Religiosidade

Procissão dos Orixás e missa em ação de graças celebram os 409 anos de SL

Evento de matriz africana é uma forma de homenagear, além de São Luís, dom Luís Reis de França e Nossa Senhora da Vitória; missa foi na Catedral Metropolitana

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Procissão percorre ruas do centro de São Luís
Procissão percorre ruas do centro de São Luís

São Luís – A Procissão dos Orixás, evento que tradicionalmente acontece no dia 8 de setembro, percorreu as ruas do Centro Histórico até chegar à igreja do Desterro, nesta quarta-feira, aniversário da capital. O ato foi uma realização da Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (Fucabma) e terminou com uma salva de tambores e homenagens aos santos e entidades da religião.

O encontro dos adeptos da religião de matriz africana acontece há mais de meio século e é vivenciado também por turistas, professores, pesquisadores e estudantes, tem apoio do Executivo Municipal, e integra o calendário das atividades em comemoração ao aniversário de São Luís.

O evento retomou sua celebração – depois de um ano sem acontecer - seguindo todos os protocolos sanitários. Na ocasião, reuniram-se pais, mães, filhas e filhos de santo e a comunidade afro, com o intuito de percorrer as ruas seculares da cidade, homenageando além de São Luís, dom Luís Rei de França – entidade que se inspira no rei que deu nome à capital maranhense –, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição e Santa Bárbara.

“A procissão era muito grandiosa antes da pandemia, neste momento, porém, estamos retomando dentro de todos os protocolos sanitários, até porque São Luís é a cidade da vacinação, principalmente o povo de terreiro”, frisou Biné Gomes Abinokõ, filho do Terreiro de Iemanjá e vice-presidente da Fucabma.

Importância do Evento
Para Biné Gomes, a procissão foi muito importante, pois é uma forma de falar ao Maranhão que deve existir respeito com religiões de matriz africana.

"Algumas pessoas de outras religiões não conseguem nos respeitar. Nós somos uma religião de amor, pregamos a caridade, uma religião de estar juntos e por isso passamos tanto tempo sem nossas atividades, por essa relação com a comunidade. Por isso é muito importante que a gente fale e busque o respeito para com o povo de terreiro", frisou ele.

Prefeito Eduardo Braide participou da missa em ação de graças a São Luís
Prefeito Eduardo Braide participou da missa em ação de graças a São Luís

Missa em Ação de Graças pelos 409 anos de São Luís
No período da manhã, para comemorar os 409 anos de São Luís, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana da cidade, Igreja da Sé, na Praça dom Pedro II. O prefeito Eduardo Braide acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, participou da celebração, que reuniu membros do clero ludovicense, autoridades civis e convidados da comunidade.

“Viemos pedir as bênçãos de Deus para continuarmos cuidando da nossa cidade e das pessoas que vivem nela. Estamos fazendo todos os esforços necessários para que São Luís possa se desenvolver e a população tenha mais dignidade e qualidade de vida. Fico feliz de poder comemorar o aniversário da nossa cidade com boas notícias. Somente hoje devemos vacinar, com a segunda dose, mais de 20 mil pessoas, vamos entregar obras importantes pela cidade e ao longo do mês serão muitas as ações para marcar esta data”, disse o prefeito.

Durante a celebração, dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, afirmou que o dia de ontem,8, marcava a natividade do encontro de diferentes culturas. “O dia de hoje[ontem] é o dia do encontro de diferentes povos que formaram nossa cidade. Precisamos seguir todos os dias com o espírito inspirado para a construção de uma cidade que gere convivência harmônica entre as pessoas, apesar das dificuldades que estamos enfrentando no momento”, disse o arcebispo.

SAIBA MAIS

O que são orixás?

Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé. Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.