Meio Ambiente

Administração pública do Maranhão vai utilizar papel reciclado

Medida será adotada após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(papel reciclado)

SÃO LUÍS - O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (02), o Projeto de Lei 275/2019, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), que trata da utilização de papel reciclado e lâmpadas que adotem tecnologia de maior eficácia energética e luminosa nos serviços e obras executados pela administração pública.

O PL diz, ainda, que a utilização de lâmpadas com tecnologia que proporcionem maior eficácia também deverá ser observada, preferencialmente, nas licitações de compras para a reposição desses itens.

Na impossibilidade de sua utilização, deverá ser apresentada justificativa de ordem técnica, administrativa ou financeira pelo setor de engenharia e arquitetura para que seja permitido outro sistema de iluminação ou a compra de lâmpada similar.

Papel reciclado

A matéria destaca também que, nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta será utilizado papel reciclado em quantidade equivalente a, no mínimo, 50% do total a ser usado em impressos, envelopes, publicações, embalagens e similares.

Considera-se reciclado o papel reprocessado a partir de papel descartado ou usado e, ainda, de aparas pré-consumo e pós-consumo. Conforme o texto, no caso de o fornecedor não dispor de papel reciclado na quantidade necessária, poderá ser adquirido papel de composição diferente da estabelecida no texto constitucional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.