Novo lote

Maranhão recebe mais 59,2 mil doses de vacinas Covid-19

Imunizantes que integram a nova remessa chegam aos 26 estados e ao Distrito Federal até esta sexta-feira (3)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ao todo, foram destinadas a todo o país mais 6,2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19
Ao todo, foram destinadas a todo o país mais 6,2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 (novo lote)

O Ministério da Saúde envia mais 59,2 mil doses de vacinas Covid-19 para o Maranhão. O estado irá receber 44,4 mil doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech e 14,7 mil doses da Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. Todos os estados e o Distrito Federal recebem os lotes até sexta-feira (3). Já são mais de 82,5% da população brasileira vacinável imunizada com a primeira dose. A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua em ritmo acelerado até que toda população-alvo esteja com o ciclo vacinal completo.

Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 7,3 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 5,1 milhões foram aplicadas.

Nesta pauta de distribuição, o Ministério da Saúde está ajustando os quantitativos para que os estados completem a vacinação da população com a primeira dose e também garantam o ciclo vacinal com a segunda dose, conforme a necessidade de cada um. Portanto, alguns estados receberão mais doses do Butantan para aplicação da dose 1 e outros serão contemplados com mais lotes da Astrazeneca e Pfizer para dose 2.

Para tornar a campanha de vacinação equânime em todo o país, o Ministério da Saúde segue a metodologia de distribuição considerando as pessoas, acima de 18 anos, que ainda não foram vacinadas com a primeira dose em cada Unidade Federativa. Dessa forma, o quantitativo de vacinas será ajustado a cada distribuição, para que todos os estados terminem a imunização do público-alvo em momentos semelhantes, sem prejuízos para a população.

Para dar ainda mais transparência ao processo de liberação das doses antes da distribuição, que é feito seguindo um rígido controle de qualidade, o Ministério da Saúde criou uma página, atualizada diariamente, para que todos possam acompanhar essas etapas.

Pátria vacinada

Nesta semana, o Brasil atingiu mais uma marca histórica na campanha de vacinação, com 132 milhões de brasileiros com a primeira dose, o que representa 82,5% da população adulta. Até agora, mais de 63,5 milhões de brasileiros já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, 39,6% do público alvo, acima de 18 anos.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 233,7 milhões de doses e segue trabalhando para que a principal meta da pasta seja atingida na primeira quinzena de setembro: concluir o envio de vacinas para vacinar toda a população adulta com a primeira dose. Os detalhes desta distribuição estão no 43º Informe Técnico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.