Literatura

Lendas e criaturas fantásticas em livro de maranhense

"Cordel dos Seres Imaginários", de Wilson Marques, fala de personagens da cultura brasileira, como o saci, currupira e mula sem cabeça

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O escritor Wilson Marques
O escritor Wilson Marques

São Luís - Quem não lembra dos fantásticos personagens de lendas tradicionais que nos foram contados durante a infância? Saci, Currupira, Mula sem Cabeça e diversos outros que crescemos escutando e conhecendo sobre. E é no intuito de manter esses personagens vivos que o escritor maranhense Wilson Marques publica novo livro, “Cordel dos Seres Imaginários”. A obra inda não tem data de lançamento definida. O autor está realizando uma triagem para que o lançamento ocorra quando as circunstâncias estiverem mais favoráveis e a pandemia tenha passado.

Trazendo personagens da nossa cultura popular, o livro, escrito em cordel, é mais uma cria do escritor voltado para o público infantil. “Acredito que é nosso dever trabalhar no sentido de fortalecer nossa cultura e tradições, e uma das formas que alcançamos isso é compartilhando esses saberes com as novas gerações", afirma ele.

Capa do livro
Capa do livro

Depois de enfocar a história de São Luís, da lendária Ana Jansen e falar sobre a tradição do bumba meu boi e do povo indígena tenetehara, Wilson traz para as páginas, a ludicidade dos personagens da cultura popular.

"Acho que a literatura, pelo seu caráter lúdico, ocupa lugar de destaque, no sentido de levar às crianças a riqueza das nossas lendas, contos populares, cordel, e tantas outras manifestações que fazem essa nossa cultura ser rica e vibrante”, observa o escritor.

Trabalho

Wilson Marques é natural de Caxias, onde nasceu em agosto de 1962. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo trabalhado na função de repórter em jornais como O Estado do Maranhão (São Luís) e Jornal da USP (São Paulo), entre outros.

Inspirado nas tradições culturais e populares do seu estado, iniciou sua carreira de escritor com o lançamento do livro “Touchê, uma aventura pela Cidade dos Azulejos”. Seguiu-se a este mais de duas dezenas de obras, sobretudo para o público infantil e juvenil, publicadas tanto de forma independente como também por grandes editoras nacionais, a exemplo de “Adivinha quem foi o miolo do boi” (Editora do Brasil), “Criações – mitos tenetehara” (Paulus Editora), “Arte e manhas do Jabuti” (Autêntica Editora), “Os dois irmãos e o olu” e “A menina inhame” (SESI-SP Editora) e “O jovem João do Vale” (Editora Nova Alexandria).

É autor ainda dos livros infantis “As aventuras de Wiraí” e “Fábulas de La Fontaine em cordel”, obas incluídas no Plano Nacional do Livro Didático e Literário (PNLD) do governo federal, que alcançaram, juntas, venda acima de 220 mil exemplares, com distribuição em todo território nacional.

Atualmente, Wilson trabalha na produção de títulos inéditos e em projetos voltados para a divulgação e difusão do livro e da leitura em nosso estado.

Os interessados em adquirir a nova obra, podem entrar em contato com o autor, por meio de suas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.