Medicina

CRM impede que falsário obtenha registro médico

Paulo Roberto Almeida apresentou documentos falsos de Universidade Iguaçu. do Rio; prisão ocorreu ontem na sede do Conselho Regional de Medicina, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Paulo Roberto foi preso ontem na sede do CRM/MA, em São Luís
Paulo Roberto foi preso ontem na sede do CRM/MA, em São Luís (Falso médico)

SÃO LUÍS - O falsário Paulo Roberto Colares de Almeida foi detido ontem por policiais da Delegacia de Polícia Civil (9º Distrito/São Francisco), em São Luís, quando tentava receber o número de registro médico do Conselho Regional de Medicina do Maranhão ( CRM/MA), na sede da autarquia, no Renascença. Ele foi encaminhado para a Polícia Federal.

A denúncia partiu do presidente do CRM/MA, Abdon Murad, após a identificação, por funcionária do órgão, de documentos falsos usados por Paulo Roberto, como declaração de colação de grau e ata supostamente emitidas pela Universidade Iguaçu ( UNIG), do Rio de Janeiro, para a obtenção do registro na seccional do Conselho na cidade de Caxias, no Maranhão.

A documentação foi enviada para análise no CRM/MA, em São Luís, que, em contato com a UNIG, foi informado que Paulo Roberto Colares de Almeida nunca integrou o quadro de discentes na instituição e nem foi expedido diploma de graduação em Medicina para o mesmo. De acordo com a universidade, toda a documentação era falsa, tais como os símbolos de segurança, a logamarca da UNIG, a assinatura do reitor da instituição e a ata de colação de grau.

Ao comparecer ontem ao CRM para receber o registro médico, Paulo Roberto foi preso policiais. Em seu depoimento, o falsário afirmou que cursou Medicina no exterior e que pretendia exercer a profissão no Maranhão.

Não é a primeira fez que falsários tentam obter registro médico no CRM/MA. Em 2020, o Conselho impediu o registro de duas pessoas que apresentaram diplomas falsos, sendo que um deles foi preso em flagrante pela Delegacia do 9º DP.

O presidente Abdon Murad disse que a autarquia continuará defendendo o Revalida e lutando para coibir a atuação de falsos médicos e do exercício ilegal de Medicina no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.