Pandemia

Quase 135 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose contra a Covid-19

Com mais de 253 milhões de doses distribuídas, Brasil se aproxima da meta de imunizar toda a população brasileira adulta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(vacina Pfizer)

Brasília - Mais de 202 milhões de doses de vacina Covid-19 foram aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Com o avanço da Campanha de Vacinação, quase 135 milhões de brasileiros estão imunizados com a primeira dose da vacina.

“A vacina, de fato, é a nossa principal arma para acabar com o vírus da Covid-19. Temos dito e repetido isso pelos quatro cantos do Brasil. Hoje, lutamos contra um inimigo invisível, lutamos novamente pela liberdade. Pela liberdade de poder voltar ao nosso convívio normal, de abraçar nossos familiares e amigos, de trabalhar e retomar a economia brasileira. E só vamos conseguir vencer vacinando toda a população brasileira”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Queda de mortes

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil já reflete nos números da pandemia no país. Há mais de cinco dias, a média móvel de mortes registra número abaixo de 700. A curva está em queda desde junho, quando o Ministério da Saúde reforçou a Campanha de Vacinação com o envio de mais doses às unidades federativas. Nos meses de junho, julho e agosto foram distribuídas mais de 150 milhões de doses. Embora estejamos armados contra a Covid-19, as medidas não-farmacológicas continuam.

“Além da vacina, a gente precisa fazer uso dessas medidas chamadas não-farmacológicas. Porque, por intermédio dessas medidas, a gente evita a transmissão do vírus e o contágio. Com os protocolos sanitários a gente garante uma retomada de todas as atividades da forma mais segura possível. Portanto, mesmo vacinado, medidas como higienização, distanciamento físico e o uso de máscara devem estar na nossa rotina todos os dias”, disse o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, 253,7 milhões de doses de vacina foram distribuídas para todo o país. Dessas, mais de 202,2 milhões foram aplicadas sendo 134,8 milhões como primeira dose. Ao todo, 67,3 milhões já completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única do imunizante. Os resultados colocam o Brasil em quarto lugar no mundo entre os países que mais vacinaram contra a doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.