COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
CRISÁLIDA e o ex-governador José Reinaldo Tavares foram os corretos anfitriões de um elegante jantar, em seu apartamento na Ponta do Farol, que possui uma vista deslumbrante para a baía de São Marcos, para homenagear os empresários portugueses da Grão Pará Maranhense, que estão investindo no Terminal Maranhão Portuário de Alcântara, Justino Neto (e esposa Susana) e Paulo Salvador (e esposa Alexandra), com a presença, ainda, do ex-deputadob federal Jaime Santana e esposa Alberlila. Noite de conversas agradáveis sobre o futuro do Maranhão e as oportunidades de investimentos que o Estado oferece. Acima, o grupo feminino formado por Susana, Crisálida, Alexandra e Alberlila
CRISÁLIDA e o ex-governador José Reinaldo Tavares foram os corretos anfitriões de um elegante jantar, em seu apartamento na Ponta do Farol, que possui uma vista deslumbrante para a baía de São Marcos, para homenagear os empresários portugueses da Grão Pará Maranhense, que estão investindo no Terminal Maranhão Portuário de Alcântara, Justino Neto (e esposa Susana) e Paulo Salvador (e esposa Alexandra), com a presença, ainda, do ex-deputadob federal Jaime Santana e esposa Alberlila. Noite de conversas agradáveis sobre o futuro do Maranhão e as oportunidades de investimentos que o Estado oferece. Acima, o grupo feminino formado por Susana, Crisálida, Alexandra e Alberlila
Os anfitriões José Reinaldo Tavares e Crisálida
Os anfitriões José Reinaldo Tavares e Crisálida
Homenageados Susana e Justino Neto
Homenageados Susana e Justino Neto
Convidados especiais: Alberlila e Jaime Santana
Convidados especiais: Alberlila e Jaime Santana
Homenageados Alexandra e Paulo Salvador
Homenageados Alexandra e Paulo Salvador

Tambor de Crioula
O Tambor de Crioula do Maranhão, o Frevo (PE) e o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES) tiveram revalidados seus títulos de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Os processos de revalidação foram apreciados e aprovados por unanimidade durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Antes da deliberação do Conselho, os processos dos três bens culturais passaram por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan.

O Tambor de Crioula é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2007. Tradição em grande parte dos municípios maranhenses, a manifestação envolve dança circular, canto e batuque de tambores. Tem origem afro-brasileira e é dançada em louvor a São Benedito, em praças, terreiros e festas.

A favor
De forma remota, a deputada Helena Duailibe participou da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã de terça-feira (31), na qual votou a favor da aprovação do deputado estadual Marcelo Tavares para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Indicado por unanimidade, Tavares ocupará a vaga deixada pelo conselheiro Nonato Lago, que se aposentou por tempo de serviço.

Marcelo ocupou o cargo de chefe da Casa Civil no Maranhão até o último dia 27 de agosto. O parlamentar foi eleito deputado estadual várias vezes. E foi, também, presidente da Assembleia Legislativa.

Encontro
O vice-governador do Estado, Carlos Brandão reuniu-se com representantes do projeto de construção do Porto São Luís.

O encontro teve como objetivo alinhar as tratativas de venda do projeto ao grupo Cosan S.A – um dos maiores grupos empresariais brasileiros – que fez proposta vinculativa para a compra de 100% do negócio, avaliado em R$ 720 mi.

O projeto do TUP Porto São Luís continua em andamento, agora, ainda mais fortalecido pela nova estrutura societária, e com novo escopo
definido de cargas e projetos.

Vacina
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a inclusão da empresa Exelead, localizada em Indianápolis, estado da Indiana, nos Estados Unidos, como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19.

A solicitação de inclusão foi feita em 24 de agosto e aprovada pela Anvisa.

De acordo com a agência, a introdução da unidade aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica e de formulação do medicamento a granel.

O produto fabricado na Exelead é, então, transportado até o local das etapas de envase e embalagem.

A análise das informações enviadas pela Pfizer foi concluída na semana passada pela equipe técnica da Anvisa, para que fosse verificado o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) da unidade.

A certificação valida as estruturas e condições técnico-operacionais de determinada fábrica para a produção do imunizante.

Medalha para Adroaldo
Em solenidade na sede da instituição, no Calhau, com a presença de várias autoridades e presidida pelos advogados Thiago Diaz, presidente da Ordem Maranhense, e Raimundo Marques, presidente honorário vitalício da OAB-MA, o conceituado e competente advogado Adroaldo Souza, recebeu na noite da última terça-feira a Medalha Antenor Bogéa, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), pelos seus relevantes serviços prestados à advocacia maranhense.

TRIVIAL VARIADO
Verdade seja dita: Bolsonaro não é o problema do Brasil. Aliás, ele não é um fato isolado. Ele é consequência de um processo histórico que começou bem antes dele. O real inimigo do país se chama polarização.

A propósito: o livro Tribal Leadership não fala sobre política, mas sobre liderança e evolução de pessoas e de equipes. Um dos exemplos mais poderosos da obra é o resultado de uma pesquisa feita com empresas que produzem remédios.

Explico: uma mesma pergunta foi feita em várias delas. “Qual seu maior concorrente?”. A imensa maioria dos executivos apontou para outras marcas. Mas em uma delas, a resposta foi diferente: “Nossa maior concorrente é a doença”. Não por acaso, essa organização apresenta índices
elevados de crescimento.

É esse o tipo de diagnóstico que devemos nos propor. Não apenas atacar o sintoma, que, no caso do Brasil, é o embate entre a decadência ética do PT e o populismo de Bolsonaro. A questão é como chegamos até aqui e como podemos superar esse momento de emburrecimento coletivo.

O empresário Gustavo Araújo foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Maranhão. Agora, ele fica à frente da entidade até 2024. Além dele compõe a nova diretoria nomes fortes da gastronomia, como a empresaria Camila Di Minda, do restaurante Don Irdara, Carvalho Neto, da Pizza Vignoli, e João Ângelo, do China in Box.

Também fazem parte da diretoria, Carol Azevedo, do grupo Ferreiro e Tasquinha, Danilo, da Pizza Club, Hamilton Macau (Rede Bull Dog) e Pizzaria Nono Giotto e Silvio Figueiredo (Rede Bob’s).

Um estudo do Pew Research relevou uma mudança no padrão de consumo no mercado imobiliário dos EUA. Sessenta por cento dos entrevistados afirmaram que agora preferem morar em um casa maior, mesmo que ela fique longe de lojas, restaurantes e outros serviços. Em 2019, eram 53%.

DE RELANCE

Edição comemorativa
Está muito bonita a edição comemorativa de A Enxada e a Lança – A África antes dos portugueses. Lançada originalmente em 1992, a obra chega em edição de luxo para comemorar os 90 anos de idade de Alberto da Costa e Silva, um dos maiores africanistas dos países de língua portuguesa e membro da Academia Brasileira de Letras e atual orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Nos dois volumes que compõem a obra, o autor aborda diferentes áreas do saber para falar sobre a cultura, as crenças, as etnias, as técnicas de navegação e agrícolas e os reinos e cidades presentes no continente antes de sua colonização.

Edição comemorativa...2
Repleto de ilustrações e mapas, o conjunto traz informações recolhidas durante as próprias viagens do autor a países como Benim, Nigéria, Etiópia, Gana, Camarões e Angola. O box ainda contempla um livreto com parte da recepção crítica do título, além de um texto inédito do historiador sobre a concepção do livro que vem com 922 páginas e o selo da Editora Nova Fronteira. O escritor foi distinguido com o Prêmio Camões de 2014.

Provocações pertinentes
Merece uma leitura mais atenta o documento “Todos por um só Brasil”, publicado pela Fundação Ulysses Guimarães, do MDB. O texto de abertura, assinado por Alceu Moreira, presidente da instituição, sintetiza de forma objetiva o espírito do debate. O trecho final: “Este trabalho tem por destino subsidiar o partido para que, após discussão interna, possa, juntamente com as forças politicas democráticas, construir um pensamento e uma ação que unifique a construção de uma Terceira Via nas eleições de 2022”.

Provocações pertinentes...2
Mais do que uma carta genérica de intenções, o documento se debruça sobre o Brasil real e propõe debates focados em desafios concretos. a) A superação da recessão; b) A inflação; c) A redução dos juros básicos; d) A reforma trabalhista; e) A profissionalização da gestão das empresas estatais; f) A reforma do Ensino Médio; g) A responsabilidade fiscal; h) A manutenção e o fortalecimento de programas sociais como o Bolsa Família; i) O relançamento do Minha Casa Minha Vida; J) Modelagem das relações público-privadas; K) Preservação ambiental; L) Diplomacia. Com certeza, as reações internas serão muitas. Positivas e negativas.

Enchendo a bomba e o bolso
Diante da alta do combustível e com as apostas sobre de quem é a culpa, uma coisa é certa: as distribuidoras estão rindo à toa. Estas já contabilizam a margem de lucro em cima do reajuste exorbitante pago pelo consumidor. Com o preço na refinaria sendo menos da metade do preço da bomba, é possível explicar os lucros dos últimos anos, como nunca se viu antes. Não à toa, os dirigentes destas distribuidoras no Norte e Nordeste andam esbanjando uma vida de luxo, sem sequer esconder a alegria do 'quanto mais caro, melhor'.

Medalha do Mérito
O plenário da Assembleia Legislativa do Estado aprovou, na sessão de ontem, o Projeto de Resolução Legislativa 31/2021, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), que concede a Medalha do Mérito Legislativo ‘Canhoteiro’ a Rayssa Mendes Leal, mais conhecida como 'Fadinha do Skate'. Em sua justificativa, Duarte destaca que Rayssa Leal colocou seu nome na história do esporte brasileiro. Aos 13 anos, a atleta maranhense tornou-se a medalhista mais jovem da história dos jogos olímpicos mundiais, conquistando a medalha de prata na categoria 'Street' durante a Olimpíada de Tóquio.

Empreendedorismo digital
O mundo da comunicação vem passando por transformações profundas há muito tempo. A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou essas mudanças, inclusive na área da beleza. Em São Luís, empresárias influenciadoras digitais têm feito a diferença, inaugurando uma nova maneira de atrair clientes, com muita informação e criatividade. Na verdade, a comunicação digital ganhou mais força por conta do isolamento social, em detrimento de formas mais tradicionais de se aproximar do cliente.

Viagens a Portugal
Portugal anunciou que permitirá a entrada de turistas do Brasil, quase 18 meses depois de impor a proibição de viagens não essenciais do país sul-americano para conter a disseminação do novo coronavírus. Embora os brasileiros, que constituem a maior comunidade de migrantes em Portugal, tenham tido acesso permitido por motivos como trabalho, família ou saúde, a suspensão da medida é aguardada há muito tempo. O país está aberto aos turistas da União Europeia que apresentem o certificado digital covid-19 do bloco, bem como aos dos Estados Unidos, de onde os visitantes devem apresentar um resultado negativo à chegada.

Para escrever na pedra:
“Aqueles que não lembram do passado estão condenados a repeti-lo, mas aqueles que se recusam a esquecer o passado, estão condenados a revivê-lo”.De Emily Thorne.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.