Feriadão

Banhistas passam o feriado na praia, mas temem balneabilidade

De acordo com o último boletim da Sema, nove pontos de praia estão impróprios para banho na Ilha; banhistas temem doenças

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Feriadão tem sido marcado por grande movimentação de banhistas nas praias da Grande Ilha
Feriadão tem sido marcado por grande movimentação de banhistas nas praias da Grande Ilha (praia feriado)

São Luís – Com o feriadão (de 4 a 8 de setembro), as praias da Grande Ilha se tornaram um grande atrativo para o público que deseja descansar da rotina ou até mesmo para os turistas, que querem conhecer a orla da cidade, que completa aniversário. Contudo, a balneabilidade dos mares ainda é um fator que preocupa os banhistas que querem aproveitar o dia.

A autônoma Janiete de Fátima decidiu levar seus filhos e sobrinhos para aproveitar o dia de sol na praia do Calhau, mas conta que, após ter pego “pano branco” - uma infecção fúngica comum que provoca pequenas manchas descoloridas na pele -, ela sente receio de ir ao mar e de deixar seus filhos irem.

“Amo a praia e é uma ótima opção para as crianças, já que estamos sempre em casa devido a pandemia. Meus filhos e sobrinhos se divertem muito, mas não deixo que entrem no mar. Tenho muito medo de a água estar suja, eu já cheguei a ter pano branco após tomar banho no mar daqui, tenho até hoje a marca, então prefiro não arriscar”, conta.

Imprópria
Uma praia é considerada imprópria para banho quando são identificadas densidades superiores a 100 unidades de colônias desta bactéria para cada 100 mililitros de água (100 UFC/100 ml) em duas ou mais amostras dentro de um conjunto de cinco semanas. Ou ainda valor superior a 400 unidades desta colônia na última amostragem. A presença da quantidade destes organismos além do limite estabelecido é motivada por uma série de fatores.

A nutricionista Jaqueline Freitas também prefere curtir a praia com sua família na área dos bares, pois teme, tanto a contaminação de doenças no mar, como o risco de afogamento. “A gente nunca sabe quando a água está impropria ou não, então acho melhor evitarmos e aproveitarmos a praia só aqui na faixa de areia. Até porque é importante ter cuidado na água para não se afogar”, relata a nutricionista.

Riscos de contaminação
De acordo com especialistas, um dos principais riscos das praias improprias para banho é a propagação de doenças em banhistas e, até mesmo, naqueles que ficam na areia. Os riscos podem ir de dermatites a infecções nos olhos, ouvidos, nariz e até doenças mais graves como Hepatite A.

Rosana Castelo Branco, médica da família, explica que as dermatites podem ser causadas tanto pelo contato quanto por micro-organismo, como bactérias. “Ao contrário do que pensam, as dermatites podem acontecer com qualquer um, e não só com quem tem feridas abertas. O contato da pele com esses coliformes fecais pode gerar irritação, vermelhidão e até mesmo feridas. Em caso de pessoas que já estão com feridas abertas, o contato com a água contaminada pode, inclusive, gerar infecções e queimadura”, explicou a médica.

A hepatite A, doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, é transmitida via oral-fecal e é comumente passada quando o banhista ingere a água do mar. De acordo com Rosana Castelo, as crianças são os principais afetados por essa doença. “Crianças costumam ser mais propensas a essas doenças pois, além da fragilidade da imunidade, elas costumam ingerir água quando nadam e brincar na areia”, destacou.

A médica também lembrou dos riscos de propagação de doenças pela areia da praia. “Muitas vezes, devido a animais que passam pela areia da praia, há o risco de outras doenças como o Bicho Geográfico, que é transmitido pelas fezes do cachorro”, explicou. Bicho Geográfico é uma doença causada por um parasita que se hospeda na pele de seres humanos, causando irritação e muita coceira.

Para evitar a contaminação, a médica enfatiza a importância de evitar banhos em locais impróprios: “O ideal é que seja evitado o banho em praias improprias, mas caso ele ocorra, é importante que logo após a pessoa tome banho com água e sabão e evite o contato com olhos, bocas e nariz”.

Turismo e cuidados
Outro alerta apontado pelo Corpos de Bombeiros do Maranhão, é o cuidado com acidentes nas águas, principalmente durante este período em que há um aumento de turistas na Ilha. De acordo com a Infraero, cerca de 20 mil turistas devem passar pela Ilha durante o feriado. O número de passageiros previsto para ser maior vai de sexta-feira (3) e quarta-feira (8), datas que marcam o início e fim do feriadão. Em relação ao número de aeronaves, também houve o aumento no número de operações em 87%. Quanto à hotelaria de São Luís, a região da orla está com aproximadamente 60% de ocupação.

Tendo isso em vista, o Corpo de Bombeiros intensificou a fiscalização e a prevenção de acidentes nas praias. “Sabemos que nesse período há um aumento de pessoas nas praias, principalmente de outros municípios que não conhecem a nossa variação de maré. Por isso, intensificamos os trabalhos e redobramos as equipes. Estamos fazendo o acompanhamento desde os ônibus de turistas que chegam às orlas, a até mesmo aqueles que vão ao mar, para evitar que ninguém passe da arrebentação”, explicou o Coronel Célio Roberto.

A quantidade de casos de afogamento continua sendo abaixo das ocorrências em nível nacional, que segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), são de 16 registros de mortes por afogamento por dia, no país.

SAIBA MAIS

De acordo com o último boletim de balneabilidade das praias da Grande Ilha, divulgados pela SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais) no dia 30 de agosto, dos 22 pontos analisados, nove estão impróprios para banhos. São eles:

  • Praia Ponta d’Areia, em frente à rampa de acesso à praia, lado direito do Praia Mar hotel;
  • Praia de São Marcos, em frente ao Posto Guarda Vidas – Bombeiros;
  • Praia de São Marcos, em frente ao prédio verde com o Heliporto;
  • Praia de São Marcos, em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea;
  • Praia do Olho d’Água, em frente à descida da rua São Geraldo;
  • Praia do Olho d’Água, à direita da Elevatória Iemanjá II;
  • Praia do Olho d’Água, em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia ;
  • Praia do Meio, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2;
  • Praia do Araçagi, em frente ao Bar da Atalaia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.