Com vacinação

Pandemia: municípios do Maranhão começam a zerar casos de Covid-19

Epidemiologista confirma a queda contínua de novos casos no estado; hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão estáveis em São Luís

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O números de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 está menor
O números de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 está menor (Leitos no Maranhão)

SÃO LUÍS – Com o avanço da vacinação, alguns municípios do Maranhão começaram a zerar os casos de Covid-19, nesta quinta-feira, 9, Rosário e Matina divulgaram boletins confirmando essa informação. No último dia 8 de setembro, São Luís também não apresentou novos casos da doença. De acordo com o epidemiologista, Antônio Augusto Moura da Silva, o estado segue numa queda no número de casos e óbitos causados pelo coronavírus.

“A queda do coronavírus no Maranhão continua nesta semana. Estamos tendo uma queda continuada, tanto no número de casos, quanto no número de óbitos. Pelo boletim do InfoGripe, as hospitalizações pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão estáveis e a mesma coisa está acontecendo em São Luís”, afirmou Antônio Augusto, via redes sociais.

Com pouco mais de 43 mil habitantes, a cidade de Rosário divulgou, ontem, que zerou os casos confirmados de Covid-19, levando em consideração a atualização do dia 9 de setembro. Até o momento, o município conta 616 notificações.

O mesmo aconteceu com Matinha, cidade localizada a 192 km da capital, que também nesta quinta-feira, divulgou em suas redes sociais, que o município zerou os casos. “Esse número representa o trabalho de uma gestão responsável e comprometida no combate à pandemia e do esforço incansável dos profissionais da saúde”, destacou a publicação feita pela prefeitura de Matinha.

Em outra cidade do interior do estado, Arari, os casos ainda não chegaram a zero, no entanto, apenas 3 casos ativos estão sendo acompanhados pelos profissionais de saúde. Esse é o menor índice de casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

Já em Raposa, uma das cidades que compõem a região metropolitana de São Luís, o Centro de Atendimento à Covid-19 está, atualmente, sem nenhum paciente, o mesmo vale para o acompanhamento de pessoas com sintomas gripais. Além disso, não há nenhum raposense internado em leitos de UTI da capital.

Leitos

Ainda segundo as observações do epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva, a situação do Maranhão em relação a ocupação de leitos de UTI é mais tranquila, em comparação a meses anteriores.

“A taxa de ocupação de leitos de UTI está abaixo de 50% em todas as regiões do estado. Continuamos com a queda no número de internações em leitos clínicos e de UTI em São Luís. No setor privado são muito poucos pacientes internados”, esclareceu.

Cobertura vacinal

As quedas continuas no número de casos e óbitos por coronavírus começaram a ser notadas, com mais frequência, após o avanço na vacinação. “A cobertura da vacina segue aumentando. Esta semana nós tivemos um aumento de 1% na cobertura vacinal com a primeira dose no Maranhão – que passou agora para 54% –, e a cobertura com a segunda dose passou para 24%. Em São Luís o número é mais elevado, com 76% da população, com a segunda dose houve um aumento de 6% na última semana, chegando agora a 38% da população vacinada”, finalizou o epidemiologista.

Números

0 casos em Rosário

0 casos em Matinha

0 pacientes em UTI em Raposa

3 casos ativos em Arari

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.