Negócios

40 anos fazendo parte da história e economia da cidade

Potiguar, empresa genuinamente maranhense gera cerca de mil empregos diretos e apoia São Luís fomentando ações sociais e patrocínios culturais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Três gerações que apoiam a arte e a cultura maranhenses: O Pres. da Potiguar Marcelo Brasil com o pai e fundador do Grupo Sr. Vieira Brasil, a filha Camila Brasil (Dir. MKT) e a esposa Fabíola Brasil.
Três gerações que apoiam a arte e a cultura maranhenses: O Pres. da Potiguar Marcelo Brasil com o pai e fundador do Grupo Sr. Vieira Brasil, a filha Camila Brasil (Dir. MKT) e a esposa Fabíola Brasil. (potiguar)

A cidade de São Luís é um grande lar coletivo, que merece apoio para se manter forte e cada dia mais bela, maior e melhor para todos.

Foi com esse pensamento, de trabalhar para ajudar a desenvolver a cidade gerando mais impostos, renda e empregos, além de ofertar produtos de qualidade para garantir mais qualidade de vida aos lares dos moradores da cidade, que o empresário Manoel Vieira Brasil fundou em 1981 aquele que se tornaria, 40 anos depois, o maior grupo varejista do segmento de home center do Maranhão: O Grupo Potiguar.

Seu Vieira como é conhecido por clientes e colaboradores trabalhou de forma correta e incansável, e plantou uma semente de grandes frutos. O Grupo Potiguar, atualmente sob o comando do administrador Marcelo Júlio Vieira Brasil, conta por 5 lojas em São Luís e 1 loja em Imperatriz, além de Centros de Distribuição; gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Pai e filho são exemplos de empresários que acreditam na força do varejo para desenvolver a cidade de São Luís.

“Somo uma empresa genuinamente maranhense, cuja origem do grupo é de São Luís e sempre acreditamos no grande potencial dessa cidade como um belo e grande lar para todos. Nossa missão é trabalhar para ajudar a tornar essa cidade mais bela e mais desenvolvida, mas de forma sustentável, mantendo suas beleza arquitetônica, seus rico folclore e cultura. Por isso apoiamos artistas locais e diversas manifestações culturais e fomentamos a cultura maranhense há anos. Em 2020, no aniversário dos 408 anos de São Luís, demos de presente para todos um mural gigante com grafite assinado pelos artistas Hélio Soares Jr. (Hagah) e Rafael Campos (Raph); que traz a mensagem do Grupo Potiguar e um convite a todos que amam essa cidade: “Ame, Preserve e Cuide”. Esse é o apelo que fazemos a todos e que está registrado no belo mural localizado na nossa loja da Cohama”, lembra o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil.

Cultura

O mural de 8m localizado na Potiguar Cohama acabou virando também um ponto “instagramável”, que atrai moradores da cidade e turistas. A obra retrata ícones maranhenses: Fofão, radiolas de reggae, o bumba- meu – boi, uma carranca da fonte do Ribeirão, a estátua dos Pescadores; a rica biodiversidade natural com caranguejos e guarás; manguezais e palmeiras; além de casarões coloniais, torres de igrejas centenárias, um barco singrando a baía de São Marcos. E o mascote da Potiguar, o simpático bonequinho conhecido como Potiboy.

Tendo a responsabilidade social como um forte valor, o Grupo Potiguar também realiza diversos projetos com foco social, com doações importantes a ONGs, hospitais e entidades filantrópicas. Desde o início da atual pandemia da Covid19, o Grupo Potiguar também realizou diversas doações como de máscaras, álcool em gel, equipamentos hospitalares e cestas básicas que foram repassados à Prefeitura de São Luís para apoiar esse momento tão delicado para todos, em especial, grupos em situação de vulnerabilidade social. A empresa fez parte de um pool empresarial que se uniu em 2020 para ajudar na compra de respiradores hospitalares doados ao Governo do Estado. E para apoiar os músicos que tiveram suas apresentações bastante reduzidas devido as restrições da pandemia, a Potiguar criou o projeto Potiguar Musical, que promove pocket shows de artistas maranhenses em sistema de rodízio, nas cinco lojas de São Luís – Centro, Cohama, Cohafuma, Av. dos Africanos e Forquilha. E mais, a empresa também promoveu algumas lives musicais através do seu canal do YouTube, ofertando música de qualidade para aliviar a dor dos ludovicenses em momentos de medo e pesar durante essa pandemia.

Outro projeto de destaque do Grupo é o da Cozinha Potiguar, espaço criado dentro da loja do Cohafuma, para a realização de oficinas e cursos de culinária. Esses eventos ajudam a capacitar as pessoas, sendo que para muitas, as receitas aprendidas nos cursos acabaram se tornando também uma fonte extra de renda e trabalho. Na pandemia, devido à impossibilidade de promover eventos presenciais, as aulas da Cozinha Potiguar foram realizadas de forma remota e digital.

E nesse aniversário dos 409 Anos de São Luís o Grupo Potiguar presta uma homenagem à cidade, valorizando duas vertentes artísticas – a música e a fotografia. Com criação da agência Quadrante e sob o comando da Diretora de Marketing do Grupo Potiguar Camila Brasil, foi criado um vídeo que une a poesia da canção de César Nascimento “Ilha Magnética” com as belezas naturas e arquitetônicas da cidade eternizadas pelos fotógrafos Meireles Jr.; Edgar Rocha, Albani Ramos e Pedro Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.