Incursão

Ação para prender bando de roubo a bancos no MA

Uma das incursões, em Vitória do Mearim, resultou na morte de um bandido que participou do assalto ao Bradesco, e em apreensão de armas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (armamento)

São Luís - Policiais militares e civis realizaram incursões em Vitória do Mearim e cidades adjacentes, nesta sexta-feira (3), com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo a instituições bancárias. De acordo com a polícia, eles são suspeitos do ataque ao Bradesco de Vitória do Mearim, no último dia 25, que resultou na morte dos vigilantes Edson Nascimento Lima e Késsio Carlos Fernandes Pinheiro, e deixou ferida uma mulher, que continua internada correndo risco de morte em um hospital, em São Luís.

O superintendente estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Edson Martins, declarou que deste o ataque ao Bradesco, os policiais, inclusive, do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (Decrif) estão realizando incursões no interior do estado, com o objetivo de prender esses criminosos, que são naturais das cidades de Pinheiro e Bacabal.

O delegado disse que no fim da tarde de quinta-feira, 2, os policiais abordaram um desses criminosos, na saída de uma área de matagal, localizada nas proximidades da área de uma empresa mineradora, na zona rural de Vitória do Mearim. Houve troca de tiros. No confronto, Felipe Santos Silva foi baleado e morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico no hospital dessa cidade.

Em poder do criminoso, os policias apreenderam uma bolsa com três pistolas, um revólver calibre 38 e munições de calibres diversos. O delegado também contou que os policiais continuam na região para efetuar a prisão de mais três suspeitos do ataque ao Bradesco de Vitória do Mearim.

Ataque bancário
Os quadrilheiros instalaram clima de pânico durante a manhã do último dia 25, na cidade de Vitória do Mearim. Segundo a polícia, criminosos armados tentaram assaltar o banco Bradesco e na troca de tiros mataram dois vigilantes da agência, identificados como Edson Nascimento Lima e Késsio Carlos Fernandes Pinheiro, e ainda atiraram na cabeça de uma jovem, de nome não revelado, que ainda ontem estava internada em um hospital da capital.

O banco fica localizada no centro da cidade. Houve correria, as pessoas ficaram com medo dos tiros e muitos comerciantes fecharam as portas de seus empreendimentos, ao mesmo tempo em que vários moradores foram para a rua, a fim de saber informações sobre o ato criminoso. Dentro do banco havia marcas de sangue e tiros.

A polícia informou que, pelo menos, quatro bandidos participaram diretamente desse ato criminoso. Eles chegaram à cidade seguindo um carro-forte que foi abastecer a agência. Após o veículo deixar o local, os bandidos invadiram a agência e anunciaram o roubo. Os vigilantes ao reagirem ao assalto foram baleados e vieram a falecer no local. Não foi levada quantia em dinheiro da agência.

No dia 5 de julho deste ano, bandidos explodiram a agência do Bradesco da cidade de Monção. De acordo com a polícia, toda a empreitada criminosa ocorreu durante o período da madrugada. O bando era composto por mais de oito bandidos. Eles se deslocaram até o banco e fizeram alguns moradores reféns. Em seguida, realizaram a explosão.
Para não serem presos e trocarem tiros com a polícia, os quadrilheiros fizeram um escudo humano na frente da instituição bancária.

Na fuga, eles levaram moradores como reféns, efetuaram vários tiros em via pública para amedrontar as pessoas. Eles também atearam fogo em um veículo e pegaram uma embarcação, no rio Pindaré. O caso também é investigado pela Seic.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.