Celebração

Aniversário da Cidade São Luís

José Carlos Sousa Silva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(centro histórico)

A cidade São Luís, Capital do Estado Maranhão, foi fundada em 08(oito) de setembro de 1612, e assim sendo, em 08(oito) de setembro de 2021, completa 409 anos.

Ela é, sem dúvida, histórica e belíssima. É paisagem do passado, do presente e inesquecível sempre.

Foi fundada por franceses e ampliada por portugueses e, a seguir, amada e bem administrada por maranhenses, brasileiros inteligentes, cultos e honestos.

A cidade São Luís é retrato do seu passado, do seu presente e indicador do seu futuro, onde permanecerão as suas paisagens arquitetônicas e naturais belíssimas.

A cidade São Luís foi, portanto, fundada em homenagem ao Rei da França, Luís XIII.

Os franceses, seus fundadores, somente saíram dessa linda cidade, porque foram expulsos por tropas portuguesas em 1615, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque.

Ela foi também muito desejada pelos holandeses, que nela estiveram no período de 1641 a 1644, comandados por Jan Carnelizoon Lichtarh e Hams Koin Anderson, sendo, em 28 de fevereiro de 1644, expulsos pelas tropas comandadas por Teixeira de Melo.

Assim, franceses, portugueses e holandeses deixaram na cidade São Luís eternas lembranças e significativas marcas na história.

A cidade São Luís tem o seu território na Ilha São Luís, que é imensa e muito linda. Está numa posição geográfica magnífica e que amplia a sua beleza e de repercussão universal.

Ela é cidade Luz e muito bela. É encontro dos sonhos com a realidade. Traduz o que foi, é e poderá ser, deixando em cada ser humano a certeza, a verdade pura. Revela a força do tempo e a grandeza da inteligência e da cultura.

Assim, ela é também, merecidamente, Patrimônio Cultural da Humanidade. A sua beleza merece estar sempre guardada no cérebro e no coração de cada pessoa.

Todos os imóveis construídos na Cidade São Luís merecem ser restaurados, conservados e bem ocupados, pois todos eles formam a sua história, que não merece nenhuma restrição.

Todos os maranhenses devem estar sempre unidos em benefício da Cidade São Luís e assim conservando as suas paisagens arquitetônicas e naturais.

A Cidade São Luís é, sem dúvida, uma das mais lindas do mundo e, em especial, do Brasil.

Ela está dentro do meu cérebro e do meu coração para sempre e eu dentro dela e de onde nunca sairei.

Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.