma cidade comprometida com a saúde do seu povo e minha gestão tem trabalhado diariamente para que a gente possa disponibilizar as doses das vacinas para todos, inclusive as terceiras doses, cujo calendário também avança na capital, que, novamente, dá exemplo para o restante do país”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Segundo dados do vacinômetro da Prefeitura de São Luís, na sexta-feira (10), foi contabilizado um total de 521. 294 aplicações da segunda dose das vacinas que integram o Plano Municipal de Imunização e disponibilizadas ao Município pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde.

Para o secretário municipal de saúde, Joel Nunes, esta é uma grande conquista, mas o trabalho deve continuar para que toda população seja imunizada. “Pensar sobre o trabalho executado na campanha de vacinação e perceber que estamos alcançando, positivamente, resultados expressivos é, sem dúvidas, uma honra, e isso demonstra que estamos avançando no combate à Covid-19. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito, muitas pessoas a serem vacinadas, e a Secretaria Municipal de Saúde continuará trabalhando intensamente a fim de garantir que toda a população esteja com a imunização completa”, disse.

A vacinação acontece em nove pontos da cidade, das 8h às 18h, de acordo com o calendário divulgado pela Prefeitura. Entre os centros de vacinação, estão o Multicenter Sebrae (Cohafuma), UFMA (Bacanga), UEMA (São Cristóvão), UNDB (Renascença), IFMA (Maracanã), e ainda os drive thrus do Ceuma (Renascença), Shopping da Ilha (Maranhão Novo), UFMA e UEMA, que contam com doses dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Para a coordenadora da campanha de imunização, Delryhane Carvalho, o esforço e dedicação demandados, diariamente, pela campanha ganham um novo significado à medida em que vidas são preservadas. “A vacinação contra a Covid-19 representa muito mais que uma imunização. Ela engloba os anseios de uma vida melhor e plena que tantos se sacrificaram para alcançar. A rotina não é fácil, já que todos os dias temos que administrar os nossos insumos e capital humano da maneira mais eficiente possível, para que as pessoas sejam vacinadas, e alcançar hoje a marca de meio milhão de habitantes plenamente vacinados é algo que faz todo esse esforço valer a pena. Em nome de todos os envolvidos, posso dizer que é gratificante demais poder imaginar a imensidão de vidas que essas doses têm preservado” disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.