COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
REENCONTRO de bons amigos na noite festiva do restaurante Cabana do Sol: André Jardins (de Presidente Dutra) e o médico Osmir Sampaio
REENCONTRO de bons amigos na noite festiva do restaurante Cabana do Sol: André Jardins (de Presidente Dutra) e o médico Osmir Sampaio

Jazz & Blues
Começou ontem, reunindo um público numeroso de amantes de jazz e blues, a 13ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, com shows presenciais estrelados por grandes nomes nacionais e locais através do circuito que se iniciou em São Luís, e seguirá para Atins, vilarejo em Barreirinhas, no próximo final de semana.
Na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa) os shows começaram ontem e prosseguem hoje, a partir das 20h.

Jazz & Blues...2
A abertura do Festival teve Jane Duboc e Ogair Júnior em show dedicado ao hitmaker Burt Bacharach. E contou ainda com o duo Jefferson Gonçalves e Kleber Dias, exímios instrumentistas resgatando o blues de raiz.
A noite teve encerramento com os maranhenses Israel Dantas (violão), Carlos Raquet (contrabaixo), Renato Serra (teclados), Rui Mário (acordeon) e Ronald (bateria) apresentando o espetáculo “Caminhada” em homenagem ao baixista Mauro Sérgio, falecido em junho deste ano, vítima de Covid-19.
Hoje, aniversário dos 409 anos de São Luís, os shows continuam na Concha Acústica, com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi abrindo a noite, seguido dos espetáculos dos craques Zé Paulo Becker & Marcos Sacramento.
O pianista Salomão Soares e a cantora Vanessa Moreno encerram a programação na capital maranhense.

Jazz & Blues...3
Todos os shows são abertos ao público, mas a capacidade é restrita a 400 pessoas, respeitando o distanciamento e o protocolo de saúde.
Regras de proteção coletiva foram estabelecidas. Cada pessoa poderá receber uma pulseira de acesso que será já colocada no ato da entrega. Para ter acesso ao local do show será necessário estar (além da pulseira) com a carteira de vacinação em dia e usando máscara.
As pulseiras estarão disponíveis a partir de 17h, na bilheteria da Concha Acústica. São válidas e diferenciadas por dia de acesso.
Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível.

Jazz & Blues...4
O Lençóis Jazz & Blues Festival, continua em duas etapas. Da Capital o circuito seguirá para Barreirinhas com shows a serem realizados no povoado de Atins, dias 10 e 11 de setembro.
Os duos Jefferson Gonçalves & Kleber Dias, Nailor Proveta & Alessandro Penezzi, Zé Paulo Becker & Marcos Sacramento, Salomão Soares & Vanessa Moreno também integram a programação de Atins, além da DJ maranhense Vanessa Serra.
A realização do vitorioso evento é da Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão

Mudança de prazos eleitorais
Escondida entre os mais de 900 artigos do novo código eleitoral, que deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados, está a mudança do prazo para o registro das candidaturas a partir da eleição de 2022. A proposta é de antecipar a data limite, hoje em 15 de agosto, para o dia 1º de junho. Com isso, as convenções também seriam adiantadas, e teriam de ocorrer em maio. Na regra atual, elas ocorrem entre os dias 20 de julho e o dia 5 de agosto. Embora o texto não preveja a extensão do período de campanha eleitoral, na prática, ela também seria antecipada.

TRIVIAL VARIADO

O 7 de Setembro de 2021 já está na história. O dia amanheceu com o Brasil inteiro de verde e amarelo, e também líderes internacionais, de antenas ligadas.

O que os atos em favor de Bolsonaro em Brasília e na Avenida Paulista vão causar de impacto político?

Tudo não passou de barulho. Os bolsonaristas gritaram, falaram, mas só houve pequenos atritos isolados e tudo não passou disso. Santa paz. O Brasil acordou apreensivo, mas foi dormir tranquilo.

O fato é que, a julgar pelas redes sociais, o Brasil parecia estar prestes a entrar num clima de guerra. O Twitter, só com a convocação, cresceu 14%. Os evangélicos largaram as suas igrejas para ir lá aplaudir Bolsonaro (com alguns poucos contra).

No tempero, a polícia, que foi às ruas para garantir a ordem, mas com muitos dos seus integrantes abertamente simpatizantes de Bolsonaro.

A preocupação era generalizada, e um documento divulgado por 21 líderes dos quatro cantos do planeta externava os receios gerais com um possível golpe no Brasil.

Só para lembrar, semana passada dizia que guerra não se ganha com flores, quem quer paz se prepare para a guerra. Parece surreal, mas estamos vivendo isso mesmo.

Paz e sossego encontraram os que foram ontem ao almoço da Petisqueira da Mamãe. Comida gostosa, gente alegre movimentando o local e um clima de muita simpatia.

Aliás, na Petisqueira foram vistos Jaqueline e Ivaldeci Mendonça Júnior, Elie Hachem com a irmã Cecília e o cunhado Antonio José Lago, mais Antonio Holanda Sobrinho, muito cumprimentado pelo sucesso da filha Luanne Holanda nas redes sociais.

DE RELANCE

França homenageia Belmondo
Numa resposta à comoção nacional motivada pela morte de Jean-Paul Belmondo (1933-2021), o Presidente Emmanuel Macron anunciou ontem a realização de uma homenagem ao ator nesta quinta-feira no palácio Les Invalides, em pleno centro de Paris, estando o funeral marcado para a manhã de sexta-feira. Lembrando que o protagonista de O Acossado (Jean-Luc Godard, 1959), mas também de Itinerário de uma Vida (Claude Lelouch, 1988) é, entre os grandes atores franceses, aquele que mais se aproximou do gosto do grande público, Macron notou que todos os franceses se reconheciam nele, no seu brilho e na sua capacidade de rir e de fazer rir.

França homenageia Belmondo...2
“Era um herói sublime e ao mesmo tempo uma figura familiar”, acrescentou o Presidente francês, que na véspera tinha já lamentado o desaparecimento de um ator que classificou como “tesouro nacional”. A homenagem nos Invalides vem assim corroborar o sentimento nacional de reconhecimento perante a figura e a carreira de um ator que, para muitos franceses, ficou como “O Magnífico”, numa alusão à sua interpretação no policial com esse título que Philippe de Broca realizou em 1973.

França homenageia Belmondo...3
Numa carreira de mais de meio século e perto de nove dezenas de filmes, Belmondo tornou-se, de fato, uma referência do cinema francês (e europeu), que tanto encarnou as personagens sem chão da nouvelle vague, com Godard, Truffaut ou Chabrol, como do cinema de gênero, e mais popular, de tantos outros cineastas. Uma carreira que já tinha, de resto, sido devidamente reconhecida e celebrada a nível institucional pelo próprio Emmanuel Macron, quando em 2019 lhe concedeu o grau de Grande Oficial da Legião de Honra, depois de o seu antecessor, François Hollande, o ter também condecorado como Grande Oficial da Ordem Nacional de Mérito.

França homenageia Belmondo...4
A anunciada homenagem a Belmondo nos Invalides – um monumento que durante muitos anos foi reservado a louvar os militares mortos pela França, como recorda o jornal Le Parisien – vem suceder-se àquelas que recentemente foram prestadas a outras figuras notáveis do país, como o professor e escritor Jean d’Ormesson (1925-2017), o cineasta Claude Lanzmann (1925-2018) ou o cantor e ator Charles Aznavour (1924-2018).

Turismo e o exemplo gaúcho
Uma dica para ser seguida por todas as secretarias de turismo do Brasil: a secretaria de Turismo do RS está lançando uma nova sinalização para orientar turistas que desejam desbravar aquele Estado. Os “pins” serão instalados em diferentes pontos do RS. O primeiro ficará no aeroporto Salgado Filho. Através de um QR Code, ativado ao apontar a câmera do celular, é possível acessar o site do governo, com rotas e destinos para visitação.

Brasileiros e brasileiras
Em um vídeo de cerca de 7 minutos, enviado ao Rio Grande do Sul, o ex-presidente da República José Sarney cumprimentou a Escola Judiciária Eleitoral gaúcha, que passou a se chamar “Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto”. Uma frase sintetiza a opinião de Sarney sobre Brossard: “Qualquer homenagem, no Rio Grande do Sul ou no Brasil, será menor do que a sua vida”.

Sabores de São Luís
Nos dois dias do Festival Gastronômico “Sabores de São Luís”, que acontece nos próximos dias 10 e 11, no Restaurante Escola do Senac, o público poderá conferir e adquirir artesanatos tipicamente regionais, que estarão expostos para comercialização em um espaço do salão do restaurante. A venda será realizada pela Associação Buriti Arte, um grupo criado em 2002 no intuito de levar dignidade e possibilidade de renda a mulheres do bairro Maracanã, em São Luís, que produzem peças a partir da fibra do buriti.

Na Petisqueira da Mamãe
O empresário maranhense Joseph Madeira, que há anos reside em Palmas, no Tocantins, onde preside a Associação Comercial do Estado, foi conhecer ontem, antes de prosseguir viagem a São Paulo, acompanhado da esposa Adriana, o restaurante “Petisqueira da Mamãe”, de Jália Rubi e Anderson Teodomiro, no Renascença. Sairam de lá no mais absoluto estado de graça, elogiando os deliciosos quitutes da casa.

Para escrever na pedra:
“Saber que não se sabe é o saber mais difícil e delicado”. De Ortega y Gasset.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.