Cidades

Vale usa tecnologia da Alexa para atrair futuros trainees

Empresa está com processo seletivo aberto com 150 vagas para recém-graduados e assistente de voz faz entrevista simulada e dá dicas para candidatos
02/09/2021 às 18h25
Vale usa tecnologia da Alexa para atrair futuros trainees. (Divulgação)

A Vale desenvolveu um aplicativo ativado por voz para candidatos aos Programas de Recém-Graduados 2022 descobrirem se têm match cultural com a empresa. O recurso está disponível para usuários da Alexa a partir desta semana. Por meio da tecnologia, a Vale busca reforçar seu compromisso com a diversidade dos talentos, uma vez que estimula os candidatos a conhecerem como funciona o processo seletivo oculto para se tornar trainee da empresa. O processo seletivo tem cerca de 150 vagas para talentos recém-formados e as oportunidades são para os estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. As inscrições vão até 24 de setembro e poderão ser feitas em www.vale.com/trainee.

Na skill, como são chamados os aplicativos de voz da Amazon, a Alexa faz o papel de uma recrutadora de novos talentos. Os candidatos são convidados a descobrir como funciona o processo seletivo oculto da Vale, por meio de uma entrevista com a própria assistente de voz. As questões são focadas em aspectos levados em consideração na seleção propriamente dita, como motivação, humildade e bom-relacionamento. Ao fim da simulação, a assistente de voz dá um feedback ao candidato e reforça que, mesmo escutando apenas a voz dele e sem perguntá-lo questões como origem, raça, gênero ou faculdade cursada conseguiu conhecê-lo melhor.

A ferramenta foi desenvolvida de forma a não capturar nenhum dado dos usuários, nem mesmo o nome ou e-mail, demonstrando compromisso com o sigilo das informações pessoais. Para continuar a inscrição, os candidatos são incentivados a entrar na página do programa, no site da Vale. Eles também podem consultar na Alexa informações e dicas para ter sucesso no processo seletivo.

Diversidade
O processo seletivo dos Programas de Recém-Graduados será online e oculto (também conhecido como às cegas): informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas até a última etapa, buscando evitar a influência de vieses inconscientes no processo. A empresa busca atingir pelo menos 50% de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar.

Na última edição, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Dentre os 144 contratados, 98 são mulheres, o que equivale a 68% da turma.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte